O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios

O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. Existem quatro tipos principais de carvão mineral; turfa, linhito, hulha e antracito, em ordem crescente do teor de carbono. Embora utilizado como combustível, em Gales, na Grã-Bretanha, desde o segundo milênio a.c., o carvão só começou a ser minerado de forma mais ou menos sistemática na Europa por volta do século XIII, época em que já era conhecido dos índios norte-americanos. A revolução industrial ampliou a demanda do minério, que só reduziu no século XX, com a difusão do emprego do petróleo como combustível. O carvão mineral gera energia termelétrica, liberando dióxido de carbono, responsável pelas chuvas ácidas, poluição atmosférica em geral. Os maiores produtores de carvão mineral são a China, os Estados Unidos, a Austrália, a Rússia e a Indonésia. No Brasil uma das principais jazidas se encontra no Rio Grande do Sul, como no vale do rio Jacuí, cuja produção é consumida pelas usinas termelétricas locais. No Estado de Santa Catarina é realizada a maior produção de carvão, com destaque para o vale do rio Tubarão.

1750-Descobre-se na Pensilvânia (EUA)recurso responsável pela 2º Revolução Industrial. 1867 o alemão Nicolaus Otto inventa o motor de combustão interna por pistões. 1893 começam a ser vendidas os primeiros carros a motor de gasolina. 1904- Descoberta das reservas do Irã. No fim da 1º Guerra as reservas do Oriente Médio são partilhadas pela França, Reino Unido e Rússia. 1938 no Brasil é perfurado o primeiro poço produtivo na Bahia. 1953- Criação da Petrobrás 1973 1ª crise do petróleo em virtude da guerra do Yom Kyppur, promovido pela OLP, liderada por Yasser Arafat. 1979 2ª crise do petróleo promovido pela Revolução Islâmica do Irã. 1991 3ª crise do petróleo, promovida pela invasão do Kuwait.

aconteceu em 1973 em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, tendo os países árabes organizados na OPEP aumentado o preço do petróleo em mais de 300%.

ocorreu durante a crise política no Irã e a consequente deposição de Xá Reza Pahlevi o que desorganizou todo o setor de produção no Irã, onde os preços aumentaram em mais de 1000%. Na sequência da Revolução iraniana, o Aiatolá Khomeíni assume o poder e torna o Irã uma república teocrática.travou-se a Guerra Irã-Iraque, na qual foram mortos mais de um milhão de soldados de ambos os países, tendo o preço disparado em face da súbita diminuição da produção de dois dos principais produtores mundiais.

Foi a Guerra do Golfo em 1991, depois que o Iraque governado por Saddam Hussein ter invadido o país vizinho Kuwait, um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Com a invasão das forças militares dos EUA e dos países aliados, os iraquianos foram expulsos do Kuwait. Contudo incendiaram alguns poços de petróleo do emirado provocando uma crise econômica e um dos maiores desastreas ecológicos da história do Golfo Pérsico.

Oficialmente anunciado pelo governo em 2007, deixou o país em situação de inveja no mundo todo. OBrasil hoje é um dos países mais capacitados em tecnologia para explorar petróleo no mundo. 2006 O Brasil anunciou autossuficiência em petróleo- 1,8 milhões/dia. 2010 A previsão da Petrobrás para o Brasil era 28,5 bilhões de barris.

É a energia elétrica obtida através do aproveitamento da energia potencial gravitacional de água, contida em uma represa elevada. A potência gerada é proporcional à altura da queda de água e à vazão do líquido. Usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil. Eles dependem das águas dos rios em níveis adequados em suas represas para gerar energia. Trata-se de uma fonte relativamente limpa, porém gerar impactos ambientais, pelo alagamento das áreas e remanejamento das populações ribeirinhas.

É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica.

VANTAGENS: A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis, por não gerarem gases de efeito estufa na natureza. Não é sujeita às oscilações climáticas. Cerca de 96% do combustível usado é reprocessado, apesar de serem considerados elementos pesados como plutônio, amerício e césio. DESVANTAGENS: Acidentes como: Chernobyl, Fukushima e Césio 137 (Goiânia). Contaminação da radiatividade em caso de acidentes; Armazenagem definitiva de lixo atômico.

Energia Eólica: proveniente do vento, já foi muito utilizado pra mover barcos a vela. Utilizado em países como a Holanda, vem demonstrando uma fonte efetiva e barata. Porém é sujeito às oscilações climáticas pois depende de certas épocas do ano para gerar uma maior capacidade energética. Trata-se de uma fonte limpa e permanente, mas apresenta como impacto ambiental a descaracterização das paisagens e esbarra as migrações de pássaros, além de apresentar ruídos 43 dbs, onde as habitações devem se localizar no mínimo a 200 m de distância.

Energia Solar: é a designação dada a qualquer tipo de energia luminosa térmica proveniente do sol. Trata-se de uma fonte limpa, porém requer altos investimentos na fabricação dos painéis, porém a manutenção vem sendo barateada nos últimos anos. Apresenta como desvantagem a pouca eficiência de armazenamento, em regiões de médias e altas latitudes apresentam baixas condições de produzir energia solar Em agosto de 2011 foi inaugurada no município de Tauá, no sertão do Ceará, a MPX Tauá, primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil.

Biomassa e Biogás: abrange os derivados recentes de organismos vivos, para fabricação de combustíveis, através da queima do material orgânico. São renováveis e pouco poluentes, porém não apresentam produção constante, gerando variação na produção.

(Ufal)  “Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.” (Revista Veja. Dez. 2008).

Sobre o carvão mineral, é incorreto afirmar que:
a) a queima do carvão mineral emite gases que colaboram para um possível aquecimento global e pode provocar a produção da chamada “chuva ácida”.

b) a exemplo dos demais combustíveis fósseis, o carvão mineral é o resultado do magmatismo que se verificou em terrenos de bacias sedimentares antigas, que foram fundo de grandes lagos.

c)o carvão mineral é empregado também para produzir plásticos, fertilizantes e para auxiliar no derretimento do ferro e na fabricação do aço.

d) quando o carvão mineral é queimado, o vapor oriundo dessa queima aciona as turbinas que estão instaladas nas usinas termoelétricas; esse movimento é responsável pela formação de eletricidade.

e) o carvão mineral ainda é muito utilizado para a produção de energia por ser atraente do ponto de vista econômico, uma vez que é barato e abundante.

É um combustível fóssil formado por raízes, troncos, folhas e galhos de árvores, que têm aproximadamente 250 milhões de anos, das regiões sedimentares. Há diferentes tipos de carvão, uns de melhor qualidade como fonte de energia (possuem maior porcentagem de carbono) e outros de poder calorífero inferior. A principal base para a industrialização do mundo foi o carvão mineral, pois os países pioneiros de industrialização, como o Reino Unido, a Alemanha, os Estados Unidos e a França, possuem boas reservas carboníferas.
Com o desenvolvimento da indústria automobilística no século XX, pouco a pouco o carvão foi cedendo lugar ao petróleo como grande fonte de energia mundial.

Em 1880, cerca de 97% da energia consumida no mundo era proveniente do carvão, mas, em 1970, somente 12% desse total provinha desse recurso natural. Após a crise do petróleo, em 1973, a elevação dos preços do óleo fez com que o carvão fosse novamente valorizado, ao menos em parte, e seu consumo voltou a subir um pouco, representando aproximadamente 23% da energia total consumida no mundo, em 2004.

Hoje o carvão mineral é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas. Os grandes produtores mundiais desse recurso são os Estados Unidos, China, Cazaquistão, Rússia, Polônia, Índia, Alemanha, Austrália e África do Sul. Calcula-se que essas reservas carboníferas são suficientes para gerar energia para cerca de 100 anos de consumo. Mas existem os pontos negativos desse recurso, a começar pela sua extração, que causa sérios impactos ambientais, a poluição causada por sua queima que colabora com o aquecimento global.

O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios

O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios

Olá, estamos implementando um modelo pioneiro de preparatório para o vestibular, baseado em tecnologia. E queremos te convidar para participar, gratuitamente.

Só Exercícios © 2014-2021