Quando sao as ferias de julho

Cidades e transportes

21/08/2009 - 13:33  

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou o Projeto de Lei 3700/04, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que torna o período de férias no Estado de São Paulo diferente do de outros estados, instituindo o conceito de férias partilhadas na legislação brasileira.

O relator da proposta, deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), argumenta que o período das aulas deve ser organizado em função das necessidades pedagógicas e administrativas dos sistemas de ensino e não em função das prioridades de um único estado. "Subtrair dos paulistas a possibilidade de encontrar em suas férias brasileiros de outros estados na mesma situação remove uma possibilidade de mútuo enriquecimento cultural e, no sentido amplo, educacional, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).", disse o deputado.

A LDB estabelece ainda que o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem reduzir o número de horas letivas previsto na lei. Paulo Rubem Santiago exemplificou a determinação com as festas juninas no nordeste, onde as férias são no mês de junho e, em contrapartida, as aulas do segundo semestre se iniciam em julho. "Sendo assim acontece um ajuste natural do calendário escolar em cada estado.", disse o relator.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Turismo e Desporto; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Projeto fixa o início do ano escolar após o Carnaval

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:

A partir desta segunda-feira (11) as escolas da rede estadual de São Paulo estarão em férias escolares. Conforme previsto no calendário, o período de 15 dias vai até 25 de julho, com a retomada das aulas no dia 26. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) atende 3,5 milhões de estudantes em 5,4 mil escolas.

Entre os dias 11 e 22 de julho, os estudantes terão a oportunidade de participar do Projeto de Recuperação Intensiva, de forma presencial ou remota pelo Centro de Mídias São Paulo (CMSP). A ação é destinada aos estudantes que não conseguirem atingir nível satisfatório no encerramento do semestre, o que abrange também aqueles que, por vontade própria, desejarem reforçar os estudos. 

As aulas de recuperação são voltadas para o desenvolvimento de língua portuguesa e matemática, que são bases para o estudante avançar no aprendizado em todos os componentes curriculares.

Veja as principais datas do calendário letivo de 2022:

• Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 11 e 25 de julho 

• Recuperação nas férias: entre 11 e 22 de julho 

• Período do segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 10 e 14 de outubro 

• Encerramento do ano letivo: 23 de dezembro 

O período de férias escolares nas escolas da rede estadual de São Paulo, começa a partir desta segunda-feira (11). Conforme previsto no calendário, o período de 15 dias vai até 25 de julho com a retomada das aulas no dia 26.

No total, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) atende 3,5 milhões de estudantes em 5,4 mil escolas.

Durante as férias, dos dias 11 a 22 de julho, os estudantes terão a oportunidade de participar do Projeto de Recuperação Intensiva, de forma presencial ou remota pelo CMSP (Centro de Mídias São Paulo). A ação é destinada aos estudantes que não conseguirem atingir nível satisfatório no encerramento do semestre. Os alunos, que por vontade própria, desejarem reforçar os estudos também podem participar.

As aulas de recuperação da aprendizagem são voltadas para o desenvolvimento de língua portuguesa e matemática, bases para o estudante avançar no aprendizado em todos os componentes curriculares. Nas aulas presenciais, os estudantes do período diurno (matutino, vespertino ou integral) terão no mínimo cinco aulas e no máximo 25 aulas semanais. Já os que estudam no período noturno terão no máximo 20 aulas e no mínimo cinco aulas semanais.

No CMSP programação durante as férias também contará com aulas de recuperação e aprofundamento. De 11 a 15 julho, a transmissão é ao vivo. Já na segunda semana, de 18 a 22, haverá reprise da primeira semana. Todos os estudantes que participarem presencialmente do Projeto de Recuperação Intensiva contarão com alimentação escolar conforme previsto nos dias de aulas regulares.

 Cronograma:

• Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 11 e 25 de julho.

• Recuperação nas férias: entre 11 e 22 de julho.

• Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 10 e 14 de outubro.

• Encerramento do ano letivo: 23 de dezembro.

Que dia são as férias de julho?

Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 11 e 25 de julho. Recuperação nas férias: entre 11 e 22 de julho. Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 10 e 14 de outubro. Encerramento do ano letivo: 23 de dezembro.

Que dia começa as férias de julho 2022 mg?

As férias escolares serão mantidas nas datas previstas para o mês de Julho. A direção geral do campus Ibirité informa que as férias escolares estão mantidas no período previsto, de 07 de julho a 22 de julho de 2022 e as férias já agendadas dos servidores também seguem mantidas conforme programado.

Quando começa as férias de julho 2022 RJ?

VIII - 2º bimestre : 06/05/2022 a 15/07/2022 ; IX - 3º bimestre : 18/07/2022 a 04/10/2022 ; X - 4º bimestre: 05/10/2022 a 16/12/2022; XI - Encerramento do ano letivo: 16/12/2022.

Quando começa as férias escolares 2022 SP?

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulgou o calendário escolar para 2022 (Link para um novo sítio) na Rede Municipal de Ensino. Nas Unidades Educacionais, as férias ocorrem entre os dias 2 e 31 de janeiro, e o ano letivo começa no dia 7 de fevereiro e vai até 22 de dezembro.