Qual foi a principal atividade econômica desenvolvida na região Norte?

A economia da região Norte do Brasil é constituída basicamente por atividades ligadas ao setor primário, destaque para o extrativismo (vegetal, animal e mineral) e agropecuária.

Show

A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas cobertas por soja tendem a provocar a diminuição dos índices pluviométricos em cerca de 15%. As pastagens provocam uma redução inferior, aproximadamente 3,9%. Talvez pareça pouco, mas é preocupante, pois a expansão agropecuária ocorre de forma geométrica, se a ocupação para essa atividade continuar nesse ritmo, em pouco tempo o clima característico da região (quente e úmido) se alterará, comprometendo todo o ecossistema.

Nessa porção do Brasil são cultivados produtos tradicionais, como a juta e a pimenta-do-reino, introduzidos na região por imigrantes, sobretudo, japoneses. Porém, o cultivo atualmente é desenvolvido por descentes. O Estado do Pará é o maior produtor da região e do país, respondendo por 80% ou 27 toneladas ao ano. As plantações se encontram concentradas em áreas periféricas de Belém. Já a produção da juta, planta da qual se obtém fibras, tem como maior produtor o Estado do Amazonas.

O cultivo de produtos alimentícios ocorre, especialmente, em propriedades rurais de pequeno porte, nas quais são desenvolvidas plantações por meio de mão-de-obra familiar e aplicação de técnicas rudimentares, fatores que resultam em uma baixa produtividade. Dentre os produtos estão a mandioca, arroz, feijão e milho, esses produtos têm como destino o abastecimento da família do produtor e a comercialização no mercado local. Em geral, os índices de produtividade da agricultura nortista são baixos se comparados a outras regiões do país.

A atividade pecuária também tem crescido na região Norte, modificando a paisagem de forma significativa, pois a vegetação da floresta Amazônica é substituída pela pastagem. Geralmente essa atividade rural é desenvolvida de maneira tradicional ou extensiva, os animais são criados soltos, sem receber maiores cuidados, resultando em baixa produtividade. As principais criações são de bovinos e bubalinos, desses a região possui o maior rebanho do Brasil.

A produção agropecuária na região Norte gera uma grande preocupação ambiental, pelo fato de abrigar a maior floresta equatorial do mundo. É bom lembrar também que o solo amazônico é pobre em nutrientes, desse modo, se retirada a cobertura vegetal a área se transforma praticamente em um deserto.

Pergunta de Doriana Catarina Miranda em 02-06-2022

(66 votos)

Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910). ... Com o avanço da industrialização nos países centrais e as descobertas do processo de vulcanização e do pneumático, aumentou a demanda pela borracha, cuja extração, ainda em 1840, começou a prosperar a região.

Quais atividades econômicas impulsionaram o desenvolvimento da região Norte?

O extrativismo mineral, a agropecuária, a industrialização (Zona Franca de Manaus) e extrativismo vegetal, são atividades econômicas da região Norte.

Qual é a atividade econômica desenvolvida na região Norte?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia da Região Norte do Brasil é formada, em ordem de importância, pelo extrativismo vegetal e mineral, com ênfase nas jazidas de ferro, a agropecuária, a indústria de transformação e serviços.

Quais foram as primeiras atividades econômicas desenvolvidas na região Norte?

Tem como principal atividade a extração de minérios e vegetais. A economia da região Norte é baseada nas atividades de extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, pecuária e turismo.

Quais são as principais economias da região Norte?

Quais são as principais fontes de economia da Região Norte?Extrativismo mineral. O extrativismo mineral é predominante na região Norte do país, especialmente nas cordilheiras do sudeste do estado do Pará. ... Extrativismo vegetal e pecuária. ... Indústria. ... Turismo.


Atividade Econômica - Qual é o Objeto de Estudo da Economia? (PT III) | Fundamentos - Aula 8

31 curiosidades que você vai gostar

Qual é a atividade econômica mais significativa na região Norte do Chile?

O setor de mineração é o maior pilar da economia chilena.

O que a região Norte produz?

A principal atividade econômica da região Norte é o extrativismo mineral e vegetal. ... A Região Amazônica também é responsável pela produção nacional de castanha do Pará, látex (retirado da seringueira), babaçu, açaí, cupuaçu. Estas são manufaturadas pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e até de combustíveis.

Quais atividades econômicas da região sul?

A economia da Região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços. A região é responsável por 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quais são as principais atividades econômicas?

As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio.

Quais atividades econômicas impulsionaram o desenvolvimento da região Norte entre o fim do século 19 e início do século 20?

Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910). ... Com o avanço da industrialização nos países centrais e as descobertas do processo de vulcanização e do pneumático, aumentou a demanda pela borracha, cuja extração, ainda em 1840, começou a prosperar a região.

Quais as principais atividades industriais da região Norte?

Diversos ramos de atividade industrial se estabeleceram no distrito, no entanto, os de maior destaque estão envolvidos na produção de eletroeletrônicos (computadores, celulares, televisores, relógios, aparelhos de DVDs, entre outros), além de fábricas de motos, bicicletas e móveis de madeira.

Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Nordeste?

As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.

Quais são as principais atividades econômicas do Brasil?

O principal motor da economia brasileira é a exportação de produtos, principalmente aqueles ligados ao setor de agricultura, pecuária e mineração. ... Já no sudeste, são as indústrias que despontam como principal atividade econômica e no sul, é o setor de serviços que desponta com maior força.

Qual a maior atividade econômica do Brasil?

O setor terciário, é, atualmente, responsável por mais da metade do PIB e pela geração de 75% dos empregos, sendo o maior ramo da economia do país. Este setor é composto pela venda de produtos e pela prestação de serviços.

Quais são as principais atividades econômicas do México?

As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão.

Quais são os produtos agrícolas da região Norte?

A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas ...

Quais são as principais riquezas vegetais da região Norte?

A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo vegetal (látex, açaí, madeiras, castanha) e mineral (garimpos de ouro, diamantes, cassiterita, estanho), além da exploração de minérios em grande escala, como na Serra dos Carajás, PA (ferro) e Serra do Navio, AP (manganês).

Qual a principal atividade econômica da região Sudeste?

A economia da Região Sudeste é movida pela produção industrial e agrícola, e os setores do comércio e serviços, especialmente o turismo. O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Qual a principal fonte de riqueza da economia chilena?

O país se destaca nos três setores da economia: agropecuária, serviços e indústria. A agropecuária corresponde a 5% do PIB e a 10% das exportações chilenas. ... O país também possui criações de bovinos, ovinos, aves e suínos, além da pesca, que é uma importante fonte de renda para parte da população.

Quais são as principais atividades econômicas da região Sudeste?

Alguns ramos de maior importância da região são: a indústria automobilística, a siderúrgica, petroquímica, naval e petrolífera. No setor agrícola o café continua sendo o principal motor junto com a cana-de-açúcar, algodão, milho, entre outros.

Quais as principais atividades econômicas dos cinco regiões do Brasil?

Atividades econômicas do Brasil (continuação)Economia da Região Norte.Cultivo de cana-de-açúcar na Região Nordeste. ... A pecuária possui grande relevância para a economia da Região Centro-Oeste.Economia do Sudeste abriga as maiores montadoras de automóveis do país.

Quais atividades econômicas se destacam no Brasil no século?

Por muitos anos, o cultivo da cana era a principal atividade econômica no Brasil. ... Já no século XIX, a atividade econômica predominante era a plantação e produção de café.

Quais atividades econômicas se destacam no Brasil e no século?

Quais foram os principais ciclos econômicos do Brasil?Ciclo do pau-brasil. O ciclo do pau-brasil perdurou entre os anos de 1500 e 1530, período conhecido como pré-colonial. ... Ciclo da cana-de-açúcar. ... Ciclo do ouro. ... Ciclo do algodão. ... Ciclo do café ... Ciclo da borracha.

O que mais se produz na região Nordeste?

A região já foi a mais importante área produtora de cana de açúcar do mundo e a principal região econômica do Brasil nos séculos XVI e parte do século XVII. A cultura do milho, feijão, café, mandioca, coco, castanha de caju, banana, sisal e algave, predomina em diversos estados.

Qual a maior economia do Nordeste?

As maiores economias da Região Nordeste são, respectivamente, Bahia, Pernambuco e Ceará, estados que concentram, juntos, 9% do PIB nacional. Já os estados nordestinos com maior PIB per capita são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, seguidos por Bahia, Ceará, Paraíba, Alagoas, Piaui e Maranhão.

Qual foi a principal atividade econômica da região Norte?

A principal atividade econômica da região Norte é o extrativismo mineral e vegetal.

Quais foram as primeiras atividades econômicas da região Norte?

Resposta. Principais atividades econômicas da região: extrativismo vegetal e a exploração de minérios em regiões específicas como as jazidas de ferro da Serra dos Carajás (Pará).

Qual foi a primeira atividade econômica que permitiu a ocupação da região amazônica?

Pau-brasil - Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia.

Qual era a principal atividade econômica desenvolvida na região Norte do Brasil durante o início do período colonial?

Neste período, a exploração da região se consolidou pelo extrativismo de madeira, sementes oleaginosas e corantes, com destaque para a exploração do pau-brasil.