A documentaçãodo aparelho sai no mesmo dia

Trocar de ortodontista no meio do tratamento pode ser necessário, por diversos motivos. Nessa hora surgem dúvidas de como fazer isso sem prejudicar o trabalho.

Para facilitar o entendimento, podemos dividir as situações possíveis em dois grupos  quando se troca de ortodontista:

  1. Quando o próprio ortodontista organiza a troca;
  2. Quando o paciente procura o novo ortodontista sozinho.

Trocar de ortodontista quando o profissional organiza a troca

A documentaçãodo aparelho sai no mesmo dia

Uma mudança de endereço repentina (como uma transferência no trabalho) pode obrigar o paciente fazer a troca durante o tratamento.

Em um tratamento com boa evolução e boa relação entre profissional e paciente, a única motivação para a interrupção seria realmente a mudança.

O ortodontista atual deve indicar um colega na outra localidade. Então encaminhar a documentação, planejamento e o histórico do paciente para o futuro ortodontista avaliar.

Havendo concordância entre os dois profissionais sobre a condução do tratamento, o segundo ortodontista pode simplesmente dar continuidade ao trabalho iniciado pelo colega.

Esta é a situação ideal, mas nem sempre é possível, pois depende do ortodontista conhecer ou procurar um colega de confiança na cidade de destino do paciente.

Por isso, é comum o cliente precisar resolver tudo sozinho.

Quando o paciente precisa fazer a troca sozinho

A documentaçãodo aparelho sai no mesmo dia

Quando o ortodontista não participa do processo, as dificuldades aumentam, pois o paciente precisa escolher seu novo ortodontista sozinho.

É comum que o paciente só comece a procurar outro profissional após chegar ao novo destino.

Esse é o primeiro erro. Seria melhor sondar as alternativas antes mesmo de se mudar. Fazer contato com os profissionais é muito fácil atualmente, pois todos querem ser encontrados.

Muitas vezes a intenção do cliente é encontrar um ortodontista que dê continuidade ao tratamento, aproveitando o aparelho e cobrando apenas os valores mensais.

Para que isso ocorra, o novo ortodontista tem que concordar com tudo o que foi feito pelo antecessor, desde o planejamento até a forma como o aparelho foi colado.

Como já foi dito, a melhor maneira de trocar de ortodontista é com o envolvimento dos dois profissionais.

Quando não há esse envolvimento, muitos ortodontistas resistem a assumir o tratamento. Preferem remover o aparelho, fazer nova documentação e novo planejamento.

Por que remover o aparelho antigo ao trocar de ortodontista?

Pode ser frustrante ter que recomeçar e, principalmente ter que pagar de novo a entrada do tratamento ortodôntico. Mas alguém terá que se responsabilizar pelo resultado. E certamente será o ortodontista que vai finalizar o tratamento.

Não adianta assumir o caso e no final justificar um resultado ruim, por erros no planejamento ou na montagem do aparelho feitos pelo ortodontista anterior.

Quando está procurando um ortodontista para dar prosseguimento ao tratamento, o paciente deve ficar atento ao que deseja.

Um ortodontista que assume um tratamento precisa no mínimo pedir uma radiografia panorâmica. Assim pode ter uma ideia das condições em que está recebendo o paciente.

O ideal seria ter os modelos das arcadas, mas não é possível fazer uma moldagem aceitável se o paciente estiver com aparelho fixo colado.

As radiografias e fotografias também perdem em qualidade se o aparelho fixo estiver presente.

Por isso a retirada do aparelho (com todos os custos que possa gerar) costuma ser a conduta mais interessante para o paciente. Ela mostra uma preocupação do ortodontista com a qualidade do tratamento.

Esse profissional sabe que será o responsável por entregar e manter o resultado do tratamento. Instalando a contenção fixa inferior, a contenção removível superior e monitorando a estabilidade do caso ao longo dos anos.

Quando o ortodontista assume o caso sem remover o aparelho antigo

Um profissional pode simplesmente aceitar o paciente e começar a trabalhar sem nenhum planejamento ou estudo do caso.

Mas essa conduta indica que ele não tem ideia da responsabilidade que está assumindo.

A princípio o paciente vai ficar satisfeito por ter poupado tempo e dinheiro na hora de trocar de ortodontista..

Mas com o tempo esta decisão pode se revelar um erro e acabar levando à um tratamento interminável.

As chances de fracasso são maiores por que o profissional assumiu o tratamento sem o material necessário para estudar o caso e fazer um planejamento adequado.

Se você vai trocar de ortodontista, seja por que mudou de cidade ou por estar insatisfeito com o seu tratamento, fique atento ao escolher o novo profissional que vai cuidar do seu sorriso.

Lembre-se que o seu objetivo é ficar com um sorriso bonito e para isso o primeiro passo é escolher corretamente o ortodontista que vai se comprometer com você.

O que faz diferença no resultado é 90% o ortodontista e 10% o aparelho.

Por mais que seja desagradável perder o valor investido, insistir no erro pode levar você a perder mais tempo, ou pior, perder a oportunidade de corrigir seus dentes. Não se preocupe em perder o aparelho e sim em conquistar o seu sorriso.

Se precisar de uma orientação, basta colocar seu comentário aqui.

Talvez você queira saber como funciona o tratamento ortodôntico com garantia.

Quanto tempo leva para ficar pronta a documentação do aparelho?

Para a instalação do aparelho ,precisa estudar o caso . Solicita se sempre a documentação ortodôntica para definir o diagnóstico , qual complexibilidade ,qual aparelho .... A documentação demora em média 10 dias pra ficar pronta .

Quanto tempo demora para chegar a pasta do aparelho?

O tempo de entrega da documentação ortodôntica pode variar dependendo de cada caso, mas geralmente leva em média 7 dias para ficar pronta, porque o radiologista responsável precisa analisar as radiografias e fazer os laudos referentes.

Quanto tempo leva para fazer o molde do aparelho fica pronto?

1 semana é um tempo tranquilo pra aguardar. Olá! Cada dentista trabalha de uma forma, e ambas são corretas.

Pode colocar aparelho no mesmo dia da consulta?

Não há incompatibilidade entre os dois procedimentos serem feitos no mesmo dia. Entretanto, geralmente os profissionais optam por colocá-los em dias diferentes para o próprio conforto do paciente.