Um cátion é um átomo que ganhou prótons é ficou com carga elétrica positiva

Por vezes, quando falamos em química, uma das primeiras imagens que vêm à nossa cabeça é a representação de um átomo, igual a da figura aqui em cima, não é mesmo? Essas partículas microscópicas são as menores partes de uma matéria, portanto têm grande importância no estudo da origem de tudo que nos cerca. Para você entender melhor como o átomo é formado e quais são suas estruturas, preparamos este texto. Confira!

Átomos

Para entender o que são os elétrons, os íons, os cátions e os ânions, é necessário, primeiro, entender o que são os átomos. Eles são as menores unidades de uma matéria, formada por alguns elementos: elétrons (carga elétrica negativa), nêutrons (carga elétrica neutra) e prótons (carga elétrica positiva). Os prótons e nêutrons se localizam no centro do átomo, enquanto os elétrons giram ao redor do núcleo.

Os elétrons estão localizados em volta do núcleo atômico e têm carga negativa. Quando estão circulando na atmosfera do átomo, os elétrons são atraídos pelos prótons (carga positiva) e, com isso, geram uma movimentação entre cargas elétricas, chamada eletrização.

Íons

Íons são átomos que sofreram alguma eletrização, podendo ter ganhado ou perdido elétrons. Esse processo se chama ionização e pode resultar nos chamados cátions ou ânions. Cada elemento se ioniza ao entrar em contato com tipos diferentes de meios e outras substâncias.

Cátions

Durante o processo de ionização, o átomo que perde elétrons (negativos) e fica com mais prótons (positivos) é chamado de cátion. De modo geral, os elementos que mais se transformam em cátions são os metais alcalinos e alcalinos terrosos, localizados nas famílias 1A e 2A da tabela periódica. São exemplos desses metais:

Sódio (alcalino);

Lítio (alcalino);

Potássio (alcalino);

Rubídio (alcalino);

Césio (alcalino);

Frâncio (alcalino);

Berílio (alcalino terroso);

Cálcio (alcalino terroso);

Magnésio (alcalino terroso);

Estrôncio (alcalino terroso);

Rádio (alcalino terroso);

Bário (alcalino terroso).

Ânions

Diferentes dos cátions, os ânions são aquelas partículas que perdem mais prótons (positivos) durante o processo de ionização, ficando, assim, com mais elétrons (negativos). Alguns elementos têm mais facilidade em perder carga elétrica positiva. Eles são classificados como família do nitrogênio, dos calcogênios e dos halogênios, encontrados nas colunas 5A, 6A e 7A, respectivamente, na tabela periódica. Conheça quais são eles:

Nitrogênio (família do nitrogênio);

Fósforo (família do nitrogênio);

Arsénio (família do nitrogênio);

Antimônio (família do nitrogênio);

Bismuto (família do nitrogênio);

Ununpêntio (família do nitrogênio);

Enxofre (calcogênio);

Oxigênio (calcogênio);

Selênio (calcogênio);

Telúrio (calcogênio);

Polônio (calcogênio);

Livermório (calcogênio);

Cloro (halogênio);

Flúor (halogênio);

Bromo (halogênio);

Iodo (halogênio);

Astato (halogênio);

Ununséptio (halogênio).

Para se entender o que é carga elétrica, é preciso saber primeiro alguns conceitos:

O que é matéria e substância?

Índice de Conteúdo

  • 1 O que é matéria e substância?
  • 2 O que são moléculas e átomos?
  • 3 O que é carga elétrica? 
    • 3.1 Artigos Relacionados

 Aquilo que constitui todos os corpos e pode ser percebido por qualquer dos nossos sentidos é matéria. A madeira de que é feita a mesa e o vidro de que se faz o bulbo de uma lâmpada é matéria. Dessa forma, é perceptível que o nome matéria se relaciona com uma variedade grande de coisas. Cada tipo particular de matéria é uma substância, e, portanto, existem milhares de substâncias diferentes.

O que são moléculas e átomos?

 Qualquer substância é formada por partículas muito pequenas e invisíveis, mesmo com o auxílio de microscópios, chamadas moléculas. A molécula é a menor parte em que se pode dividir uma substância, e que apresenta todas as suas características.

 Por exemplo, uma molécula de açucar é a menor quantidade de açucar que pode existir. As moléculas são constituídas por átomos. A quantidade de átomos que compõem uma molécula varia de acordo com a substância.

 Existem dois tipos de cargas elétricas na natureza, convencionalmente chamadas de cargas positivas e de cargas negativas. Os portadores de cargas elétricas são partículas elementares, em particular, aquelas que constituem os átomos: Os elétrons e os prótons.

 Os átomos são compostos de um núcleo e de uma coroa eletrônica, conforme a figura abaixo. O núcleo contém os prótons e os nêutrons, enquanto a coroa eletrônica contém os elétrons. Os prótons têm carga negativa e os nêutrons não tem carga.

Um cátion é um átomo que ganhou prótons é ficou com carga elétrica positiva

 Chamamos de carga elementar e, o módulo da carga do elétron ou do próton, pois essas partículas possuem a menor quantidade de carga elétrica encontrada na natureza. Por meio de experimentos verificou-se que a carga elementar e vale:

Um cátion é um átomo que ganhou prótons é ficou com carga elétrica positiva

A unidade de carga elétrica no SI é o coulomb (C).

 Os corpos são constituídos de inúmeros átomos e, em geral, são neutros, apresentando igual número de prótons e elétrons. Os prótons, presentes no núcleo dos átomos, não possuem grande mobilidade dentro de um corpo e dificilmente são transferidos de um corpo para outro.

 Em contrapartida, os elétrons, principalmente os que estão na última camada da eletrosfera, apresentam grande mobilidade e podem se separar dos átomos. Quando um átomo perde ou ganha elétrons, ele fica eletrizado, e é denominado íon positivo (cátion) ou íon negativo (ânion), respectivamente.

 Ao retirar elétrons dos átomos de um corpo, sua carga positiva fica maior que a negativa, e o corpo passa a ficar eletrizado positivamente.

 Se os átomos de um corpo ganham elétrons, sua carga negativa fica maior que a positiva, e o corpo passa a ficar eletrizado negativamente.

E verdade que um cátion e um átomo que ganhou prótons e ficou com carga elétrica positiva?

O cátion é o íon que perdeu um ou mais elétrons e ficou com carga positiva. Já o ânion é o íon que ganhou um ou mais elétrons e ficou com carga negativa. A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas).

Como saber a carga de um cátion?

Um cátion é um átomo que possui carga positiva por possuir mais prótons do que elétrons..
Cátions com carga +1 são chamados monovalentes..
Cátions com carga +2 são chamados bivalentes..
Cátions com carga +3 são chamados trivalentes..

O que acontece quando um átomo ganha elétrons?

Já quando o elemento ganha elétrons, a quantidade de elétrons excede a quantidade de prótons e ele se transforma em um sistema eletricamente negativo, ou seja, um ânion.

Como saber se ganhou ou perdeu elétrons?

é só olhar se ele está com o sinal de positivo ou negativo em cima. Se tiver com positivo é por que perdeu elétrons, ou seja, agora tem mais prótons, por isso fica com a carga positiva. Se tiver com o negativo é por que ganhou elétrons, ou seja, agora tem mais elétrons do que prótons, por isso sua carga é negativa.