Qual o papel do professor no processo de aprendizagem?

Durante toda nossa formação educacional, somos impactados por mestres que nos ajudam a entender o mundo, as ciências e a sociedade. Em decorrência disso, é indiscutível que o papel do professor é fundamental, tanto para o ensino escolar quanto para além dele. 

Dentro da sala de aula, aqueles que se prepararam para serem transmissores de conhecimento, possuem diversos desafios que vão desde prender a atenção dos alunos, até o acompanhamento dos estudantes que apresentam alguma dificuldade. 

Ser professor é uma tarefa que requer muitas habilidades, responsabilidade e sensibilidade para mediar conversas, transmitir informações e propor novas formas de aprendizado.

Além de todos esses desafios, ainda existe a necessidade de se adaptar às novas tecnologias. 

Assim, neste post, vamos discutir a importância desse profissional e mostrar qual o papel do professor diante das novas tecnologias educacionais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e muito mais!

Confira neste texto: 

  • Papel do professor na formação da sociedade
  • É importante estar atualizado!
  • Papéis dos professores na educação
  • 1- Centro da aprendizagem
  • 2- Mediação do conhecimento
  • 3- Avaliação do desempenho
  • Qual o papel do professor diante das novas tecnologias educacionais?
  • Seu filho merece os melhores professores. Conte com o Aurum!

Aproveite a leitura! 

Papel do professor na formação da sociedade 

Para entender o papel do professor hoje, é preciso compreender o passado. É inegável o poder que a educação tem para mudar o mundo. Seguindo esse raciocínio, é evidente que a tarefa do professor na sociedade é, talvez, a mais importante para a formação dos cidadãos. 

Com uma sociedade bem educada, é possível obter um mundo mais informado e, consequentemente, mais consciente e justo.  

De fato, o desenvolvimento do indivíduo está diretamente ligado aos ensinamentos dos profissionais da educação. Nesse contexto, nota-se que o papel do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental é ainda mais importante e necessário. 

Os professores têm uma grande responsabilidade com a formação da sociedade que respinga na construção social para além da formação educacional.

É importante estar atualizado! 

Diante de um mundo globalizado, sabemos que as novas tecnologias estão presentes em muitos setores do mercado de trabalho - e com a educação não é diferente.

Com isso, é fundamental que os professores estejam por dentro desses novos meios tecnológicos que se transformam e atualizam a todo momento, cada vez mais rapidamente..  

A tecnologia proporciona uma educação mais interativa e, com isso, auxilia o professor nas aulas, principalmente com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem.  

Acompanhar a onda tecnológica pode ser, muitas vezes, um desafio para os educadores, mas é  justamente por isso que é tão importante buscar constantes atualizações.

As ferramentas tecnológicas permitem aulas mais dinâmicas, nas quais os alunos deixam de ser apenas receptores do conhecimento transmitido e assumem o papel de protagonistas em seu aprendizado.

Veja também: 

  • Profissões do futuro na educação: como preparar as crianças?
  • Educação diferenciada: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL);
  • Infraestrutura escolar, grande influência no aprendizado.

Papéis dos professores na educação 

1. Centro da aprendizagem

Sabe-se que um dos principais papéis do professor é transmitir conhecimento técnico. Sem dúvidas, os professores são uma fonte de aprendizagem indispensável para o desenvolvimento tanto acadêmico quanto pessoal dos estudantes.

No entanto, além de todo conhecimento técnico transmitido, o professor também é uma fonte de conhecimentos gerais, sejam sobre o mundo, sobre a vida ou sobre questões emocionais.  

Dessa forma, é possível observar que, para ser um bom profissional da educação, é preciso estar aberto para transmitir informações que vão além dos aspectos técnicos e se comprometer em ser um centro de aprendizagem. 

2. Mediação do conhecimento 

É na escola, a partir das mediações do professor, que aprendemos a nos comunicar com a sociedade, a agir como cidadãos, a descobrir e trilhar caminhos. 

Ser um mediador não é uma tarefa fácil, por isso é de se admirar aqueles que conseguem realizá-la com maestria, já que é uma posição que, muitas vezes, auxilia na construção do pensamento de muitas pessoas. 

É preciso ter muita coerência para assumir a postura de mediador e provocador.

3. Avaliação do desempenho

Faz parte do cotidiano dos professores avaliar a evolução e o desempenho dos estudantes durante a jornada escolar. Eles precisam ser observadores para perceber dificuldades de aprendizagem individuais ou do grupo com os temas estudados para, assim, propor melhorias e adaptar estratégias.

As avaliações podem ser realizadas de diversas formas, de acordo com as metodologias utilizadas pela escola, e também servem para que a família possa acompanhar o desempenho dos estudantes. Assim, os professores também assumem o papel de “ponte” entre a escola e as famílias.   

Existe ainda a relação entre alunos com dificuldades de aprendizagem e o papel do professor de auxiliar e notar possíveis problemas.

Qual o papel do professor diante das novas tecnologias educacionais?

Como já vimos ao longo deste post, o professor desempenha um papel fundamental como orientador, mediador e avaliador.

Independentemente do avanço das novas tecnologias no meio educacional, o professor sempre será necessário.  

Quando falamos do meio digital utilizado na formação educacional, mais do que nunca esse papel é confirmado. 

Por quê? 

Apesar da tecnologia ajudar a desenvolver cada vez mais habilidades avançadas, a troca de experiências, o contato humano sempre será insubstituível. 

Cabe aos professores e aos outros profissionais da educação tornar a tecnologia uma ferramenta que contribua com o sistema educacional de maneira eficiente e não se torne apenas uma distração para os estudantes. 

Os professores mais preparados, além de nortear as aulas, também irão dinamizá-las e aproveitar o que há de melhor nas ferramentas online para que o ensino seja algo divertido e proveitoso para todos. 

Isso pode ser feito por meio de aulas, aplicativos, pesquisas, jogos e muito mais. 

Para os alunos do colégio Aurum, esta já é uma realidade! 

Seu filho merece os melhores professores. Conte com o Aurum! 

Na educação, o professor é fundamental para auxiliar na construção social e intelectual dos estudantes, que começa já nos primeiros anos escolares. 

Em decorrência disso, escolher um lugar que possua educadores qualificados, empenhados e comprometidos com uma formação educacional inovadora e efetiva é primordial. 

Sabendo disso, não tenha dúvidas de que o melhor caminho para o seu filho é o Colégio Aurum! 

No Colégio Aurum, em Jundiaí, o corpo docente é altamente qualificado e está preparado para construir um ensino baseado em quatro pilares:  

  • glocalização; 
  • conectividade; 
  • sustentabilidade; 
  • empreendedorismo. 

Seu filho merece estar em um ambiente com professores preparados e alinhados com global mindedness! 

Qual o papel do professor no processo de aprendizagem?

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários abaixo! 

Até logo. 

Qual é o papel do professor em um processo de ensino

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

Qual é o papel de um professor?

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

Qual o papel desempenhado por professor a é aluno a no processo de ensino

Estas colocam o professor como um mediador e facilitador do processo de aprendizagem e as metodologias ativas como práticas pedagógicas que envolvem os alunos, impulsionando-os a serem construtores e responsáveis pelo próprio entendimento, formando pesquisadores, com iniciativa, senso crítico, curiosidade e ...