A comedia de costumes o teatro popular

A comedia de costumes o teatro popular

Loading Preview

Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.

Nesse gênero são tratados, por exemplo, amores não correspondidos, costumes que hoje em dia não seriam politicamente corretos, ou seja, comportamentos que vão contra normas de conduta já estabelecidas. Como o próprio nome diz, as tramas são sempre fundamentadas numa atmosfera cômica.

Qual o objetivo da comédia de costumes?

Informações sobre o gênero: A comédia de costumes tem a intenção de fazer uma crítica à sociedade por meio do humor. Cria uma sátira dos costumes de um grupo de pessoas ao construir o enredo em torno dos códigos sociais existentes no contexto a que pertencem as personagens.

Por que a comédia de costumes tem esse nome?

Resposta. Resposta: A comédia de costumes é um gênero do teatro brasileiro. ... Artur Azevedo, autor muito popular e que retratou os costumes da sociedade brasileira do final da Monarquia e início da República, foi o consolidador do gênero introduzido por Martins Pena.

Como se caracteriza a comédia?

A comédia teve origem na Grécia Antiga, é um gênero teatral que por meio de situações bem humoradas pretende provocar o riso. Muitas vezes é utilizada para fazer críticas sociais de forma engraçada. peça, ou simplesmente no fato de tudo dar errado para o personagem.

O que significa dizer que a pessoa é comédia?

Pessoa engraçada, divertida. Ele é muito comédia, por isso que todos gostam da sua companhia.

O que faz um cenógrafo?

O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo. Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção.

O que é cenografia em arte?

Em linhas gerais, cenografia é a ambientação de um espaço a partir de elementos visuais como decoração, acessórios e iluminação. Essa arte tem suas raízes no teatro e, embora ainda seja muito associado às artes cênicas, seus conceitos extrapolam essas barreiras.

O que é cenografia e qual a função do cenário?

Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. ... A cenografia cria e tranforma o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário.

O que é cenografia no cinema?

A cenografia é uma das vertentes da arquitetura, e a forma que é expressada não é somente nas representações do mundo real e seus fatores. A cenografia vai muito além, através do ambiente cenográfico são expressados sentimentos e sensações que atinge o público de uma forma única, em um momento especifico.

Qual a importância da cenografia?

Originalmente um elemento do teatro, e derivada da arquitetura e decoração, a cenografia desempenha um papel fundamental ao comunicar através dos ambientes. O termo de origem grega descreve a arte de transformar espaços em cenários a partir de adereços e iluminação.

Como você descreveria a cenografia?

Bem,A Cenografia é muito mais do que decoração e ornamentação,a Cenografia é técnica,técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A Cenografia é parte importante do espetáculo,pois ela ambienta e ilustra o espaço/Tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.

O que é necessário para se criar um ambiente cenográfico no Teatro quem faz isso?

Resposta: Para se tornar um cenário mais "ambiental" no teatro, normalmente utilizamos árvores fakes, rio de mentira, tudo feito com materiais, por exemplo, isopor, papelão e etc.... Quem faz isso é o cenógrafo.

Onde podemos encontrar a cenografia?

É importante ter em conta que a cenografia não existe só no teatro: o cinema e a televisão também têm cenografias. Os programas de TV que não são de ficção, como o noticiário ou um programa jornalístico, também dispõem de cenografia. As origens da cenografia remontam ao teatro da Grécia Antiga.

Como trabalhar com cenografia?

Para interessados em trabalhar com arquitetura cenográfica, o ideal é procurar por cursos de especialização. Danielle Spada, que coordena a pós-graduação em cenografia da Universidade Veiga de Almeida explica que “o curso tem como objetivo preencher uma lacuna na qualificação do profissional”.

Quanto ganha um arquiteto que trabalha em uma construtora?

Arquiteto especificador: entre R$ 2.

Quais características diferenciam a cenografia da decoração?

As características que diferenciam a cenografia da decoração começam com o fato de que a cenografia baseia-se na arte e também na técnica de uma representação em perspectiva, de modo que no teatro representa o ambiente em que a história da peça teatral se aplica.

O que é preciso fazer para se tornar um arquiteto?

Para seguir carreira como arquiteto é preciso cursar o bacharelado em Arquitetura, uma graduação que dura em média cinco anos. A graduação em Arquitetura possui disciplinas de Ciências Exatas e Humanas. Durante a faculdade, o aluno aprende sobre tecnologias de construção e desenvolve habilidades de desenho.

For faster navigation, this Iframe is preloading the Wikiwand page for Comédia de costumes.

{{::readMoreArticle.title}}
{{bottomLinkPreText}} {{bottomLinkText}}

Comédia de costumes

  • Introdução
  • Referência bibliográfica

Thanks for reporting this video!

An extension you use may be preventing Wikiwand articles from loading properly.

If you're using HTTPS Everywhere or you're unable to access any article on Wikiwand, please consider switching to HTTPS (https://www.wikiwand.com).

An extension you use may be preventing Wikiwand articles from loading properly.

If you are using an Ad-Blocker, it might have mistakenly blocked our content. You will need to temporarily disable your Ad-blocker to view this page.

This article was just edited, click to reload

This article has been deleted on Wikipedia (Why?)

Back to homepage

Please click Add in the dialog above

Please click Allow in the top-left corner,
then click Install Now in the dialog

Please click Open in the download dialog,
then click Install

Please click the "Downloads" icon in the Safari toolbar, open the first download in the list,
then click Install

{{::$root.activation.text}}

Install on Chrome Install on Firefox

Please help us solve this error by emailing us at Let us know what you've done that caused this error, what browser you're using, and whether you have any special extensions/add-ons installed.

Thank you!

Luís Carlos Martins Pena nasceu no dia 05 de novembro de 1815 no Rio de Janeiro (RJ). Seu pai era desembargador e não tinha muitas posses. Ficou órfão muito cedo, com apenas um ano, de pai e aos dez anos, de mãe. Seu padrasto, o militar Antônio Maria da Silva Torres, deixou-o sob tutela, após a morte da esposa em 1825 durante o parto da filha.

Sob orientação dos tutores, ingressou na carreira comercial e concluiu em 1835, aos vinte anos, o curso de Comércio. Estudou, ainda, literatura, teatro, desenho, música, arquitetura, história, além do estudo de outras línguas. Este último foi responsável pelo ingresso do autor na carreira diplomática, o que o levou a Londres. Na viagem de volta ao Brasil, o autor sofreu complicações da tuberculose em Lisboa e faleceu aos 7 dias de dezembro de 1848 em Lisboa (Portugal).

Martins Pena é considerado o consolidador do teatro no Brasil com suas comédias de costumes que até hoje são representadas.

A primeira representação de uma peça do autor foi em outubro de 1838, a peça era “O juiz de paz na roça”, no Teatro São Pedro.

Ao passo que se despontava como escritor de peças teatrais, exercia diversos cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros, inclusive como agregado à Legação do Brasil em Londres (Inglaterra).

Além de fundador da comédia de costumes no Brasil, escreveu outros gêneros como farsas e dramas e contribuiu no Jornal do Commercio como crítico teatral.

Sua obra consta do período anterior ao Romantismo, mas é considerado como teatro romântico. Suas peças brincavam com os costumes na época do rei, com personagens populares, como que tiradas das ruas do Rio de Janeiro e colocadas no papel: malandros, moças com ânsias em casar, juízes, estrangeiros, jovens pomposos, velhas solteiras, funcionários públicos, meirinhos, contrabandistas, etc. O âmbito social e o enredo escolhidos por Martins Pena também refletia os da época casamentos, festas na roça, festas da cidade, decisão de herança, pagamento de dotes, e assim por diante.

Martins Pena, com certeza, ofereceu uma identidade ao teatro brasileiro, dando ao mesmo cunho histórico, uma vez que retratava a própria sociedade brasileira da primeira metade do século XIX.

Obras: Um Sertanejo na Corte (1833-37), O Juiz de Paz da Roça (1842), O Judas em Sábado de Aleluia (1846), O Cigano (1845), As Casadas Solteiras (1845), O Noviço (1845), O Namorador ou A Noite de São João (1845), O Caixeiro da Taverna (1845), Os Meirinhos (1845), Os Ciúmes de um Pedestre ou O Terrível Capitão do Mato (1846), Os Irmãos das Almas (1846), O Diletante (1846), Quem Casa, Quer Casa (1847).

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras