Qual o propósito da responsabilidade social?

Qual o propósito da responsabilidade social?
A responsabilidade social é, cada vez mais, uma das maiores preocupações das empresas. Esta preocupação é importante pelo impacto que tem na sociedade em geral e nas comunidades mais necessitadas em particular.

As práticas empresariais que, de forma voluntária, desenvolvem processos com o propósito de incluir preocupações de carácter social e ambiental nas suas atividades e estratégias, de forma a criar um conjunto de valores que envolvam todos os stakeholders, são cada vez mais uma realidade no panorama empresarial português.

As empresas socialmente responsáveis não só elevam a satisfação dos funcionários e a fidelidade dos seus clientes e, possuem uma maior capacidade de competitividade e inovação.

A consciencialização da sociedade sobre questões de responsabilidade social continua a aumentar, e os clientes dão cada vez mais importância a este tema ao escolher os seus parceiros. No entanto não são os únicos que são atraídos por este motivo, também as novas gerações começam a ter essa preocupação na altura de escolher onde trabalhar.

O Grupo RHmais tem como parte da essencial da sua estratégia, as boas práticas ambientais, sociais e económicas. Estas práticas envolvem todos os segmentos do Grupo, desde os colaboradores, aos corpos diretivos, clientes, e fornecedores, e resultam em variadíssimas acções desenvolvidas ao longo do ano, e que são direccionadas para as mais diversas causas.

Organizações que incluem a responsabilidade social em suas ações garantem maiores lucros no mercado e benefícios a comunidade

Posted: 20-12-2019

Não é novidade que o consumidor está mais consciente e prestando atenção em temas da agenda social, como sustentabilidade, diversidade e mobilidade urbana, entre outros. 

Também não é segredo que muitas marcas começaram a surfar essa onda, trazendo em seus discursos bandeiras como estas. 

Quando uma empresa adota procedimentos para reduzir o seu impacto na comunidade, fazendo isso não por obrigação, mas para tornar melhor a vida das pessoas, ela está sendo socialmente responsável. 

Por isso, tendo a responsabilidade social como um dos princípios básicos do nosso negócio, no artigo de hoje nós vamos entender como ela pode trazer benefícios para a empresa e a sociedade em que está inserida. 

Propósito social e a reputação da empresa 

É fato que qualquer empresa que pretenda se manter em alta no mercado deve buscar um propósito social e lucro para atender aos anseios de seus acionistas e da sociedade onde atua. 

Em um mundo onde se vive uma crise ética e de valores e um aumento considerável de desigualdade social, a empresa que atua com propósito social e de valores transforma a vida de pessoas e causam um impacto positivo na sociedade. Como consequência disso a empresa gera lucro e se destaca entre as empresas favoritas dos consumidores atuais. 

O novo ecossistema que surge, o ecossistema de projetos ou negócios de impacto social, atua de forma articulada com as empresas privadas, as organizações da sociedade civil, as pessoas e as organizações governamentais. 

As conexões que estão se formando, as trocas de experiência e o diálogo entre empresas e comunidades são fundamentais para a quebra de paradigma nas soluções possíveis e viáveis no caminho da diminuição da desigualdade social e para o desenvolvimento econômico e sustentável no mundo. 

Benefícios do propósito social  

O propósito de uma empresa tem que estar em seu DNA. 

É obrigação de todo empreendedor ajudar a repensar a sociedade e até mesmo seu papel como indústria e oferecer ferramentas de transformação. 

Percebe-se que, no mercado de trabalho, empresas com propósito social bem definido são mais eficazes em atrair os melhores talentos, em motivar seus funcionários e em retê-los na companhia. 

Uma empresa cidadã é aquela que tem suas ações voltadas para a sociedade. Seus líderes compreendem que seu propósito maior é servir e não se apegam à antiga ideia de que precisam ser servidos. 

Os benefícios obtidos pela empresa socialmente responsável são incalculáveis, entretanto, cabe destacar alguns, tais como: 

  • melhora na reputação da marca, atraindo mais investidores;  

  • elevação do grau de engajamento dentro do ambiente de trabalho, com colaboradores mais comprometidos com o sucesso do negócio; 

  • aumento da credibilidade, gerando mais confiança no mercado; 

  • maior capacidade de atrair e reter talentos para a empresa; 

  • alcance de maiores níveis de satisfação de seus clientes; 

  • retorno dos seus investimentos.

Percebe-se que os benefícios são muitos e favorecem as empresas em múltiplos fatores. Além disso, incorporar um propósito social traz aos colaboradores ainda mais senso de pertencimento à empresa, visto que eles se sentirão parte de algo maior, gerando significado para as atividades que realizam. 

Qual é o objetivo da responsabilidade social?

Responsabilidade social (RS) é uma estratégia composta por ações voluntárias de empresas em benefício da sociedade, incluindo aí iniciativas voltadas ao público interno, como um treinamento de colaboradores, e também externo, como um projeto que envolve a comunidade do entorno.

Quais são os objetivos da responsabilidade social empresarial?

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Ou seja, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades de negócios para os públicos.

Qual a importância e os benefícios da responsabilidade social?

aumento da credibilidade, gerando mais confiança no mercado; maior capacidade de atrair e reter talentos para a empresa; alcance de maiores níveis de satisfação de seus clientes; retorno dos seus investimentos.

Quais são os princípios da responsabilidade social?

O que é: Respeitar, considerar e responder aos interesses de demais partes interessadas, além de proprietários, conselheiros, clientes ou associados. Como se faz na prática: Identificar as partes interessadas, seus interesses, preocupações, direitos legítimos e capacidade de engajamento.