A áfrica é um continente o que isso significa

Significado de Continente

substantivo masculino O que contém alguma coisa; em oposição ao conteúdo: o continente é maior do que o conteúdo.Geografia. Grandíssima extensão de terra circundada pelas águas dos oceanos que dá origem a cada uma das cinco divisões tradicionais da planeta: Europa, Ásia, África, América, Oceania e Antártida são os continentes.adjetivo Que age com moderação; moderado: gestos continentes.Que pratica abstinência sexual; casto.Que se encontra ligado ou unido; contíguo.Que possui algo no seu interior; opondo-se ao conteúdo.Etimologia (origem da palavra continente). Do latim continens.entis.

Definição de Continente

Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros e substantivo masculino
Separação silábica: con-ti-nen-te
Plural: continentes

Frase com a palavra continente

Fonte: Pensador

Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.
- John Donne

Exemplos com a palavra continente

O embaixador admitiu que tem esperança de conseguir uma nova relação entre os dois países porque "o continente está mudando e seria mesquinho não entender que nos Estados Unidos houve uma mudança muito importante". Folha de S.Paulo, 27/06/2009

Dirie será a madrinha do camarote da Brahma que faz uma homenagem ao continente africano, neste ano. Folha de S.Paulo, 13/02/2010

Ao ser questionado se a África poderia ter mais representantes na Copa do Mundo, o cartola lembrou que já no ano que vem o continente terá inéditos seis países no torneio --cinco pela regra atual mais a África do Sul, equipe anfitriã. Folha de S.Paulo, 27/06/2009

A áfrica é um continente o que isso significa

Outras informações sobre a palavra

Possui 10 letras
Possui as vogais: e i o
Possui as consoantes: c n t
A palavra escrita ao contrário: etnenitnoc

Rimas com continente

  • galhardamente
  • selvaticamente
  • inteligente
  • confortavelmente
  • inteiramente
  • docente
  • precipitadamente
  • indubitavelmente
  • ansiosamente
  • reluzente
  • inocente
  • divinamente
  • aparente
  • pendente
  • submissamente
  • poente
  • dependente
  • ausente
  • evidentemente
  • estranhamente
  • integralmente
  • duramente
  • admiravelmente
  • avaramente

Mais Curiosidades

O continente africano e suas principais características físicas, humanas e regionais.

A áfrica é um continente o que isso significa

Mapa do continente africano

O continente africano é o terceiro maior do mundo. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal do Suez, localizado no Egito.

Muitas pessoas conhecem a África pela sua extrema pobreza e miséria, porém poucos sabem o porquê disso. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), dos países considerados com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, todos eles são africanos. Essa situação foi causada, principalmente, pela exploração colonial e imperialista que ocorreu nesses paises.

Primeiramente, houve uma dominação colonialista que se iniciou ao final do século XV, quando a população negra que formava as diversas etnias desse continente foi escravizada e levada para outros lugares, incluindo o Brasil. Essa dominação permaneceu dessa forma até o século XIX, quando uma onda imperialista (chamada também de neocolonialista) resolveu se apropriar do continente, dividindo o seu território entre muitos outros países.

Por causa disso, muitos conflitos internos começaram a acontecer, ou em busca de independência, ou entre povos rivais em busca de controlar um mesmo território. Apesar de antes da colonização também haver disputas territoriais na África, elas não eram tão sangrentas e intensas como são atualmente.

O relevo do continente africano é marcado pela presença de dois grandes desertos: o Deserto do Saara e o Deserto do Kalahari. O primeiro encontra-se na região norte do país e o segundo encontra-se mais ao sul. A maior parte da superfície da África é composta por planaltos com médias e elevadas altitudes. Na região central e ao norte, encontram-se grandes rios que estão entre os maiores do mundo, como os rios Nilo, Congo e Níger.

A áfrica é um continente o que isso significa

Viajantes atravessando o Deserto do Saara

Em relação à vegetação, existem diversos tipos, como plantas desérticas, florestas equatoriais e estepes. No entanto, o tipo mais presente são as savanas, que são muito semelhantes à vegetação do Cerrado brasileiro, com árvores de médio e pequeno porte com galhos muito retorcidos.

A África é dividida em duas regiões principais: África Subsaariana e África do Norte. A primeira compreende toda a região desse continente que se encontra abaixo do deserto do Saara, caracterizada pela população de maioria negra e pela maior diversidade étnica. A segunda encontra-se mais ao norte e compreende as populações africanas árabes.

Apesar de a maior parte do território africano ser formada por países independentes, isto é, sem o domínio colonial de outro país, a sua economia é bastante subordinada. Além disso, muitas guerrilhas internas e ditaduras sangrentas existem ou existiram recentemente na maioria dos países africanos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O que significa a África ser um continente?

África: país ou continente? Apesar de, muitas vezes, nos referirmos à África como um conjunto homogêneo, tal qual um país, ela não o é. África é um continente, formado a partir de diversos territórios, dentre os quais 54 países.

E um continente O que isso significa?

Continentes são grandes massas de terra banhadas por mares e oceanos. A superfície do planeta Terra se divide hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são explicadas por meio da teoria da deriva continental.

Por que a África é um continente Brainly?

Resposta: Dizer que a África é um continente significa dizer que estamos falando de uma área geográfica que abriga diversos países que tem em sua população diferentes povos que possuem suas próprias línguas, hábitos e tradições.

Como e chamado o continente africano justifique a sua resposta?

O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista, formada por religiões nativas.