Vamos supor que um país tenha Índice de desenvolvimento humano igual a 0,788

Vamos supor que um país tenha Índice de desenvolvimento humano igual a 0,788

Vamos supor que um país tenha Índice de desenvolvimento humano igual a 0,788

O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.

Assista ao vídeo dos Professores Rocha e Lobão do Canal Mais Geo:

Vídeo: “Mais Geo – IDH” no canal Mais Geo, no site do YouTube.

Atividade

Questão 1
Explique o que você entendeu sobre o que é o IDH.

Questão 2
Explique como é calculado o IDH?

O desenvolvimento humano, tecnológico, econômico e social

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.

Vamos supor que um país tenha Índice de desenvolvimento humano igual a 0,788

Os países que apresentam um melhor IDH são consequentemente países com um bom desenvolvimento econômico e tecnológico, ao observar a tabela sobre o ranking do IDH global de 2014, percebemos que dos cinco primeiros países, quatro são do continente europeu e um da Oceania, uma característica desses países é o baixo quantitativo populacional, somente a Austrália e os Países Baixos possuem uma população entre 15 e 30 milhões de habitantes, os outros países possuem uma população abaixo dos 10 milhões de habitantes, ou seja, não podemos ficar comparando o Brasil com esses países, pois as nossas características são muito diferentes, segundo o censo do IBGE de 2010, as cinco melhores cidades para se viver no Brasil estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste, dentre elas somente um é uma capital, que é Florianópolis com o IDHM de 0,847. 

Vamos supor que um país tenha Índice de desenvolvimento humano igual a 0,788

O IDH do Brasil em 2014 foi de 0,755, em 2019 chegamos em 0761, é um crescimento modesto que mostra o tanto que ainda temos que evoluir, nas perspectivas sociais, econômicas, tecnológicas e humanas. 

Atividade

Questão 3
Para observação, pesquise na internet fotos e imagens de cidades e do povo dos países que aparecem na tabela, depois compare as fotos com a realidade que temos no Brasil.

Questão 4
Para observação, pesquise na internet fotos e imagens das cidades que aparecem na tabela, depois compare as fotos com a realidade que temos em Goiânia.


O Sistema único de saúde no Brasil e o desenvolvimento dos países – EAJA – 01/12 – Bloco2
Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências: UNDP. Desenvolvimento Humano e IDH. Disponível em: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html>. Acesso em: 03 de Novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. 
Componente Curricular: Geografia 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJACI0605) Analisar os impactos (positivos e negativos) do desenvolvimento científico e dos recursos tecnológicos na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida.

Como se calcula o índice de desenvolvimento humano?

O IDH leva em consideração três indicadores principais para sua composição: educação, saúde e renda. Esses três pontos foram escolhidos de forma estratégica para compor o IDH, já que todos os cidadãos de qualquer sociedade, em alguma medida, são impactados ou alcançados por uma ou mais dessas três variáveis.

Qual o país que tem o maior índice de desenvolvimento humano?

O líder do ranking de IDH é a Suíça, com 0,962. Em seguida aparecem Noruega (0,961), Islândia (0,959), Hong Kong (0,952) e Austrália (0,951). A Alemanha, maior economia da Europa, está na nona posição, com 0,942, seguida de perto pelos Países Baixos (0,941). O Reino Unido é o 18º colocado.

Quanto é um IDH alto?

O IDH de países que apresentam uma média acima de 0,8 é considerado alto, o IDH que está entre 0,5 e 0,79 é considerado médio e o IDH inferior a 0,5 é considerado baixo. O Brasil, pela primeira vez na história, encontra-se com um IDH considerado alto.

Como se classifica o IDH de um país?

O IDH é classificado em: baixo, médio, alto e muito alto.