Qual é a relação entre o pacto colonial e o processo de industrialização do Brasil?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual é a relação entre o pacto colonial e o processo de industrialização do Brasil?

O Pacto Colonial, ou Exclusivo Comercial Metropolitano, era um sistema de leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial, ou seja: as metrópoles eram os países que se beneficiavam dos produtos e da atividade econômica de seus territórios coloniais.[1]

As leis introduzidas no pacto tinham, como objetivo principal, garantir que as atividades econômicas das colônias gerassem lucros para a metrópole, e que as colônias teriam que comprar e vender produtos somente para a metrópole, significando, assim, que os lucros obtidos não fariam parte do mercado internacional.[1]

Este sistema do pacto não ordenava somente a economia entre metrópole e colônia, mas também regulamentava a atividade política, militar e disposições jurídicas entre a metrópole e a colônia.[1] Exemplos de metrópoles e colônias conhecidas são Portugal (metrópole) e o Brasil (colônia) no período colonial, e países da Europa (metrópole) que possuíam colônias na América.

O pacto colonial limitava as atividades econômicas da elite colonial. Por um lado, os colonos só podiam vender sua produção a comerciantes legalizados pelas metrópoles, o que não garantia bons preços a eles. Por outro lado, a proibição de instalação de manufaturas nas colônias na América impedia a elite colonial de investir em outro setor de produção que não fosse o agrário.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, um exemplo de pacto colonial ocorre com a exploração do pau-brasil. Dom Sebastião, então rei de Portugal, declarou a exploração do pau-brasil monopólio da Metrópole - Ninguém poderia retirar pau-brasil sem permissão da coroa portuguesa e o pagamento de tributos.[2][3] O monopólio da coroa portuguesa no pau-brasil durou até à vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. Logo depois de aportar, dom João, príncipe regente, fez a abertura dos portos, franqueando os portos brasileiros às nações amigas.[4]

Referências

  1. a b c Formação e Unidade do Brasil, 1980, p. 31
  2. INFOESCOLA, site. Pacto Colonial.
  3. JORNAL LIVRE, site. Historia pacto colonial
  4. RAMOS, Patrícia. ESTUDAR HISTÓRIA, Das origens do homem à era digital. 8º ano. Pág 172

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Toledo, Luiz (1 de janeiro de 1980). Formação do Brasil e Unidade Nacional. [S.l.]: Editora Ibrasa. 286 páginas. ISBN 8500003952
  • Teixeira Jr. Luiz Alexandre. O engenho colonial - Cotidiano da História. EDITORA ÁTICA.
  • Lilia Moritz Schwarcz; João Spacca de Oliveira. D. João Carioca - a corte portuguesa chega ao brasil (1808-1821). EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS. 2007, São Paulo.
  • Boris Fausto. História do Brasil. EDITORA EDUSP. 1995, São Paulo.

O Brasil teve uma industrialização atrasada em relação aos países da Europa e EUA. Somente na década de 1930 que a indústria brasileira começou a se desenvolver significativamente.


Qual é a relação entre o pacto colonial e o processo de industrialização do Brasil?

Interior de uma fábrica brasileira (final do século XIX)

Quando começou: contexto histórico

Na Inglaterra, o processo de Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, espalhando-se pela Europa neste mesmo período. O Brasil nesta época era colônia de Portugal e sofria os efeitos do Pacto Colonial imposto pela coroa portuguesa. Neste contexto, não era permitida abertura de indústrias no Brasil, cabendo aos colonos comprar os produtos manufaturados de Portugal.

Portanto, o modo de produzir gerado pela Revolução Industrial começou a se desenvolver, de forma significativa, em nosso país somente no final do século XIX e começo do século XX. Foram os ricos cafeicultores de São Paulo, com capital de sobra originário das exportações de café, que começaram a investir no setor industrial.

Nesta fase, as principais atividades industriais era a de produção de tecidos e de processamento de alimentos. Estas indústrias eram de pequeno e médio porte, tocadas pela burguesia industrial que estava em plena ascensão. Concentravam-se, principalmente, nos centros urbanos dos estados da região Sudeste, sendo que a cidade de São Paulo era o grande polo industrial.

O grande desenvolvimento industrial da década de 1930 e 1940

Foi com o final da República das Oligarquias que a indústria apresentou um grande avanço no Brasil. O governo de Getúlio Vargas, que teve início em 1930, incentivou o desenvolvimento do setor industrial nacional no país.

Foi a partir da década de 1930 que o Brasil começou a mudar seu modelo econômico de agrário-exportador para industrial.

Já no começo da década de 1940, ainda no governo Vargas, houve um forte incentivo industrial patrocinado pelo Estado com a criação de empresas estatais. Estas indústrias atuavam nos setores pesados, pois necessitavam de grandes investimentos. Como exemplos, podemos citar as seguintes empresas estatais que surgiram neste contexto:

- Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – criada na cidade de Volta Redonda (RJ) em 1940, atuava na área de siderurgia.

- Companhia Vale do Rio Doce – criada em 1942, atuava na área de mineração.

- Fábrica Nacional de Motores – criada em 1943, atuava na área de mecânica pesada.

- Fábrica Nacional de Álcalis – fundada em 1943, atuava no setor químico.

Qual é a relação entre o pacto colonial e o processo de industrialização do Brasil?

Indústria antiga de São Paulo: cidade foi o berço da industrialização do Brasil.

Consequências da Revolução Industrial no Brasil:

1 - Efeitos econômicos e sociais positivos

Embora tardia, os efeitos da Revolução Industrial no Brasil foram positivas em muitos aspectos:

- Diminuição da dependência da importação de produtos manufaturados.

- Aumento da produção com diminuição de custos, barateando o preço final dos produtos.

- Geração de empregos na indústria.

- Organização dos trabalhadores da indústria em sindicatos, que passaram a lutar por melhores condições de trabalho, direitos e salários mais justos.

- Avanços nas áreas de transportes, iluminação urbana e infraestrutura.

2 - Efeitos negativos

- Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas industriais passaram a jogar produtos químicos e lixo em rios e córregos).

- Crescimento desordenado dos centros urbanos com o êxodo rural e aumentos da vinda de imigrantes para as grandes cidades.

- Uso de mão de obra infantil (na primeira etapa da industrialização).

Curiosidade histórica:

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi um dos pioneiros da industrialização do Brasil. É considerado o primeiro grande industrial brasileiro, sendo o responsável pela primeira fundição de ferro, primeira ferrovia e primeiro estaleiro do Brasil.

Qual é a relação entre o pacto colonial e o processo de industrialização do Brasil?

Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa): considerado um dos primeiros industriais do Brasil e incentivador da indústria nacional.


atualizado em 23/07/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Revolução Industrial no Brasil Temas Relacionados
  • • Industrialização no Brasil
  • • Revolução Industrial na Inglaterra
Bibliografia Indicada

O Estado Novo

Autor: Araújo, Maria Célia Soares

Editora: Zahar

Fontes de referência:


- PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1972.


- FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo – da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo, SP: Contexto, 2015.

Que relação há entre o Pacto Colonial e o processo de industrialização no Brasil *?

Nenhum, o pacto colonial foi fundamental para enaltecer a economia de Portugal e Espanha e em momento nenhum a corte lusitana ou espanhola se preocupou em realizar a industrialização no Brasil.

O que foi o Pacto Colonial e como ele prejudicou o processo de industrialização do Brasil?

O Pacto Colonial (também conhecido como Exclusivo Metropolitano), como o próprio nome indica, era um acordo de exclusividade comercial, isto é, o que os colonos produziam no Brasil, como o açúcar (nos Engenhos Nordestinos), não poderia ser comercializado com outras nações, mas apenas com Portugal, que era a sua ...

Qual é o principal objetivo do Pacto Colonial?

Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou. Com a intensificação do processo colonizador nas Américas, Estados como Espanha e Portugal buscaram assegurar o controle sobre o que era produzido e explorado nas suas áreas de domínio.

Quais são as principais consequências do Pacto Colonial?

Como afirmado anteriormente, o Pacto Colonial foi uma prática que vigorou não só em Portugal e na Espanha, mas também na Inglaterra e suas colônias americanas. E foi um dos principais motivos de revoltas dos colonos que acabou levando ao processo de Independência dos Estados Unidos, assim como no caso português.