Qual é o maior time de Minas 2022?

O impacto dos títulos nacionais do Atlético na reta final de 2021 é claro. A torcida do Galo aumentou e, hoje, há um empate técnico com o maior rival Cruzeiro em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, entretanto, os atleticanos são maioria com vantagem considerável: 41%, contra 32% do Cruzeiro, 5% de outros times, e 22% de indiferentes.

Os dados são do Doxa, instituto de pesquisa de Minas, fundado em 1996, e que realizou as entrevistas em uma população maior de 16 anos residente no estado. O resultado é um crescimento da torcida do Galo, alavancado pelo resultado esportivo. Há margem de erro de 1,8% para mais ou para menos.

Estádio Mineirão com a torcida do Atlético — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Em novembro de 2020, o Atlético tinha 18% da preferência dos entrevistados em toda Minas Gerais na amostragem, contra 27% do Cruzeiro. Em novembro de 2021, a torcida do Atlético pulou para 19%. Vieram os troféus do Brasileiro e da Copa do Brasil. Então, os atleticanos passam a ser 23%, mesma porcentagem da Raposa.

O recuo da torcida do Cruzeiro na pesquisa também é um reflexo do que se viu em campo. O clube celeste vai para a terceira edição seguida da Série B, com expectativa de sair da segunda divisão após a inserção de Ronaldo Fenômeno na gestão.

A pesquisa do Instituto Doxa foi direcionada para fins políticos, e foi realizada através de questionário nos 4 mil entrevistados, na última semana de janeiro. O ge teve acesso ao material a respeito da preferência de clubes de futebol em Minas Gerais.

Pesquisa Instituto Doxa - Atlético x Cruzeiro — Foto: Reprodução

Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no sportv

- Importante destacar a amostragem de 4 mil entrevistados entre 25 e 31 de janeiro da pesquisa. O resultado é claro. A torcida do Atlético aumentou de forma significativa. É um clube que venceu títulos, irá construir estádio. Tudo isso influencia. Em Belo Horizonte, há uma disparidade, acima dos 40%. E o Atlético também tem torcida maior na Região Metropolitana da capital - analisa Manoel Vilas Boas, presidente do Doxa.

"É a primeira vez que a torcida do Atlético tem números iguais à torcida do Cruzeiro em Minas Gerais, e com forte tendência de ultrapassagem"

Na RMBH, são 35% de torcedores do Atlético, contra 32% do Cruzeiro, nos números da pesquisa Raposa leva vantagem em relação ao rival em seis regiões mineiras: Jequitinhonha (37% x 15%), Norte de Minas (35% x 19%), Oeste de Minas (35% x 20%), Vale do Rio Doce (30% x 22%), Vale do Mucuri (19% x 15%), e Noroeste de Minas (17% x 15%). Já o Galo ganha a disputa em Campos dos Vertentes (23% x 14%), Sul/Sudoeste (23% a 11%), e há empate na Zona da Mata e Triângulo/Vale do Paranaíba.

Pesquisa Instituto Doxa - Atlético x Cruzeiro — Foto: Reprodução

Um dado que pode ser fruto de exploração dos gigantes da capital é justamente o que mostra essas duas últimas regiões. Há grande maioria torce para clubes fora de Minas Gerais, sendo os de São Paulo dominantes no Triângulo, e os times do Rio a preferência na Zona da Mata.

Em um recorte de tamanho de cidades, onde de pequeno porte são municípios com até 20 mil habitantes, de médio porte são entre 20 mil e 100 mil habitantes, e de grandes portes acima de 100 mil, o Atlético tem empate técnico com o Cruzeiro nas cidades de grande porte, com porcentagem maior celeste nas de médio e pequeno porte.

Pesquisa Instituto Doxa - Atlético x Cruzeiro — Foto: Reprodução

O podcast ge Atlético está disponível nas seguintes plataformas:

Galo na Veia - Programa de sócios do Atlético-MG — Foto: Divulgação/CAM

Notícias Recentes

Os títulos do Cruzeiro em anos de Copa do Mundo

Na atual temporada, a Copa do Mundo está sendo realizada no Qatar, sendo a primeira no fim do ano. A competição começou na temporada 1930 te...

Um novo Cruzeiro está por vir: A reformulação do elenco para 2023

  A temporada de 2022 já se encerrou para o Cruzeiro. Na atual temporada, a Raposa voltou a se classificar para as finais do Campeonato Mine...

Jogo da Taça e o último da Série B

  No próximo Domingo, o Cruzeiro entra em campo contra o CSA, jogando no Mineirão, pela 38ª rodada da série B 2022, a última rodada da compe...

O que esperar do Cruzeiro em 2023?

A temporada ainda não acabou e a raposa ainda tem pela frente mais dois confrontos pela série B. Após ser campeão, o clube não venceu mais n...

É hora de testar novas peças no Brasileirão

  O Cruzeiro está a 4 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro - Série B. Após confirmar o acesso e o título da competição, de forma anteci...

Novos patrocínios estão por vir: Cruzeiro fecha com a Cimed

O Cruzeiro concretizou nessa semana, o primeiro contrato de patrocínio para a próxima temporada, já como um clube da elite. O novo patrocíni...

Cruzeiro campeão Brasileiro - série B de 2022

  A temporada de 2022 não acabou, mas o Cruzeiro já fechou com chave de ouro. Após conquistar o acesso antecipado com 7 rodadas de antecedên...

Quem é o maior time de Minas 2022?

Pesquisa mostra que torcida do Cruzeiro segue como a maior de Minas Gerais.

Qual é o maior time de Minas MG?

Atualmente, os clubes mais relevantes do estado de Minas Gerais são o Cruzeiro Esporte Clube e o Clube Atlético Mineiro. Outros times como o América Futebol Clube e o Tombense Futebol Clube vem ganhando destaque.

Qual é a maior torcida Galo ou Cruzeiro?

A torcida do Cruzeiro é maior do que a do Atlético-MG, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo O Globo/Ipec e divulgada nesta terça-feira (19). Conforme os números coletados, a “Nação Azul” representa 3,1% dos torcedores do Brasil. Já a Massa, soma 2,1%.