Quem é brisa que matou o Kuririn?

Se você foi criança entre os anos de 1990 e 2000, com toda certeza deve ter ouvido falar em Dragon Ball Z. A animação televisiva baseada em um mangá com o mesmo nome é uma continuação da série ‘Dragon Ball’, que ficou mundialmente conhecida pelas lutas e confrontos entre os personagens.

Na animação, Freeza é o antagonista responsável pela morte de Kuririn, um jovem guerreiro que é um dos pontos engraçados da série e é assassinado pelo ataque poderoso do Imperador do Universo.

Personagens Freeza e Kuririn — Foto: Nerdhits/Reprodução

A dublagem de uma das cenas do desenho viralizou na internet, com direito a remix em tecnomelody e até a videoclipe com fantasia.

Criadores de conteúdo digital, PJ Chavozinho e Fabuloso Nunes usaram o monumento do Marco Zero do Equador e a Fortaleza de São José de Macapá como cenário para ambientar a própria sátira do diálogo entre os personagens Freeza e Goku. O objetivo, segundo eles, era valorizar pontos turísticos da capital amapaense.

O sucesso inesperado com a viralização do vídeo amador ajudou a alavancar ainda mais os nomes dos amapaenses nas redes sociais, onde PJ já era conhecido pelas indiretas do "Fala baixo" e Fabuloso por ter aparência semelhante ao humorista Whindersson Nunes.

“O vídeo foi improvisado. A gente queria fazer uma coisa e saiu outra, mas deu certo. O clipe começou a estourar agora em outros lugares como Manaus e Fortaleza”, contou Chavozinho.

O áudio usado na encenação foi criado pelo influenciador digital Júnior Caldeirão, de 20 anos, natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele deu o próprio toque ao interpretar o que seriam falas dos personagens na cena. A gravação foi produzida há 2 anos, mas só ganhou grande repercussão, segundo Caldeirão, no final de 2021.

“A princípio eu não tinha visto, quem me marcou foram os meus fãs. Mas quando assisti, 'me acabei' de rir. Estou amando a repercussão do vídeo, porque não imaginava. Minha maior conquista foi que o Whindersson Nunes, que é o meu maior ídolo, me notou através dele. Fiquei muito feliz”, disse Caldeirão, sobre o meme interpretado pela dupla amapaense.

Após o estouro do vídeo de Caldeirão, a versão original foi remixada pelo DJ paraense Júnior Sales e caiu no gosto do público na internet.

Celebridades como o próprio humorista Whindersson Nunes já dublaram e compartilharam postagens sobre o meme.

Parceiros em vários projetos desde 2020, incluindo um podcast chamado ‘Podcharque’, a dupla amapaense coleciona seguidores nas redes sociais, a partir de vídeos engraçados que divertem Brasil a fora. Eles comentam que queriam mais reconhecimento entre os amapaenses.

“A internet é uma montanha russa. Quando você é apoiado pela sua terra é uma sensação muito gratificante, sempre que nossos vídeos viralizavam as pessoas criticavam muito. Já nesse não foi assim, as pessoas elogiaram por ser daqui”, afirmou Fabuloso.

PJ Chavozinho

PJ Chavosinho: 'Fala baaaaaixo!' — Foto: Reprodução

Paulo José da Silva, tem 23 anos, e é mais conhecido na internet como "PJ Chavozinho". O criador de conteúdo usa o humor para falar de temas como as relações humanas e ainda fazer críticas à administração pública.

Ele ganhou fama com vídeos de indiretas seguidas pelo bordão "Fala baixo", replicado por vários artistas brasileiros famosos. No Instagram tem mais de 109 mil seguidores e no TikTok, o perfil é seguido por quase 374 mil contas.

Fabuloso Nunes

Fabuloso Nunes: o Whindersson Nunes amapaense — Foto: Reprodução

Fabulo Ramom Nunes tem 30 anos e estourou nacionalmente pela aparência semelhante ao comediante Whindersson Nunes, tendo, inclusive, o mesmo sobrenome. O amapaense conhecido como sósia do humorista também aposta em vídeos para a internet com toque de humor.

Nunes acumula mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e 105 mil perfis que acompanham o criador de conteúdo no Instagram.

“Queremos influenciar em questões sociais e também incentivar as pessoas que buscam trabalhar com a arte. Futuramente pensamos em fazer um projeto para quem quer estar na internet”, completou Nunes.

Fabuloso e Whindersson Nunes chamam a atenção pela semelhança física — Foto: Acervo Pessoal

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Montagem em cima de desenho Dragon Ball explode na internet e "Kuririn" vira meme em várias versões nas redes sociais

Mesmo quem não é adepto do universo Dragon Ball Z, uma série daquelas anime – as famosas animações japoneses – conhece ao menos de vista o personagem Goku. Independentemente conhecer ou não a série, certamente já foi abordado por um vídeo estranho desse anime nas redes sociais. Nas imagens, o personagem Goku aborda um outro com a fala: “Freeza, por que você matou o Kuririn?”.

Quem é brisa que matou o Kuririn?
“Por que você matou o Kuririn” vira meme e explode na internet – Foto: Reprodução

As redes sociais foram invadidas por essa cena, que se tornou um meme de alcance absurdo. “Eu estou nervoso… eu estou nervoso”, completa Goku, furioso. Se isso não chegou até você, uma hora vai chegar, pois é o que tem assolado o Instagram via Reels. Mas já dá para informar logo que se trata de um fake: o personagem jamais teve essa fala. Entenda!

Na cena, o vilão Freeza mata o garoto Kuririn, amigo de Goku. A atitude irrita tanto o protagonista que ele acaba se tornando no “Super Sayiajin”pela primeira vez. Trata-se de um estágio avançado de uma raça extremamente poderosa, etc.

Fala jamais existiu

Tudo começou com o baiano Junior Caldeirão, que fez a montagem com o desenho. Ele é famoso nas redes sociais com seus vídeos, tanto que chegou a participar de programas de tevê. Mas a versão Dragon Ball de Junior Caldeirão data de alguns meses atrás. Como na internet pouco se cria, mas tudo se recria, o vídeo voltou a ganhar força, se espalhando em forma de meme.

Veja o “Dragon Brega”.

Daí, um dj paraense aproveitou para fazer um clipe, aproveitando a voz de Junior Caldeirão. A isso ele juntou o ritmo tecnobrega. O resultado foi uma série de “versões independentes”que, se ainda não bateram em algum perfil de algum usuário, ainda vai chegar lá.

Versão mais hilária

Talvez seja a produção de um morador de Macapá, que lançou um vídeo, a mais hilária. Mas há outras, como a de um guitarrista numa superprodução e outra em que Wendell Bezerra, dublador oficial do personagem Goku, entra na brincadeira.

Quem a brisa que matou o Kuririn?

Na animação, Freeza é o antagonista responsável pela morte de Kuririn, um jovem guerreiro que é um dos pontos engraçados da série e é assassinado pelo ataque poderoso do Imperador do Universo.

Quem fez o meme Freeza Por que você matou o Kuririn?

Como surgiu o meme do Freeza? Há alguns meses, viralizou um vídeo de Junior Caldeirão (@juniorcaldeiraoo) tentando dublar a cena da morte de Kuririn. A gravação foi produzida há 2 anos, mas só ganhou grande repercussão, segundo Caldeirão, no final de 2021.