Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me

quinta-feira, 7 de março de 2019, 0h00

Sigamos a Jesus com todo o nosso amor e de todo coração

“Jesus disse a todos: ‘Se alguém Me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-Me’” (Lucas 9,23).

Jesus está dizendo para todos que quiserem seguir-Lo que é preciso entrar na disciplina do Evangelho. E seguir Jesus significa ir mesmo atrás d’Ele, tornar-se verdadeiramente Seu discípulo. E ser discípulo d’Ele é exigente, não basta dizer que foi batizado, ir à Missa aos domingos, carregar uma cruz no peito, ter uma medalha de Nossa Senhora, porque esses são apenas adereços.

Para seguir Jesus é preciso entrar na disciplina do Evangelho. A primeira é a capacidade de renunciar, mas renunciar a si mesmo. Porque somos muito cheios de nós: nossa vontade, nosso desejo, nosso orgulho e egoísmo. Geralmente é no singular “a minha” vontade; o que “eu” quero.

Os dissabores da vida humana, do relacionamento familiar, conjugal, entre amigos, dos relacionamentos na casa de Deus, acontecem por causa do dissabor do “eu”, por estar sempre à frente do nós.

Para seguir Jesus a escola não é só para um, a escola é para todos os filhos de Deus. Então, se não sou capaz de vencer o meu egoísmo, a minha tendência ao individualismo, não conseguirei seguir a Jesus de todo o meu coração.                           

“Quem quiser Me seguir, precisa tomar  a sua cruz a cada dia”. Jesus carregou a cruz d’Ele e nós carregamos a nossa . Eu carrego a minha cruz de cada dia, você carrega a sua de cada dia.

E a vida é uma cruz, uma via crucis, e precisamos purificar a compreensão do sentido da cruz. Cristo carregou a Sua cruz, o Seu madeiro que, para uns, representava a maldição, mas ela nos salvou. Abraçar a minha cruz de cada dia, é abraçar a minha salvação.

Tem horas que a cruz pesa e não temos força. Jesus teve ajuda para carregar a cruz e, também, precisamos de ajuda e de ajudar uns aos outros. O que não podemos é abandonar e renegar a nossa cruz, amaldiçoá-la.

Precisamos, muitas vezes, lidar com os nossos próprios limites da condição humana, da saúde, financeiros, limites de situações adversas. Lide com tudo isso e com espírito evangélico. Quando tiver pesado e não tiver dando conta, não se isole. Fique irmanado com Deus e com a graça d’Ele, como irmãos que precisam ajudar uns aos outros a carregarem a sua cruz de cada dia.

Mas siga a Jesus de todo coração e com todo amor. Não se deixe enganar por falsos caminhos, pois Ele é o nosso Mestre. Renunciando a nós, abraçando a nossa cruz, iremos atrás do nosso Divino Salvador.  

Deus abençoe você!                     

23 Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

Leia o capítulo completo: Lucas 9

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me

Este versículo em outras versões da Bíblia

23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Versão Almeida Revista e Atualizada

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me

23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Versão Almeida Revista e Corrigida

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me


Também pode interessar

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me

A missão de Jesus, o enviado do Pai, é anunciar o Reino. E como bom mestre ele diz que quem quiser ganhar a sua vida tem que perdê-la, renunciando a si mesmo, assumindo sua cruz de cada dia.

Foi assim que Ele fez. Escolheu o caminho da cruz como dom de si mesmo para a felicidade da humanidade. E diz que quem quiser ser seu seguidor não poderá esperar caminho diferente.

Jesus não obriga ninguém a segui-lo, porém exige de quem, livremente, escolhe esse caminho, que observe duas condições, que não são fáceis, mas necessárias para o seguimento: renunciar a si mesmo e tomar a cruz. “Se alguém quiser me seguir” é o desafio colocado por Jesus. É uma condicional. Ele não impõe condição a ninguém para o seguimento. Apenas deixa a possibilidade de escolha, pois o seguimento implica exigências e a pessoa precisa ter consciência da responsabilidade que assumirá.

Para seguir a Jesus Cristo é preciso deixar de pensar em si mesmo. É preciso renunciar as ambições e egoísmos, voltando-se para o outro, os ajudando em suas necessidades. Tomar a cruz não é sofrer com paciência as dificuldades (doenças, desgraças, etc.) da vida, mas percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu, com coragem e fidelidade, enfrentando as intempéries, sem desanimar.

Assim, para ser seguidor autêntico do mestre é preciso sair de si mesmo, de tudo que faz voltar só pra si, sem perceber o outro como seu semelhante. É assumir a vida como dom de Deus na alegria. Jesus não engana. Ele é claro e direto “se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”.

Renunciar a si mesmo e assumir o seguimento é ter consciência de que somos pedras extraídas da Rocha firme que é Jesus. Para vivê-lo e levá-lo às outras pessoas, essa pedra que somos deve ser de edificação e não de tropeço.

Que possamos, na liberdade, fazer a escolha do seguimento, assumindo suas exigências e fazendo de nossa vida uma constância da vida de Jesus. Ele é nosso mestre e Senhor. Ele nos conduz por caminhos seguros. Ele é o único que nos faz chegar ao Pai, no Reino definitivo, a glória eterna.

Que o Senhor Jesus nos ajude a sermos pedras firmes que, extraídas de Si, consigamos edificar o fortalecer o Reino de Deus no mundo.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo tome a sua cruz e Siga

Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022. Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.

O que significa negar a si mesmo é tomar a sua cruz?

Negar-se a si mesmo quer dizer “não” às exigências do eu, isto é, fazer desaparecer o eu, destruir o eu, para que se possa ver Cristo em nós. Negar-se a si mesmo é o mesmo também que “renunciar-se a si mesmo” e às exigências do eu.

O que a Bíblia fala sobre renúncia?

Lc 14, 25-33 – Renúncia: Conversão do Coração No Evangelho de hoje, não poucos ficam surpresos e até espantados ao ouvi-l'O dizer: “Se alguém vem a mim, mas não odeia (misei – miséw) seu pai e sua mãe, seus irmãos e suas irmãs e até a própria vida, não poderá ser meu discípulo”.

O que significa renunciar a si mesmo?

E renunciar é isto mesmo: é deixar algo para abraçar outra coisa, não dá para abraçar as duas coisas ao mesmo tempo. Vai nos faltar força, equilíbrio e motivação; ficaremos estressados e mal se quisermos enfrentar uma coisa e outra ao mesmo tempo.