Qual é a diferença entre demanda e quantidade demandada?

O que é a demanda:

Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.

A vertente qualitativa da demanda dos bens de consumo depende do meio social e é afetada pela publicidade, enquanto a vertente quantitativa depende mais do nível de rendimento dos consumidores.

A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta. A demanda pode, muitas vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com uma estação, com o momento da economia, com a renda da população etc.

A lei da demanda indica que em condições normais em um mercado, a quantidade demandada é inversamente proporcional ao preço do bem em questão. Ou seja, se um produto tem um preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda.

Tipos de demanda

  • Negativa: quando o bem em questão não agrada os possíveis consumidores, que podem mesmo rejeitar o bem ou produto. Isto muitas vezes acontece quando uma marca ou produto é envolvido em algum escândalo;
  • Inexistente: acontece quando o bem é desconhecido para o consumidor ou então não vê a utilidade em adquirir o bem;
  • Latente: ocorre no caso de se verificar uma determinada necessidade, mas apesar de existir uma demanda, não existe um bem capaz de satisfazê-la;
  • Declinante: é o caso de um produto que já teve uma alta demanda, mas que por algum motivo, ela está decrescendo;
  • Irregular: verifica-se quando um produto é sazonal, ou seja, é direcionado para uma ocasião específica do ano, e por isso a procura aumenta nessa altura;
  • Plena: é a demanda considerada ideal pela organização que vende um bem, significando que os objetivos de venda previstos foram alcançados;
  • Excessiva: quando a procura por um determinado bem ou produto excede a capacidade de resposta da empresa, não conseguindo satisfazer a todos;

Ensaio: Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada. Pesquise 844.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Ensaio  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  3.193 Visualizações

Página 1 de 2

1- Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada?

R A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

Na demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Já por quantidade demandada deve-se entender um ponto especifico da curva relacionando um preço a uma quantidade.

2- Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. }Isso significa que da?a LEI geral de demanda não funciona na prática?

R: A LEI funciona, porém a alguns produtos essenciais do consumo humano que não conseguimos substituídos, por isso o seu aumento não interfere no consumo.

3- Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

R:

Conceituamos oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Assim como a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, dos demais preços, do preço dos fatores de produção, das preferências do empresário e de tecnologia.

4- Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?

R:

Trata-se de uma política que visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola, com o propósito de protegê-lo das flutuações dos preços no mercado.

5- Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?

R:

A demanda é proporcional à necessidade do produto, sua condição de projeção na mídia, o preço, a qualidade, a oferta e o consumo.

Para que um produto sofra elasticidade de preço em tempo razoável é preciso que essas variáveis estejam também em oscilação no mercado.

Sempre que há falta de um produto de alta demanda o seu preço será maximizado sendo inversa a condição de muita oferta e pouca demanda.

b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?

R:

Sendo o sal um bem necessário, o aumento ou diminuição no preço não afeta significativamente a quantidade (demanda). Por isso a sua elasticidade é próxima de zero (ou seja, inelástica frente ao preço).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

O que significa a quantidade demandada?

A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo ...

Qual a diferença entre um aumento de demanda é um aumento na quantidade demandada?

Resposta. A principal diferença entre demanda e quantidade de demanda consiste em que a demanda faz relação entre o preço do produto e a quantidade disponível dele no mercado, influenciando diretamente no preço, (muita procura, pouco produto, preço alto).

O que é a demanda e quais são os fatores que alteram a quantidade demandada?

Definimos a demanda como a quantidade de algum produto que um consumidor está disposto e apto a comprar a cada preço. Isso sugere, pelo menos, dois fatores além do preço que afetam a demanda. A disposição em comprar sugere um desejo, com base no que os economistas chamam de gostos e preferências.

Qual é a diferença entre oferta e quantidade ofertada?

A diferença entre oferta e quantidade ofertada Quando economistas se referem a quantidade ofertada, querem dizer somente um certo ponto na curva de oferta, ou uma quantidade no quadro de oferta. Em suma, oferta se refere a curva e quantidade ofertada se refere a um ponto específico na curva.