Quais são as três principais características da reflexão filosófica?

Quais as exigências da reflexão filosófica?

Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto.

Quais as exigências necessárias e básicas da reflexão filosófica?

Bom, de acordo com SAVIANI, 1980 as três exigências necessárias para um pensar reflexivo seriam: a rigorosidade, a globalidade e a radicalidade. De acordo com o autor esses três fatores são responsáveis por forma um pensamento reflexivo de cunho filosófico.

Quais são os três requisitos básicos para considerar filosófica uma reflexão?

Quais são os três requisitos básicos para considerar filosófica uma reflexão? a) Ser radical, racional e profunda.

Quais são as três características da reflexão filosófica?

Resposta. Resposta: as três características da reflexão filosófica segundo Demerval Saviani, pode-se citar: Radical–origem, raiz, essência ; Rigorosa–sistemática, metódica ; Visão de Conjunto –totalidade.

Quais são as principais características da atitude filosófica?

A atitude filosófica é determinada pela postura crítica que o homem adota frente às determinações e imposições sociais. ... Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.

A reflexão filosófica surge no século VI a. C., na Grécia, em contraposição à narrativa mítica. Um novo conceito de verdade sobre a realidade substitui, assim, o modelo baseado na tradição oral dos poetas, autoridades portadoras da vontade dos deuses.

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Após esse primeiro passo, a Filosofia também nos aparece como admiração, isto é, a contemplação da verdade de modo absoluto e universal, válida para todos, independente de raça, nação, cultura, mito, etc. Assim, a Filosofia liberta o homem da insegurança e do temor proporcionados pelo Mito de que o destino dos homens era um joguete dos deuses.

Para conhecer essa verdade, os filósofos se esforçaram para conhecer as causas e os princípios (arqué) de toda a realidade, descobrindo na multiplicidade de coisas e opiniões um princípio único. Vejamos quais são as principais características deste processo de compreensão:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Tendência racional, em que somente a Razão é o critério de explicação sobre o mundo, segundo seus próprios princípios;

• Submissão dos problemas à análise, à crítica, à discussão, à demonstração, procurando oferecer respostas seguras e definitivas;

• O pensamento é a fonte do conhecimento e deve apresentar as regras de seu funcionamento para justificar suas bases lógicas (por exemplo: os princípios de Identidade, da Não Contradição e do Terceiro Excluído);

• Não aceitar as noções pré-concebidas, as opiniões já pré-estabelecidas, os pré-conceitos imediatos, mas investigar o real com o rigor exigido pelo pensamento e suas leis, não sendo passivo, mas sim ativo no processo do conhecer;

• Descobrir, a partir da análise das semelhanças e dessemelhanças entre as coisas, o princípio que promove a generalização, isto é, o que permite agrupar os vários casos particulares em uma classe geral de objetos.

Por João Francisco P. Cabral
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Índice:

  1. O que significa reflexão filosófica na sua qualidade radical?
  2. Quais são as características da reflexão filosófica?
  3. O que é o rigor na filosofia?
  4. Porque Dermeval Saviani considera a filosofia como radical?
  5. Quais são as três características da reflexão filosófica?
  6. Quais são as características principais da Filosofia?

O que significa reflexão filosófica na sua qualidade radical?

A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes.

Quais são as características da reflexão filosófica?

as três características da reflexão filosófica segundo Demerval Saviani, pode-se citar: Radical–origem, raiz, essência ; Rigorosa–sistemática, metódica ; Visão de Conjunto –totalidade.

O que é o rigor na filosofia?

O rigor. ... O rigor é o elemento essencial para que o filósofo ou o questionador não use de falsas informações ou lógica rasa e falaciosa para basear suas críticas e atitudes.

Porque Dermeval Saviani considera a filosofia como radical?

Para Saviani a Filosofia é radical pois exige que o problema seja colocado em termos radicais, isto é, que se busque as raízes das questões, até seus fundamentos. ... A Filosofia desenvolve uma reflexão de conjunto na medida em que é globalizante, não se podendo examinar um problema de modo parcial.

Quais são as três características da reflexão filosófica?

Dermeval Saviani, em seu livro Do senso comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui três características que se complementam. São características da reflexão filosófica: clareza, objetividade e sistemática.

Quais são as características principais da Filosofia?

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Quais são as três características da reflexão filosófica?

Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica, é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade.

Qual é a característica da reflexão filosófica?

Na reflexão filosófica tem-se a predominância da razão, visto que a mesma é vista como a única forma de se chegar ao conhecimento pleno sem distorções. Para se obter a reflexão filosófica deve-se desligar de emoções e prazeres mundanos, para que se tenha êxito total ao se refletir em termos de filosofia.

Quais são os três tipos de reflexão?

Dentre as três características da reflexão filosófica segundo Demerval Saviani, pode-se citar:.
Radical–origem, raiz, essência ;.
Rigorosa–sistemática, metódica ;.
Visão de Conjunto –totalidade..

Quais as principais características filosóficas?

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.