Qual o papel da inovação nos processos organizacionais este tem relevância nos processos organizacionais?

Muito tem se falado em empresas disruptivas e em como elas mudam o cenário dos mercados em que atuam, mas você sabe como é possível chegar a esse patamar? Por meio da inovação organizacional. Com a aplicação desse conceito, é possível criar soluções inovadoras e pensar em novas lógicas de operação.

Selecionamos informações sobre o que é esse conceito, qual é a sua importância para o crescimento empresarial e alguns fatores para que ele seja adotado. Confira!

O que é inovação organizacional?

A inovação em um ambiente empresarial é um conceito que potencializa todos os processos de gestão possíveis por meio da tecnologia e de outros meios inovadores. As organizações que aplicam essa estratégia são mais flexíveis quanto a alterações necessárias em seus procedimentos internos — que, geralmente, otimizam a produtividade dos colaboradores.

Essa metodologia pode contribuir de forma mais eficiente para que todas as atividades sejam executadas com mais qualidade — com isso, a empresa obtém melhores resultados. Na prática, algumas ações podem ser consideradas como parte dessa inovação, como a descentralização dos processos e a ampliação na comunicação interna.

Qual é a importância da inovação para o crescimento da empresa?

Acompanhar as mudanças que acontecem no mundo a todo o momento não é apenas desejável, é imprescindível para a sobrevivência de um negócio no mercado. Por esse motivo, é preciso se preparar para adotar estratégias inovadoras para competir com a concorrência, que está cada vez mais acirrada.

É importante implementar a inovação para pensar em melhores formas de resolver os desafios diários. Pensar em maneiras novas de resolver os velhos problemas coloca a empresa em uma busca de oportunidades de diversificação e constante desenvolvimento.

Quais fatores precisam ser observados para que a inovação organizacional seja adotada?

Agora que você já sabe o que é a inovação e a importância dela para um negócio, é preciso descobrir o que observar para que ela possa ser colocada em prática. A seguir, você confere alguns desses fatores.

Envolvimento de líderes e colaboradores

O primeiro passo para que seja possível implementar esse processo na empresa é contar com o apoio de todas as pessoas que fazem parte dela. Os líderes têm as habilidades gerenciais necessárias e ficarão responsáveis por orientar os profissionais e motivá-los, de forma que apresentem seus melhores resultados.

É imprescindível contar com a ajuda dos colaboradores porque são eles que vão colocar todas as estratégias elaboradas em prática. É importante deixar claro que a participação de todos é necessária para a prosperidade do negócio.

Treinamentos de capacitação

Por se tratar de um processo que acontece de forma gradual, é preciso contar com algumas estratégias para que o conceito seja implementado de forma efetiva — entre elas, está o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação para os colaboradores.

Esse tipo de iniciativa, que pode contar com um analista de treinamento, mostra a todos os envolvidos as mudanças de posicionamento pelas quais a empresa vai passar e a forma como os colaboradores podem contribuir. Além disso, é preciso, mais uma vez, frisar a importância da participação do time para que a transformação aconteça realmente.

Apresentação de desafios para a solução de problemas

Muitos colaboradores podem se sentir motivados quando alguns desafios são propostos. Por esse motivo, uma boa forma de implementar a inovação é despertar neles esse sentimento de desafio.

Os profissionais vão sentir uma necessidade de atender às expectativas propostas. Com isso, passam a exigir de si mesmos uma performance de excelência para que possam ser capazes de superar os desafios toda vez que eles surgirem em suas jornadas.

Como você pôde perceber, a inovação organizacional é um processo que contribui tanto para o desenvolvimento humano quanto para o da empresa. Usar da inovação de uma forma disruptiva ocasiona muitas mudanças, como quando Steve Jobs resolveu tirar os teclados dos celulares e desenvolver os iPhones. Tenha isso em mente para aplicar esse conceito sempre que possível!

Gostou do assunto do post? Quer saber mais? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de outros conteúdos relevantes!

“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.”
Nick Balding

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, a ABGI considera que inovação é a exploração de novas ideias com sucesso . E sucesso para as empresas significa, por exemplo,  aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou até mesmo, novas fontes de suprimentos. Confira abaixo alguns conceitos importantes sobre “O que é inovação ?”

Qual o papel da inovação nos processos organizacionais este tem relevância nos processos organizacionais?

As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo. As melhorias contínuas, normalmente, não são capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo.


Tipos de inovação

As diferentes formas de inovação podem ser classificadas de diversas maneiras.

Destacamos aqui duas destas visões, quanto ao objeto focal da inovação e quanto ao seu impacto.

Objetivos focais da inovação

Inovação de produto:

  • Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.

Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”.

Inovação de processo:

  • Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumento de produtividade e redução de custos.

Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.

Inovação de modelo de negócio:

  • Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.

Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido.

Entenda melhor a diferença entre estes conceitos no texto Inovação de Produto x Inovação de Processo


Impacto da inovação

Inovação Incremental:

  • Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio.

Exemplo: evolução dos smartphones, em que a cada versão são adicionadas novas funcionalidades como reconhecimento facial e ganho de qualidade da câmera, mas sem modificação substancial no produto.

Inovação Radical:

  • Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente.

Exemplo: evolução do CD de música para as plataformas de streaming de música.

Aprofunde mais sobre os impactos da inovação no texto Inovação Radical x Inovação Incremental


A importância de inovar

Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.

“Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados commoditizados. Ou seja, com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes entre os ofertantes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais, porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.

Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter tomado esse caminho.

Obviamente, os benefícios da inovação não se limitam às empresas. Para os países e regiões, as inovações também possibilitam o aumento do nível de emprego e renda.


A dinâmica da inovação

A maioria das grandes empresas possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que contam com diversos pesquisadores. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação com parceiros é fundamental. Há um conjunto de instituições que  formam o que conhecemos como sistema de inovação: universidades, centros de pesquisa, startups, agências de fomento, investidores, governo e outros tipos de organizações.

“As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado.”

Esses parceiros têm diversas funções, desde a realização externa de pesquisa e de desenvolvimento de produtos e processos, até a aplicação de investimentos ou subsídios.

Uma tendência que está se tornando cada vez mais forte é um modelo inovação aberta (ou open innovation), onde as empresas vão buscar fora de seus centros de P&D ideias e projetos que podem ajudá-las a agregar diferenciais competitivos.


Como inovar

Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente.

“Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.”

Em seguida, as empresas devem entender o que é inovação e qual é a sua dinâmica. A partir daí, elas podem definir uma estratégia que deve estar alinhada aos objetivos da organização e à sua visão de futuro.

A atenção para o futuro é uma premissa para a empresa inovar.

O próximo passo é desenvolver e internalizar ferramentas de gestão do processo de inovação. Essas soluções devem ser customizadas para cada realidade. Para isso, devem ser levados em consideração o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e a estrutura organizacional, os recursos disponíveis, o sistema de agentes no qual ela está inserida, a visão de futuro e suas ambições.

Para ajudar as empresas a inovar mais e melhor, a ABGI Brasil é um consultoria em gestão estratégica dos recursos financeiros e processos para inovação. Apoiamos grandes empresas a otimizar os investimentos em PD&I e reduzir os riscos de inovar.


Qual o papel da inovação nos processos organizacionais este tem relevância nos processos organizacionais?


Indo além

Caso queira se aprofundar no tema, sugerimos a leitura dos diversos artigos, cases e notícias disponíveis no nosso blog, o Radar Inovação. Além de informar sobre alguns dos principais acontecimentos no ambiente da inovação, o veículo eletrônico traz recomendações de livros, vídeos e eventos relacionados à área.

Qual a importância da inovação dentro das organizações?

A inovação nas empresas é capaz de explorar novas soluções e oportunidades no mercado, inclusive com o aprimoramento de ferramentas, processos e tecnologias. Com isso, o empreendimento tem muito a ganhar, por exemplo, no aumento do rendimento, no amplo reconhecimento e na expansão do negócio.

Qual a importância da inovação de processos?

A inovação de processos é algo necessário para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, pois tais estratégias visam obter maior produtividade, lucratividade e qualidade em seus produtos.

Como a inovação atua na organização?

A inovação como estratégia central da empresa orienta investimentos, define o foco de pesquisas e de novos desenvolvimentos a partir do ponto de vista do mercado. A intenção da inovação é a criação de valor para o negócio, enquanto a estratégia ordena e disciplina as condições necessárias para se chegar lá.

O que é inovação dentro da organização?

A inovação organizacional é a transformação nos métodos de negócio da empresa. Pode ser uma mudança na organização do local do trabalho ou mesmo na relação com o mercado, clientes e fornecedores.