Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

O Brasil é abundante. De praias, sabores, culturas e tradições. Cada região tem um passado diferente e celebra suas raízes em festas tradicionais próprias. A mistura de índios, africanos e europeus formou o Brasil de maneira truculenta. Mas essa cicatriz não é a única hoje.

O mundo chega todo dia em nosso litoral e nós, fomos conquistando o mundo. Somos deliciosamente impossíveis de definir, dispensamos etiquetas e sabemos viver, temos os melhores destinos para uma viagem pelo país!

Festas populares brasileiras no Norte:

1. O Festival de Parintins do Amazonas

O Festival de Parintins é uma das mais importantes festas do folclore brasileiro. 

O Bumbódromo, arena que recebe a batalha entre o Caprichoso e o Garantido fica na pequena cidade de Parintins mesmo, mas você pode se hospedar em Manaus e participar dessa festa azul e vermelha.

O voluntariado na cidade de Manaus, é uma alternativa para viver a cultura local e economizar. Todo mês de junho, viajantes do mundo todo chegam na cidade para viver intensamente essa mistura de lendas amazônicas com rituais indígenas e costumes ribeirinhos que farão você querer conhecer todo o estado amazonense e sua região.

 2. A Festa de São Benedito do Pará

Também conhecida como Marujada de Bragança, além de festa popular, é uma das manifestações de religiosidade mais fortes do Brasil. 

Entre o xote e o retumbão, pandeiros e rabecas os marujos festejam a permissão de celebrar São Benedito, o santo negro, concedida aos escravos da região no século XIX. Além das festas populares, quem faz voluntariado em Belém do Pará prova o verdadeiro açaí do norte, os sabores do Mercado Ver-o-Peso e um pouco mais da história do Brasil. 

Continue viajando, leia: Guia de atrações gratuitas na Chapada dos Veadeiros

Festas populares brasileiras no Nordeste:

3. A Festa do Bonfim da Bahia

A lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, é uma das tradições mais conhecidas do Brasil. 

Ela começou quando escravos foram obrigados a lavar os degraus da igreja, uma semana antes da festa do santo. Até hoje, a cerimônia das Águas de Oxalá acontece na primeira semana de Janeiro. Aproveite seu voluntariado em Salvador para participar, com as baianas, da festa religiosa que leva água de cheiro, cantos, tambores e ensinamentos sobre a cultura do Nordeste que acrescentarão muito em sua viagem pelo Brasil!

4. A Festa Junina de Recife

A famosíssima Festa Junina é celebrada em praticamente todas as escolas do Brasil, mas é em Caruaru que está a maior festa popular brasileira ao ar livre.

O mês de Junho une as comemorações de São João, Santo Antônio e São Pedro, formando uma das manifestações de religiosidade brasileiras que não segue uma só tradição. Só não pode faltar fogueira, quentão, correio elegante, quadrilha e paçoca. Aproveite seu voluntariado em Recife para conhecer a celebração em diferentes cidades. Caruaru e Olinda são destinos imperdíveis. 

Leia também: Eu mudei e isso não tem volta: comecei meu mochilão pelo Brasil

5. A Festa do Divino do Maranhão

A Festa do Divino é celebrada em diversas cidades brasileiras, mas é em São Luís do Maranhão que se celebra com força, por dias a fio.

A diferença do Divino e de outras festas populares religiosas, é que a tradição e a fé ainda dirigem os festejos na capital e no interior. São dias de festa, comidas, roupas, danças e ritmos girando em torno do Divino Espírito Santo. Cada cidade celebra de sua forma, e segundo Bartira Menezes, que levou a festa para São Paulo: 

“Não existe jeito errado. O intuito é cultuar Deus seja qual for a possibilidade de cada região. Está certo se sentir bem e fazer com amor”, explica.

Veja também: 8 destinos baratos e de tirar o fôlego no Brasil

Festas populares brasileiras no Sudeste:

6. O Congado de Minas Gerais

O Congado de Chico Rei, de Ouro Preto, é uma daquelas tradições do Brasil que conta nossa história. 

Francisco era um Rei no Congo, até ser trazido em um nau portuguesa para trabalhar no ciclo do ouro em Minas como escravo. Além de ter perdido sua família, trabalhou até comprar a liberdade de seu único filho e, posteriormente, de outros escravos. A Congada, que começa antes do natal e termina no dia de reis, relembra a história de Chico e você pode participar da festa como voluntário em Ouro Preto.  

7. O Carnaval do Rio de Janeiro

Ame ou odeie, nosso carnaval é famoso até na China.

O Carnaval é uma das tradições do Brasil mais respeitadas. Foliões sérios trabalham o ano todo por sua escola de samba, já os descontraídos, deixam de trabalhar em fevereiro para festejar na rua acompanhando os cordões. Como voluntário no Rio de Janeiro durante a época, você vai viver essa festa popular brasileira sim ou sim. Pode ser muito bom. 

Leia também: As mais incríveis cachoeiras da chapada dos veadeiros, em Goiás

Festas populares brasileiras no Sul:

8. A Oktoberfest de Santa Catarina

Viaje para Alemanha sem precisar de passaporte em uma festa que celebra a resistência e trajetória de imigrantes que vieram para o Brasil. 

Seja voluntário em Blumenau no mês de outubro e participe da famosa Oktoberfest, festival popular da Alemanha que virou tradição brasileira. Nessa festa folclórica, que começou com a imigração de alemães para o sul do Brasil, não pode faltar cerveja, música e comidas típicas. 

Gostou do texto? Deixa seu thanks e seu comentário! Também aceito sugestões de temas para o próximo post. Me acompanhe  nas redes sociais do projeto Sola no Mundo, é só buscar @solanomundo, ou no meu site. Continue sua viagem pelo Brasil com a Worldpackers, leia também: 

Ouça este artigo:

Folguedos são festas populares que fazem parte do folclore brasileiro, envolvendo música, dança e teatro. Os Folguedos são formados por aspectos culturais dos povos indígenas, africanos e portugueses, e ao longo do tempo, foram sofrendo algumas mudanças e recebendo novas características.

Os principais Folguedos são:

Afoxé: Dança de origem africana, ligada aos rituais do candomblé (religião afro-brasileira). A manifestação é típica da Bahia e ocorre em época de carnaval, no entanto, não é um desfile carnavalesco.

Bumba-meu-boi: Dança de rua que conta a história sobre a morte e ressurreição de um boi. Acontece em todo país entre novembro e janeiro, e possui nome diferenciado de acordo com cada estado brasileiro. Possui elementos culturais africanos, indígenas e portugueses, e é típico do nordeste.

Caboclo: Danças que representam a cultura indígena. As apresentações são muito comuns em Pernambuco e Paraíba.

Cavalhada: Apresentação teatral baseada numa batalha medieval entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos). A brincadeira reúne várias etapas como jogo de argolas, corrida de cavaleiros, desfiles, provas e outras atividades. O folguedo é conhecido principalmente em cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Congada: Manifestação cultural afro-brasileira que envolve canto, dança e música. A congada celebra em forma de procissão as entidades dos cultos africanos, identificadas com santos da igreja católica.

Folia-de-reis: Apresentação pública onde são homenageados os três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior), que presentearam o menino Jesus em seu nascimento.

Maracatu: Dança e música que envolvem culturas africanas, indígenas e portuguesas. A manifestação surgiu em Pernambuco e possui traços marcantes com seus figurinos coloridos e extravagantes.

Marujada: Conhecida também como Fandango, é uma representação das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII, por meio de encenação, música e dança. Além das descobertas, a apresentação também fala sobre a difícil vida dos marinheiros em alto mar. Típica da região Nordeste.

Pastoril: Encenação onde o tema principal é sobre o anúncio do nascimento de Jesus Cristo pelo anjo Gabriel.

Reisado: Os participantes desfilam pelas ruas, dançando, cantando e pedindo donativos. Acontece em época de Natal e é muito comum no Nordeste.

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

Quer conhecer mais das principais festas populares brasileiras? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo sobre essas festividades que espalham alegria, beleza e tradição por todo o nosso território.

Comemorações de janeiro a dezembro! Não à toa o Brasil é conhecido por ser o país das festas. Ano Novo, festas religiosas, Carnaval, festa junina, entre outras, fazem a alegria da população o ano todo. Claro que sempre há um destaque, mas não se pode negar que as festas populares brasileiras são atrativas, independente do estado ou ocasião.

Quem está planejando viajar pelo Brasil, pode ter uma certeza: sempre haverá uma festa, mesmo que em proporções menores, para curtir e conhecer a cultura local. Por exemplo, para quem quer aproveitar o sol e conhecer as melhores praias do Nordeste, apostar no Carnaval pode ser uma boa opção. Já para quem prefere um friozinho e a época natalina, o Natal Luz, em Gramado é a escolha certeira.

Ainda sem seguro para seu carro?

Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

A tradição das festas populares brasileiras oferece muita diversidade, por isso, o Brasil é conhecido como um dos países de maior representação cultural no mundo. Pensando nisso listamos cinco festas famosas, em diversos estados, para aproveitar ao máximo e de diversas formas.

Voltando a falar sobre as festas populares brasileiras, veja grandes eventos espalhados pelo país e escolha um para curtir.

Quais as melhores festas populares brasileiras

Confira abaixo uma lista das festas mais populares do Brasil.

Carnaval: o destaque das festas populares brasileiras

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

Não há como falar em festas populares brasileiras e não citar o Carnaval, simplesmente a mais tradicional festa popular do Brasil e, provavelmente, uma das preferidas da população e dos turistas. Ao redor do mundo é possível conhecer outras festas de Carnavais, mas a tradição brasileira é destaque.

O evento ocorre entre fevereiro e março e movimenta multidões pelo país inteiro. Oficialmente, são quatro dias de folia, que são determinados com base na data do Domingo de Páscoa daquele ano. A festa conta com muita diversão em diversos estados do país, mas quem vive no Brasil sabe que o Carnaval dura muito mais do que isso. São dias de antecedência para curtir a festa e uns bons dias após o Carnaval. É uma das mais longas festas populares brasileiras.

O interessante do Carnaval é que cada região tem as suas particularidades e tradições, o que torna essa festa ainda melhor. Por exemplo: em Recife o Carnaval é muito diferente de São Paulo. Assim como o Carnaval de Belo Horizonte é diferente do Rio de Janeiro.

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

Dentre os acontecimentos mais populares do Carnaval estão os trios elétricos de Salvador que arrastam multidões pela cidade, as belíssimas escolas de samba cariocas e os bloquinhos de rua. Sem dúvida, um Carnaval completo passa por um desses pontos.

Para quem desejar curtir esta que é uma das maiores festas populares brasileiras, a escolha dos destinos mais procurados passa por Salvador, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma festa de tradição e fé

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

A Bahia sabe como fazer uma boa festa. Uma das festas populares brasileiras mais famosas e a segunda maior desse estado é a Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma procissão em Salvador, que reúne mais de 800 mil pessoas todos os anos. O evento acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

As pessoas se vestem de branco e seguem da igreja da Conceição da Praia para a igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Um trajeto de cerca de 8 quilômetros. Ao chegar na igreja do Bonfim, as baianas vestidas de trajes típicos, sobem a Colina Sagrada com vasos de água de cheiro e lavam a escadaria da igreja e homenageam Oxalá, o maior dos orixás e representante do Senhor do Bonfim no Candomblé.

As baianas também despejam a água na cabeça dos fiéis como forma de representar o símbolo da fé e da esperança, fazendo com que essa seja uma das festas populares brasileiras mais simbólicas para os que a acompanham.

Festa de São João ou Festa Junina: danças, fogueira e tradição

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

Em cada região do país esse evento tem um nome diferente, o que não tira seu brilho e posição entre as maiores festas populares brasileiras. Originalmente mais tradicional no Nordeste, a Festa de São João ganhou o Brasil todo e é marcada por muita comida, músicas e decorações típicas.

E por falar em tradição, a festa tem como característica marcante, as danças juninas em volta da fogueira. Como a festa ganhou algumas variações, em cada estado há peculiaridades bem interessantes.

No Nordeste, a Festa de São João traz grupos e competições, sendo as mais famosas em Salvador, na Bahia, em Caruaru, Pernambuco, e a maior do mundo em Campina Grande, Paraíba.

Já na região Sudeste, o diferencial desta que é uma das festas populares brasileiras de maior sucesso, são as tradicionais quermesses. Com diversas barraquinhas de comida ou de brincadeiras o evento movimenta a cidade de São Paulo e todo o resto do estado.

Beleza e natureza no Festival Folclórico de Parintins

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

Saindo um pouco do Nordeste e indo para a região Norte, o Festival Folclórico de Parintins é uma das festas populares brasileiras mais belas do mundo e acontece na maior floresta do planeta, a floresta amazônica, mais especificamente na cidade de Parintins.

O Festival Folclórico acontece na última semana de junho, quando as pessoas se reúnem no estádio – que tem formato de uma cabeça de boi – conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas.

A tradição do evento é dividida entre dois personagens: o Boi caprichoso, da cor azul e o Boi Garantido, da cor vermelha, que disputam o posto de mais belo, em apresentações sensacionais que duram 3 dias. Esta sem dúvidas, é uma festa popular brasileira que merece ser conhecida.

Festa do Peão de Barretos: o legado sertanejo

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

Esse é um daqueles eventos para quem gosta de aproveitar ao máximo, visto que a Festa do Peão dura, mais ou menos, dez dias. Por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração.

Ela acontece em Barretos, interior de São Paulo, e é cercada de rodeios e shows sertanejos. Atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.

Congada: história e crença nas festas populares brasileiras

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

Entre as festas populares brasileiras que trazem a celebrações de fé e mística, a Congada realiza a fusão entre crenças culturais africanas e católicas, com musicas, danças e encenações. A festa se tornou bem famosa em cidades do interior de Minas, Paraíba, Pernambuco e Paraná.

Quando é comemorada?

A data em que a Congada é comemorada depende do local da festividade, mas ela normamente acontece entre os meses de maio e outubro.

Folia de Reis

Está é uma das mais tradicionais e celebradas festividades brasileiras. Comemorada desde meados do século XVIII, a manifestação faz parte da tradição católica e celebra a adoração dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – e sua visita ao menino Jesus.

Essa festa reúne cortejos compostos de um mestre, um contramestre, os três reis magos e diverso palhaços, alfeires e foliões . Eles utilizam roupas coloridas e brilhantes e andam pelas ruas da cidade tocando e dançando de porta em porta para proferir louvações e receber dinheiro e presentes.

Quando é comemorada?

A Folia de Reis dura 12 dias, ocorrendo o dia 24 de dezembro (véspera do nascimento do menino Jesus) e 6 de janeiro (quando os Reis Magos chegam a Belém).

Qual sua origem?

A origem do Reisado remonta as tradições cristãs de Portugual e Espanha. Ela foi trazida ao Brasil pelos europeus em meados do século XVIII.

Antes de viajar, cote seu seguro viagem!

Mas antes de sair viajando pelo Brasil afora, fazer um seguro viagem é fundamental para garantir a proteção em caso de qualquer eventualidade. Principalmente para quem opta por viajar de avião ao fazer seu roteiro, o seguro é uma garantia, por exemplo, em casos de bagagens extraviadas.

Cote o seu seguro agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora online do país. Para fazer uma cotação é bem simples: clique no botão, preencha o formulário em nosso site ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores. Eles terão um plano adequado às suas necessidades e à viagem que você pretende realizar.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Ela é realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo. Uma das festas populares brasileiras com maior riqueza histórica, simbólica e de beleza incomparável.

Cite tres festas populares tambem conhecidas como folclore

3.07 / 1433 votos

[addtoany]