O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

Olá, estamos implementando um modelo pioneiro de preparatório para o vestibular, baseado em tecnologia. E queremos te convidar para participar, gratuitamente.

Só Exercícios © 2014-2021

O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

01. (UESPI) Analise a descrição dos modelos atômicos apresentada a seguir.

1. MODELO ATÔMICO DE DALTON: Dalton descrevia a matéria a partir de algumas hipóteses: tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; os átomos são indivisíveis e indestrutíveis, e existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza.

2. MODELO DE THOMSON: o átomo era uma esfera de eletricidade positiva, onde estavam submersas partículas negativas denominadas elétrons. Foi Thomson que lançou a ideia de que o átomo era um sistema descontínuo, portanto, divisível.

3. MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD: o átomo ocuparia um volume esférico e possuía um núcleo, o qual possuía a maior parte da massa do átomo, bem como teria uma carga positiva. A região externa ao núcleo estaria ocupada pelos elétrons em movimento em torno deste núcleo.

4. MODELO ATÔMICO DE BOHR: os elétrons giram em torno do núcleo de forma circular e com diferentes níveis de energia, chamados por Bohr de orbital atômico (OA). Nestes OA, os elétrons apresentariam energias constantes. Os elétrons saltam para orbitais de mais alta energia, retornando ao seu estado fundamental, após a devolução da energia recebida, emitindo um fóton de luz equivalente.

5. MODELO ATÔMICO “MODERNO”: O modelo atômico atual é um modelo matemático-probabilístico embasado, fundamentalmente, nos princípios da Incerteza de Heisenberg e no da Dualidade partícula-onda de Louis de Broglie. Além disto, Erwin Schröndinger (1887 – 1961) a partir destes dois princípios criou o conceito de Orbital (regiões de probabilidade).

Apresenta incorreções na descrição do modelo:

a) Modelo 2.

b) Modelo 3.

c) Modelo 1.

d) Modelo 5.

e) Modelo 4.

O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite
O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite
O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

02. (CPCON) O modelo atômico de Thomson sugere que o átomo (do grego, “indivisível”) é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça, incrustada de elétrons, de tal sorte que a carga elétrica líquida é nula, apontando para o átomo não mais como a menor partícula de matéria. Para corroborar com as ideias de Thomson, um aluno seu, Ernest Rutheford, propôs um experimento que conseguiria provar a veracidade das conclusões de seu orientador. A atividade baseava-se em passar a radiação proveniente de Polônio radioativo por um conjunto de lâminas de Chumbo com um orifício central e atingir uma lâmina de ouro extremamente fina, anterior a um anteparo móvel recoberto com Sulfeto de Zinco. Entretanto, seus resultados não foram os esperados por Rutheford. Qual das alternativas abaixo apresenta uma observação que NÃO pode ser concluída a partir dos resultados do experimento?

a) O átomo contém imensos espaços vazios.

b) A maioria das partículas alfa, provenientes da amostra de Polônio, atravessou a placa de Ouro sem sofrer desvio considerável em sua trajetória.

c) O núcleo do átomo tem carga positiva.

d) No centro do átomo existe um núcleo muito pequeno e denso.

e) O átomo é composto de um núcleo e de elétrons em seu redor, que giram em órbitas elípticas.

03. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações a respeito do experimento de Rutherford e do modelo atômico de Rutherford-Bohr.

I - A maior parte do volume do átomo é constituída pelo núcleo denso e positivo.

II - Os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias ao redor do núcleo.

III- O elétron, ao pular de uma órbita mais externa para uma mais interna, emite uma quantidade de energia bem definida.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

04. (VUNESP) As figuras representam dois modelos, 1 e 2, para o átomo de hidrogênio. No modelo 1, o elétron move-se em trajetória espiral, aproximando-se do núcleo atômico e emitindo energia continuamente, com frequência cada vez maior, uma vez que cargas elétricas aceleradas irradiam energia. Esse processo só termina quando o elétron se choca com o núcleo. No modelo 2, o elétron move-se inicialmente em determinada órbita circular estável e em movimento uniforme em relação ao núcleo, sem emitir radiação eletromagnética, apesar de apresentar aceleração centrípeta, nesse modelo a emissão só ocorre, de forma descontínua, quando o elétron sofre transição de uma órbita mais distante do núcleo para outra mais próxima.

O brilho das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite

A respeito desses modelos atômicos, pode-se afirmar que

a) o modelo 1, proposto por Bohr em 1913, está de acordo com os trabalhos apresentados na época por Einstein, Planck e Rutherford.

b) o modelo 2 descreve as ideias de Thomson, em que um núcleo massivo no centro mantém os elétrons em órbita circular na eletrosfera por forças de atração coulombianas.

c) os dois estão em total desacordo com o modelo de Rutherford para o átomo, proposto em 1911, que não previa a existência do núcleo atômico.

d) o modelo 1, proposto por Bohr, descreve a emissão de fótons de várias cores enquanto o elétron se dirige ao núcleo atômico.

e) o modelo 2, proposto por Bohr, explica satisfatoriamente o fato de um átomo de hidrogênio não emitir radiação o tempo todo.

05. (UFU) O “brilho” das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite, pode ser compreendido pelo efeito da luminescência. Sem esse efeito, teríamos dificuldade de visualizar a informação das placas no período noturno, o que acarretaria possíveis acidentes de trânsito.

Esse efeito, conhecido como

a) fosforescência, pode ser explicado pela quantização de energia dos elétrons e seu retorno ao estado mais energético, conforme o Modelo Atômico de Rutherford.

b) bioluminescência, pode ser explicado pela mudança de nível energético dos elétrons e seu retorno ao nível menos energético, conforme o Modelo de Rutherford-Bohr.

c) fluorescência, pode ser explicado pela excitação dos elétrons e seu retorno ao estado menos energético, conforme o Modelo Atômico de Bohr.

d) luminescência, pode ser explicado pela produção de luz por meio da excitação dos elétrons, conforme o Modelo Atômico de Thomson.

06. De acordo com a Física clássica, as principais partículas elementares constituintes do átomo são:

a) prótons, elétrons e carga elétrica.

b) prótons, nêutrons e elétrons.

c) elétrons, prótons e spin.

d) elétrons, nêutrons e átomo.

e) nêutrons, negativa e positiva.

Faaala, Lívia, meus parabéns pelo foco! Continue assim e utilize sempre a quarentena a seu favor!! Pode nos mandar duvidas sempre que estaremos por aqui haha

Vamos lá

A diferença entre a que você marcou e a correta é conceitual. A bioluminescência é quando um ser vivo emite luz. O mais conhecido, o vagalume, emite luz a partir de uma reação química que ocorre com a liberação de energia. Perceba que aqui não há sempre a excitação de elétrons, nesse exemplo há uma reação que libera energia.

O conceito em si de fluorescencia e fosforescencia é o de que há a excitação de alguns elétrons por uma fonte externa, como uma luz( a exemplo da placa de transito da questão e a luz dos carros) e, ao retornarem quando encerra-se o estímulo da luz, esses eletrons retornam a um nivel de energia mais interno e emitem em forma de luz.

É o famoso "Brilhar no escuro", que nem o tenis que todos tinhamos quando eramos pequenos haha

Os conceitos que recomendo saber são:

Bioluminescência: Emissão de luz por seres vivos

Fluorescencia: Emissão RÁPIDA de luz pelo retorno de elétrons ao seu nivel mais interno, após a excitação por uma fonte externa(geralmente de luz)

Fosforescência: Emissão LENTA de luz  pelo retorno de elétrons ao seu nivel mais interno, após a excitação por uma fonte externa(geralmente de luz)

Triboluminescência: Emissão de luz por retorno de elétrons a partir da excitação por atrito com alguma superfície.

Quimioluminescência: Emissão de luz por alguma reação química( o neon que tinhamos que quebrar para que ele brilhasse, ao quebrarmos, gerávamos uma reação quimica e nem sabíamos!) #QuímicaNoJardimDeInfância!

É isso, a sua está errada pois a emissão de luz pelo retorno de eletrons está associada a fluorescencia e fosforescencia!!

Espero ter ajudado e sinta-se em casa para nos mandar duvidas sempre!!

Ótimos estudos!!