Como tirar vermelhidão da pele rápido caseiro

Uma queimadura de sol é muito dolorosa e nem sempre temos acesso a produtos apropriados para o alívio imediato. Quando isso acontecer, alguns itens caseiros podem ser úteis – tanto para quem não tem alternativas como para quem quer passar produtos contendo menos químicos nocivos à saúde.

Abaixo, elencamos o que passar em queimadura de sol para alívio imediato, mas, lembre-se, em casos graves, o melhor é sempre procurar uma médica ou médico.

Opções naturais para aliviar queimadura de sol

Óleo de coco

A ardência causada pela queimadura de sol pode ser aliviada ao passar óleo de coco no local afetado. Isso porque ele hidrata e acalma a pele, dando uma sensação de alívio. Saiba mais sobre o óleo de coco nas matérias: “Óleo de coco: benefícios, para que serve e como usar” e “Óleo de coco faz bem para a pele. Entenda e saiba como usar“.

Óleo de calêndula

Ótimo remédio natural para ferimentos e queimadura de sol na pele, porque acelera a cicatrização e ainda nutre a pele – é recomendado para áreas sensíveis, como o rosto. Ajuda no condicionamento e rejuvenescimento das áreas danificadas, impedindo um tom de pele irregular ou então uma vermelhidão na área tratada.

Como tirar vermelhidão da pele rápido caseiro
Como tirar vermelhidão da pele rápido caseiro

Pode ser utilizada para lavar a área afetada e ajuda a proporcionar um efeito calmante e arrefecedor. A raiz também é conhecida por acelerar a cicatrização de lesões tópicas, tornando-se um excelente remédio para queimadura de sol, especialmente quando aplicada constantemente e em abundância nas áreas afetadas.

Hortelã-pimenta

Seja na forma de óleo (seu próprio óleo essencial) ou junto com água de cozimento, a hortelã-pimenta acalma a pele e facilita o seu resfriamento. As suas propriedades antimicrobianas naturais ajudam a prevenir a infecção e a acelerar a cicatrização, enquanto que suas propriedades analgésicas ajudam a aliviar o desconforto da queimadura. Mas tome cuidado: o óleo essencial de hortelã-pimenta é muito concentrado! Não aplique diretamente na pele. Dilua-o em óleo carreador como óleo de coco na proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo vegetal.

  • Óleos vegetais: conheça os benefícios e propriedades

Raiz de gengibre

Uma decocção da raiz de gengibre aplicada na área afetada pode aliviar a dor localizada e acelerar a cicatrização através do aumento do fluxo sanguíneo na região. Com suas poderosas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o gengibre ajuda a diminuir o desconforto nas áreas afetadas. Para queimadura muito dolorosa, a solução é fazer um emplastro de gengibre quente, descascado e triturado, para não irritar a pele.

  • Benefícios do gengibre e seu chá

Queimadura de sol que causa desconfortos leves pode ser solucionada com o amido de milho. Ele absorve a umidade e o suor da pele, evitando o desconforto causado pela reação do ácido com a pele ferida e também cria uma fina película de ressecamento, permitindo que a pele se recupere o mais rápido possível. Use-o com moderação e opte por outras soluções se a sua queimadura apresentar sinais de bolhas ou lesões.

Batata

Acredite ou não, as batatas são consideradas excelentes remédios para ferimentos na pele, como a queimadura de sol. Você pode usar o purê de batata ou bater a batata crua em um processador de alimentos – ambas as formas provocam o mesmo efeito. Confira esse e outros usos para a batata.

Manteiga de karité

É uma velha conhecida para problemas de pele. Muito utilizada como pomada, essa manteiga possui propriedades emolientes, anti-inflamatórias, analgésicas e umectantes, que ajudam a combater a queimadura de sol moderada e grave. Deve ser aquecida em uma caldeira dupla, para uma aplicação mais fácil, rápida e confortável.

  • Manteiga de karité: poderoso hidratante natural

Como tirar vermelhidão da pele rápido caseiro
Como tirar vermelhidão da pele rápido caseiro

O gel da babosa, também conhecida como Aloe vera, é ótimo para passar em queimadura de sol, pois além de proporcionar sensação de refrescância, a babosa possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes. Saiba mais sobre a babosa na matéria “Babosa: benefícios, para que serve e como usar“.

Óleo de rosa mosqueta

As feridas causadas pela queimadura de sol podem ser tratadas com óleo de rosa mosqueta. Um compilado de estudos científicos feito pela Universidade de Brasília confirmou o saber popular em torno dos benefícios do óleo de rosa mosqueta, mostrando que ele possui alto poder de tratamento de feridas abertas e cicatrizes. Os estudos também confirmaram o alto poder antioxidante do óleo de rosa mosqueta e seu potencial como agente na prevenção de câncer. Entenda melhor na matéria: “Óleo de rosa mosqueta tem benefícios comprovados“.

Muito banho e água

Um dos melhores remédios para queimadura de sol é um bom banho de água fria, pois ajuda a aliviar as dores localizadas. Adicione também pequenas quantidades de vinagre, bicarbonato de sódio ou de óleos essenciais (como lavanda, menta e cravo), porque além de acelerarem a cura, vão estimular a regeneração da pele e neutralizar a infecção.

Quem nunca sofreu os efeitos do excesso de exposição ao sol? Já estamos em uma época de altas temperaturas no país e com a chegada do verão aumenta também o número de pessoas que correm para a praia ou para a piscina em busca de um bronzeado.

O problema é quando a gente exagera no tempo que fica exposta ao sol e fica toda vermelha. Conviver com queimaduras de sol não é nada agradável, a pele arde até mesmo ao tomar banho. O Universo Jatobá separou algumas dicas caseiras para aliviar os efeitos das queimaduras solares.

Chá de camomila gelado – Esse chá possui efeito calmante e pode ajudar a diminuir a vermelhidão e a ardência na pele. Prepare o chá de camomila normalmente e coloque o líquido na geladeira. Depois é só fazer compressas sobre as áreas mais afetadas.

Amido de milho – Ele absorve o suor e o calor da pele, além disso, cria uma fina película na pele para que ela se recupere mais rapidamente. Experimente preparar um banho com água fria e adicionar duas ou três colheres de sopa de amido de milho. Cuidado para não exagerar na quantidade de amido.

Batata – Você sabia que a batata é considerada um ótimo remédio para tratar queimaduras solares? Uma opção é utilizar rodelas de batata crua sobre as áreas que estão queimadas. Esse procedimento traz um alívio rápido. Você também pode fazer um purê de batata e passar na pele.

Mel – Ele possui efeito hidratante e cicatrizante. Por isso você pode aplicar o mel em queimaduras solares para acelerar o processo de cicatrização. Para a facilitar a aplicação, dilua o mel com um pouco de água.

Iogurte – A lactose presente no iogurte hidrata a pele e acelera o processo de cicatrização. Coloque o iogurte na geladeira antes de aplicar na área da pele que está queimada do sol. O iogurte ajuda a aliviar os efeitos de queimaduras moderadas e graves.

Óleo de calêndula – É recomendado para áreas sensíveis como o rosto. O óleo de calêndula nutre a pele e ajuda no processo de cicatrização. Ele diminui o aspecto de vermelhidão da pele.

Água fria – O melhor remédio para queimaduras solares é tomar banho frio ou fazer compressas com água fria, pois ajuda a aliviar as dores. Após o banho, use um hidratante corporal. Se a pele estiver muito ressecada, evite usar sabonete durante o banho.

O ideal é evitar a exposição ao sol sem proteção solar para não sofrer com as temidas queimaduras. Passe um protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol. Reaplique a cada duas horas ou após entrar na água. Use boné ou chapéu e não se esqueça do óculos de sol. Evite ficar no sol das 10h às 16h e beba bastante água. Com esses cuidados você pode aproveitar o verão sem peso na consciência!

Compressas de leite gelado aliviam a inflamação e amenizam a dor da queimadura. “Isso acontece porque, além das proteínas da bebida, a baixa temperatura reduz a circulação sanguínea e anestesia as terminações nervosas afetadas”, explica Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

2. Aloe vera

A planta tem poder calmante, anti-inflamatório e antibacteriano, ideal para quem exagerou nas horas sob o sol. Além disso, tanto o gel extraído da babosa quanto os produtos que levam a planta em sua composição agem como uma camada protetora ao mesmo tempo que deixam a pele recém-vermelha respirar. A aloe vera ainda é rica em nutrientes, sais minerais, vitaminas e enzimas capazes de hidratar e regenerar a pele.

  • Proteste: 3 repelentes não informam tempo de proteção correto

3. Soro fisiológico

“Lavar a região com soro fisiológico reduz o processo inflamatório e previne infecções”, diz Caio. A melhor maneira de fazê-lo é jogar o soro na região e deixar escorrer para imitar o efeito de lavagem em água corrente. Para secar, use uma toalha e aplique uma pressão suave – mas não esfregue.

4. Camomila

Seu efeito calmante é amplamente conhecido, mas o que você talvez não saiba é que o chá de camomila pode ser usado não só para deixá-la mais tranquila como também para tratar o estrago do sol no corpo. Basta deixar a bebida esfriar na geladeira e usá-la para fazer compressas. “Deixe agir no local da queimadura por 10 minutos para amenizar a dor e auxiliar na cicatrização”, ensina Caio.