Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

Resistência Elétrica (R ou r) é a capacidade de um condutor se opor e dificultar a passagem da corrente elétrica. Isto é conseguido por resistores que transformam a energia elétrica em energia térmica.

Todo condutor também oferece resistência interna ao ser percorrido por uma corrente.

Fórmula da resistência elétrica

A resistência elétrica é medida em ohms (Ω). Seu cálculo é feito através da seguinte fórmula, que corresponde à primeira Lei de Ohm:

o mesmo que

R = resistência elétrica
U = diferença de potencial (ddp)
I = intensidade da corrente elétrica

Primeira Lei de Ohm

A primeira lei de ohm diz que um condutor mantido a uma temperatura constante terá uma intensidade de corrente elétrica (I) proporcional à diferença de potencial (U).

Disto resulta a resistência elétrica também constante (R), ou seja, a corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial que está sendo aplicada.

Se a diferença de potencial elétrico (ddp) - o mesmo que voltagem - for baixa, a tendência é que a corrente elétrica seja baixa também. Se a ddp for alta, a corrente elétrica será alta.

E a Resistividade?

Resistência e Resistividade são coisas diferentes. A resistência está associada ao corpo, enquanto a resistividade, se relaciona com o material de que é feito esse corpo.

Um fio de metal é um corpo (fio) feito do material cobre (metal).

Segunda Lei de Ohm

O físico alemão George Ohm encontrou a segunda lei de ohm. Segundo essa lei, a resistência elétrica e a resistividade variam conforme o comprimento e a largura, e também conforme o material dos condutores. Sua fórmula é:

R = resistência elétrica
ρ = resistividade (característica do material de que é feito o condutor)
L = comprimento
A = Área da seção transversal do fio condutor

Por isso, é importante frisar que enquanto o corpo concorre para a resistência, o material de que é feito esse corpo concorre para a resistividade.

Um corpo mais comprido (maior L) oferece maior resistência à corrente elétrica, ao passo que um corpo menos comprido, menor resistência à corrente elétrica.

Uma área maior da seção do fio (maior diâmetro do fio) oferece menor resistência. Repare que A está no denominador e quanto maior seu valor, menor será o resultado da divisão.

Resistores

Os resistores são dispositivos eletrônicos que, limitando a intensidade, conseguem resistir à corrente elétrica. Assim, ela pode transformar energia elétrica em energia térmica, fenômeno que recebe o nome de efeito joule.

Os resistores são colocados em aparelhos elétricos com a finalidade de aumentar a resistência elétrica. É o caso dos chuveiros, em que a regulagem para frio e quente nada mais é do que a ativação ou não da resistência.

Se pretendemos água fria, os resistores têm de trabalhar para limitar a sua intensidade de calor, ou seja, sua energia térmica.

Quer saber mais? Leia:

  • Associação de Resistores
  • Corrente Elétrica
  • Carga Elétrica
  • Eletrodinâmica
  • Geradores Elétricos

Exercícios de resistência elétrica resolvidos

Exercício 1

Um fio condutor apresenta uma intensidade de corrente igual a 1,8 A (amperes), enquanto a resistência é de 45 Ω. Calcule a ddp.

Ver Resposta

A diferença de potencial (ddp) é de 81 Volts.

Exercício 2

Um fio de cobre com 3,0 mm² de área de seção transversal e 20 m de comprimento será utilizado em uma instalação domiciliar. Sendo a resistividade do cobre igual a determine a resistência neste condutor.

Ver Resposta

Resposta: 0,56 Ohm

Ajustando a unidade da área do fio de cobre, .

A resistência no condutor pode ser calculado pela segunda lei de Ohm.

Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

Professor de Matemática licenciado e pós-graduado em Ensino da Matemática e Física (Fundamental II e Médio), com formação em Magistério (Fundamental I). Engenheiro Mecânico pela UERJ, produtor e revisor de conteúdos educacionais.

Os aparelhos eletroeletrônicos que se encontram nas residências precisam de energia elétrica para o seu funcionamento. Tal energia é obtida quando eles são ligados em alguma fonte de energia, como uma pilha ou uma tomada. Quando isso é feito, algo invisível acontece. Elétrons livres, que se encontram nos meios condutores desses aparelhos, passam a se movimentar de maneira ordenada, transportando a energia elétrica necessária para o seu funcionamento. Esse movimento ordenado dos elétrons é conhecido como corrente elétrica e ela pode ocorrer nos condutores sólidos, como os metais, e em gases e líquidos ionizados. Vamos aprender um pouco mais sobre a corrente elétrica, discutindo a sua intensidade, sentido convencional e propriedades em geral.

Criando uma corrente elétrica

Para começar, um tipo de corrente mais comum, que é aquela produzida em fios condutores, que são aqueles feitos de metais, como por exemplo, o cobre. Os metais são bons condutores de eletricidade, pois possuem elétrons livres e quando esses materiais estão em equilíbrio, os elétrons se encontram em movimento desordenado, como mostra a figura abaixo:

  • Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

Para se obter uma corrente elétrica, é necessário criar um campo elétrico nesse condutor. Com esse campo elétrico, teremos diferentes níveis de energia potencial. Esses diferentes níveis de energia potencial provocarão algo que é conhecido como diferença de potencial (d.d.p.), ou simplesmente tensão elétrica. Essa diferença de potencial pode ser obtida ligando-se o condutor acima a uma pilha.

  • Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

Observe que a pilha possui um pólo positivo e um negativo. O pólo positivo possui um potencial maior, enquanto que o negativo possui um menor. O movimento dos elétrons será no sentido sempre do maior potencial, ou seja, do pólo positivo. A pilha tem a função de fonte de energia elétrica e também de manter a diferença de potencial, mantendo assim o movimento dos elétrons.

Intensidade de corrente elétrica

Considere uma secção no nosso fio condutor, onde podemos contar a quantidade de elétrons que passam por ela. Cada elétron possui uma quantidade de carga elétrica conhecida como carga elétrica elementar.

Essa carga elétrica tem valor conhecido, e se multiplicarmos o valor da carga elétrica elementar pelo número de elétrons que passa pela secção teremos a quantidade total de carga elétrica.

  • Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

  • Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

A carga elétrica no sistema internacional é medida em coulomb.

A intensidade da corrente elétrica será maior quanto mais elétrons passarem pela secção, ou seja, quanto mais cargas passarem no menor intervalo de tempo. Por isso, define-se corrente elétrica como sendo a quantidade de carga elétrica dividida pelo tempo.

Corrente elétrica
i=QΔt

A unidade de corrente elétrica no sistema internacional é o couloub por segundo, que é conhecido por ampère.

Corrente iônica

Até agora, falamos da corrente elétrica em meios sólidos para o entendimento desse conceito. Mas a corrente elétrica não é uma exclusividade dos meios sólidos, elas podem ocorrer nos gases e nos líquidos.

Nesses casos, não são só os portadores de carga negativa que entram em movimento, mas os portadores de carga positiva: os íons também entram em movimento.

Considere uma solução iônica onde são colocados dois eletrodos que estão ligados a uma bateria. Tal procedimento fará que um eletrodo adquira carga positiva, e outro, carga negativa.

Com isso, teremos o movimento dos íons negativos e dos elétrons no sentido do eletrodo positivo, e os íons positivos no sentido do eletrodo negativo.

  • Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

No caso dos gases ionizados, o raciocínio é o mesmo, só que o meio em questão, como diz o próprio nome, é o meio gasoso. A intensidade da corrente elétrica também é determinada pela mesma equação apresentada acima, só que nesse caso a quantidade de carga elétrica será dada pela soma de cargas positivas e negativas.

Sentido convencional da corrente elétrica

O sentido da corrente elétrica é dado por uma convenção, que para muitos é um tanto estranha. Essa convenção diz que o sentido da corrente elétrica será o mesmo sentido de movimento das cargas positivas.

Ela se torna estranha, pois sabemos que a corrente elétrica que mais aparece no nosso dia a dia é aquela em que os elétrons estão em movimento, e esses elétrons são de carga negativa. Por isso, em uma corrente de elétrons, o sentido convencional da corrente será de oposição ao movimento dos elétrons.

  • Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

  • Que nome é dado ao material que não tem resistência a uma corrente elétrica?

O que é a resistência elétrica de um material?

A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica. A unidade de medida da resistência no SI é o Ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm, e representa a razão volt/Ampére.

O que é a resistividade de um material?

A resistividade elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica, de forma que: quanto maior for a resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica, e quanto menor a resistividade, mais ele permitirá a passagem da corrente ...

O que é uma resistência Ohmica?

Resistores ôhmicos são aqueles cuja resistência elétrica é mantida constante para quaisquer valores de tensão que sejam aplicados em seus terminais. Questão 2) Uma corrente elétrica de 1 mA (0,001 A) passa através de um resistor ôhmico de resistência elétrica igual a 100 Ω.

Quais são os tipos de correntes elétricas?

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada.