Qual a diferença de órtese e prótese

julho 2, 2021

Na odontologia muito se fala de prótese e órtese. Porém, nem sempre o paciente é informado sobre como funciona cada tipo desses procedimentos. Você sabe diferenciar prótese e órtese? Veja abaixo quais são as características de cada uma e quando elas são úteis para auxiliar no funcionamento do corpo humano.

O que é órtese?

A característica principal da órtese é que se trata de um dispositivo externo ao corpo. Este dispositivo serve para corrigir determinada função que não esteja funcionando adequadamente. São utilizadas geralmente para auxiliar a movimentação, reduzir a dor e controlar a força. O mau funcionamento pode acontecer por conta de doenças congênitas ou traumas e lesões adquiridos. Porém, existem exemplos de órteses que são instaladas dentro do corpo, como é o caso do stent.

A órtese pode ser permanente ou pode ser transitória, conforme a necessidade.

Um exemplo de órtese na odontologia é o aparelho ortodôntico. Isso porque ele é colocado na parte exterior dos dentes para corrigir seu alinhamento. Em outras áreas da medicina temos outros exemplos de órteses. É o caso do marca-passo, que ajuda a regular os batimentos cardíacos. Outros exemplos comuns são o aparelho auditivo e o colar cervical. Há ainda um exemplo bem conhecido que é a palmilha, um dispositivo que auxilia a corrigir o posicionamento dos pés.

O que é prótese?

A prótese geralmente é instalada dentro de alguma cavidade do corpo humano, mas também pode ser externa. Ao contrário da órtese, serve para substituir completamente a função de algo que não funciona bem. A prótese pode ser utilizada para restabelecer qualquer função no corpo, incluindo as articulações.

O dispostivo também pode ser fixo ou pode ser transitório conforme as necessidades do paciente.

Na odontologia existem diversos tipos de prótese de acordo com o que o paciente precisa. Há a prótese fixa sob implantes, a prótese fixa sob dentes, além de outros modelos.

Na área médica em geral existem ainda outros tipos. Podemos citar as próteses de perna, dedos e articulações de quadris. Existem até mesmo dispositivos que substituem funções de órgãos vitais como um coração artificial ou uma válvula coronária.

Qual é a principal diferença entre prótese e órtese?

Podemos dizer que a órtese é utilizada quando a função ainda não foi perdida completamente. Por exemplo, um aparelho ortodôntico é utilizado quando os dentes estão todos na cavidade bucal. O uso do aparelho é apenas para corrigir seu alinhamento e posicionamento para melhorar a mastigação, fala, entre outras questões.

Já a prótese é utilizada quando o membro ou articulação do corpo já não funciona mais. É o caso de um paciente que perdeu um ou mais dentes. Nesse caso, a prótese deve substituir completamente este dente faltante.

De forma resumida, a órtese serve para auxiliar a função de um membro. Já a prótese substitui totalmente esta função.

Se você tem interesse em ler mais sobre prostodontia ou aparelho ortodôntico visite outros posts em nosso blog!

Na Clínica Jin temos especialistas em prostodontia, implantodontia e ortodontia. Agende uma consulta conosco!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Bem Estar

7 minExibição em 26 nov 2014
A órtese é um dispositivo externo que auxilia a função. É usada quando a pessoa ainda não perdeu o movimento. Já a prótese substitui a função de um membro ou de uma articulação.ver mais

Classificação etária: livre

As órteses e próteses ortopédicas auxiliam pacientes a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia-a-dia, mas apresentam diferenças quanto ao funcionamento. 

Ao longo dos anos muitos dispositivos foram criados para substituir os membros fisiológicos e devolver a autonomia de deficientes físicos, como cadeiras de rodas, órteses e próteses ortopédicas. 

Cada caso é único e necessita de um componente diferente para proporcionar qualidade de vida ao paciente. 

Entretanto, é comum que as pessoas se confundam em relação à funcionalidade de cada um deles e, ainda que a sonoridade das palavras “órteses” e “próteses” seja semelhante, elas apresentam diferença quanto ao seu funcionamento. 

Órteses são dispositivos externos aplicados ao corpo que modificam ou reintegram os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuro músculo-esquelético, e ajudam a dar suporte, imobilização e alinhamento aos membros do paciente. 

A prescrição da órtese é feita após o diagnóstico do terapeuta ocupacional, já que cada componente é feito sob medida e seu uso pode ser definitivo ou transitório.

Já a prótese ortopédica é um aparelho que desempenha funções motoras semelhantes do membro amputado. A prescrição desse dispositivo é feito após a avaliação do fisioterapeuta e demais profissionais responsáveis pelo tratamento do paciente. 

Os materiais mais utilizados para fabricar as próteses ortopédicas são:

Prótese exoesquelética

Feita em resina, PVC, fibra de carbono ou polipropileno, e pode ser oca ou não. 

Prótese endoesquelética

Conhecida como modular, pode ser feita em alumínio, aço, titânio ou fibra de carbono. 

Vale ressaltar que as próteses ortopédicas podem ser utilizados por qualquer nível de amputação, seja de membros superiores ou inferiores, enquanto boa parte das órteses feitas em termoplásticos, são utilizada com o auxílio dos membros superiores. 

Exemplos de órteses

  • Bengala
  • Muleta
  • Colar cervical 
  • Gesso

Exemplos de próteses ortopédicas

  • Joelho 3R80 da Ottobock
  • Joelho Mauch Knee da Ossur
  • Prótese Biônica BeBionic 
  • Joelho 3R78 da Ottobock
  • Pé Balance Foot J da Ossur

Você gostou de saber a diferença entre órtese e prótese ortopédica? Então aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais e continue acompanhando o dia a dia da nossa ortopedia no Instagram ou Facebook.

Qual diferença entre prótese e órtese?

Portanto, resumidamente, prótese pode ser considerada tudo que substitui um membro ou parte do corpo. Enquanto a órtese serve como suporte para o membro, e auxilia a manter, aumentar ou recuperar a mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas.

O que é órtese exemplos?

As órteses são dispositivos que auxiliam alguma função do corpo. E há inúmeros dispositivos colocados no corpo humano que auxiliam as funções dele, até o óculos de grau é considerado uma órtese!

O que é que significa órtese?

Órtese é todo o dispositivo aplicado a um membro para promover sua função. Neste caso, os óculos e o aparelho dentário são considerados órteses! Lembrando que órtese não é uma adaptação, mas faz parte da tecnologia assistiva, que são adaptações para melhorar a função.

Quando a órtese é indicada?

As indicações quanto seu uso: Imobilização de um segmento; auxílio nos movimentos da mão, correção e prevenção nas deformidades, alívio da dor; melhorar o posicionamento da mão. Quem pode indicar o uso da órtese: Somente o Médico e o Terapeuta responsável, experiente que poderá indicar qual o tipo de órtese adequada.