Ar polar do norte da américa. a) qual é a posição ou localização de cada um dos exploradores?

PUBLICIDADE

As regiões mais desabitadas do planeta estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, tratam-se de áreas de clima extremamente frio.

Diante dessa afirmação, o tema em questão é o Ártico, que abrange um território de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é formada pelas águas do Oceano Glacial Ártico, nesse caso 65%. Os outros 35% são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, a maior delas é a Groenlândia. A região do Ártico está localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

O Ártico está situado no polo Norte, apresenta temperaturas muito baixas, especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura média anual é de – 2ºC. 

Em razão das características climáticas que predominam nessa região, não há condições para a propagação de diversidade de vidas, por isso a restrita vegetação existente é modesta, dispersa e com duração extremamente rápida, seu ciclo desenvolve somente em dois meses durante todo o ano, julho e agosto, período marcante no hemisfério.

A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa formada por musgos e liquens e, raras vezes, vegetação herbácea de pequeno porte.

O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece quase o ano todo congelado não favorece as atividades de pesca e transporte. Nesse oceano são encontradas muitas banquisas, que são enormes blocos de gelo, possuem em média 10 m de espessura e 1.000 quilômetros, além de milhares de iceberg que correspondem a imensos blocos de gelo provenientes de águas continentais que migram no sentido sul até chegar aos oceanos Atlântico e Pacífico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Imagine que quatro exploradores estão viajando pela America . leia as posiçõs ou localizações de cada um deles e em seguida responda as questões. * explorador 1 está no pico cuminante da america. *explorador 2 está no extremo leste do continente Americano. *explorador 3 acaba de sair da cidade de são paulo em direção a cidade de santos , litoral do estado do estado de são paulo *explorador 4 esta em um lugar pouco povoado, por onde avançam as massas de ar polar do norte no continenteamericano. A))a-qual a posição ou localização de cada explorador? B)) agora imagine que o único explorador que esta na america do norte resolveu visitar as areas deserticas dos estados unidos. Em que direção ele devera seguir? C) para o explorador 1 chegar ate o litoral do rio grande do sul, qual direção ele devera seguir?

Imagine que quatro exploradores estao viajando pelo continente americano.Leia a localizaçao de cada um deles e responda as questoes..O explorador 1 esta no pico culminante da America..O explorador 2 esta no ponto extremo leste do continente americano..o explorador 3 acaba de sair da cidade de Sao Paulo em direçao a cidade de Santos litoral do Estado de Sao Paulo..o explorador 4 esta em um lugar pouco povoado,por ondem avançam as massas de ar polar do Norte da America.*RESPONDAM*a)Qual e a posiçao ou localizaçao de cada um dos exploradores?b)Imagine que o unico explorador que estar na America do Norte resolveu visitar as areas deserticas dos Estados Unidos.Em que direçao ele devera seguir?c)Para o explorador 1 chegar ate o litoral do Rio Grande Do Sul,qual direçao ele devera seguir?ME RESPONDEM RAPIDO GENTE PFV!

Esse nome foi proposto pelo geógrafo alemão Martim Waldsemüller em homenagem a Américo Vespúcio, navegador que relatou em cartas que as terras da América correspondiam a um novo continente.


02. Explique o que são as Antilhas e a sua divisão em Grandes e Pequenas Antilhas.

Resposta: As Antilhas, ou Caribe, constituem a porção insular da América Central. Segundo a dimensão das ilhas elas são reconhecidas como Grandes Antilhas ou Pequenas Antilhas.


03. Descreva as características do relevo americano em cada porção do continente apontada nos itens a seguir:


a) Porção oeste.

Resposta: A porção oeste é caracterizada pela presença de grandes cadeias de montanhas de origem geológica recente (Cenozoico), planaltos com altitudes elevadas e planícies litorâneas. Aí se destacam o conjunto montanhoso formado pelas Montanhas Rochosas e a Serra Madre (Ocidental e Oriental), na América do Norte; e a Cordilheira dos Andes, na América do sul. Quanto aos planaltos, merecem destaque o Planalto do Rio Colorado, onde há o Grand Canyon, escavado por esse rio, e os altiplanos andinos.


b) Porção leste.

Resposta: A porção leste também é caracterizada pela presença de montanhas, no entanto de formação geológica antiga, como ocorre com os Montes apalaches, com a serra do Mar e com a Serra da Mantiqueira, desgastados pelos agentes do relevo. É formada ainda por planícies litorâneas de maior e de menor extensão.


c) Porção central.

Resposta: A porção central caracteriza-se por vastas planícies sedimentares de baixas altitudes, podendo-se destacar: a Planície Central, que se estende do Canadá ao Golfo do México, e as planícies situadas na América do Sul (do Orinoco, Amazônica, Platina, do Chaco, do Pantanal e do Pampa).


04. Imagine que quatro exploradores estão viajando pelo continente americano. Leia a localização de cada um deles e responda às questões.

·O explorador 1 está no pico culminante da América.

·O explorar 2 está no ponto extremo leste do continente americano.

·O explorar 3 acaba de sair da cidade de São Paulo em direção à cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo.

·O explorador 4 está em um lugar pouco povoado, por onde avançam as massas de ar polar do norte da América.


a) Qual é a posição ou localização de cada um dos exploradores?

Resposta: 1: encontra-se no Aconcágua, a 6.959 metros de altitude, na Cordilheira dos Andes (América do Sul). Explorar 2: está na Ponta do Seixas, no Cabo Branco, no estado da Paraíba, na longitude 34° O. Explorador 3: encontra-se no Planalto Atlântico (formação geológica antiga) e descerá a escarpa da Serra do Mar em direção à Planície Litorânea, no estado de São Paulo. Explorador 4: está no norte do Canadá, em alta latitude, onde tem início a Planície Central da América do Norte (esta se estende até o Golfo do México).


b) Imagine que o único explorador que está na América do Norte resolveu visitar as áreas desérticas dos Estados Unidos. Em que direção ele deverá seguir?

Resposta: Deverá seguir em direção ao sudoeste da América do Norte para alcançar, por exemplo, o Planalto do Colorado, onde se situa o Grande Canyon.


c) Para o explorador 1 chegar até o litoral do Rio Grande do Sul, qual direção ele deverá seguir?

Resposta: Para a direção leste.


05. Aponte a consequência climática decorrente do fato de o continente americano se estender desde o paralelo 71° N até o paralelo 56° S.

Resposta: Em razão de sua grande extensão latitudinal, de norte a sul, desde o paralelo 71° Norte até o paralelo 56° Sul, o continente americano apresenta terras nas três zonas climáticas do planeta: glacial, temperada e tropical.


06. Leia o texto e responda às questões.

            “Os Andes constituem a grande montanha argentina, pela magnitude e variedade de formas.

            Em conjunto, sua estrutura dobrada em sedimentos mesozoicos é essencialmente terciária, envolvida por erupções que formaram os grandes vulcões andinos [...].”

CAPITANELLI, Ricardo G. Los amietesnaturalesdel

Território argentino. In: ROCCATAGLIATA, Juan A.


a) Os Andes constituem apenas uma cordilheira argentina? Explique.

Resposta: Não, trata-se de uma cordilheira que se estende de sul a norte da América do Sul, desde o Chile e a Argentina até a Colômbia.


b) De acordo com as características geológicas apresentadas no texto, a formação dessas cadeias de montanhas no tempo geológico é antiga ou recente?

Resposta: Recente.


07. Compare os climogramas das cidades de Ottawa (Canadá) e Buenos Aires (Argentina) e responda às questões a seguir.


a) Quais são os meses de verão em cada cidade?

Resposta: Em Buenos Aires, dezembro, janeiro e fevereiro; em Ottawa, junho, julho e agosto.


b) Explique por que os meses mais quentes são diferentes nas duas cidades.

Resposta: Porque elas estão localizadas em hemisférios distintos, Ottawa no Hemisfério e Buenos Aires no Hemisfério Sul.


08. Imagine que você vai realizar uma viagem com um colega para a capital da Colômbia, Bogotá. Observe o climograma da cidade e responda às questões.


a) Quais seriam os meses mais favoráveis para vocês conhecerem Bogotá? Justifique sua resposta.

Resposta: Janeiro, fevereiro, março, junho, julho, agosto e setembro, pois estes são os meses menos chuvosos em Bogotá.


b) Aponte os tipos de roupa que você deveriam levar em suas malas, de acordo com os meses escolhidos para a viagem.

Resposta: Em razão da média de temperatura ser de aproximadamente 14 °C durante o ano, será importante levar agasalhos e roupas para o frio. Vale considerar que as médias de precipitação são superiores a 95 mm, mesmo nos meses com menor precipitação. Assim,é bom se prevenir levando capa de chuva.


PESQUISE


09. Durante os torneios de futebol realizados na América Latina, é comum ouvir reclamações de representantes de times brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios ao jogar nas elevadas altitudes dos Andes ou nos altos planaltos da cidade do México. A cidade de Potosí, por exemplo, sede do Real Potosí, na Bolívia, localiza-se a mais de 4.000 m de altitude. Pesquise a respeito dos efeitos da altitude sobre o corpo humano e as dificuldades que eles impõem à realização de práticas esportivas por atletas que não estão ambientados às elevadas altitudes. Revistas e jornais esportivos impressos e eletrônicos possuem amplo material sobre o tema.

Resposta: Os efeitos da altitude, como a falta de oxigênio para os jogadores (limitando a quantidade desse gás no sangue) e a maior velocidade da bola ao ser lançada, relacionam-se ao fato de o ar ser mais rarefeito. Uma solução, no caso da adaptação dos atletas, é aumentar o período da sua estadia nos locais dos jogos antes das partidas. No entanto, ainda assim é difícil acompanhar o desempenho de jogadores normalmente aclimatados à região.

Qual ea posição ou localização de cada um dos exploradores?

* o explorador 1 está no pico culminante da América ; * o explorador 2 está no ponto extremo leste do continente americano ; * o explorador 3 acaba de sair da cidade de São Paulo em direção a cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo ; * o explorador 4 está em um lugar pouco povoado por onde avançam as massas.

Está em um lugar pouco povoado por onde avançam as massas de ar polar do norte da América?

° O explorador 2 está no ponto extremo leste do continente americano. ° O explorador 3 acaba de sair da cidade de São Paulo em direção à cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo. ° O explorador 4 está em um lugar pouco povoado, por onde avançam as massas de ar polar do norte da América.

Qual é o ponto extremo leste do continente americano?

A ponta do Seixas é o ponto mais oriental do continente americano e consequentemente da parte continental do Brasil. Localiza-se a leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a quatorze quilômetros do centro da cidade e a três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco.

Como chegar até o litoral do Rio Grande do Sul que direção ele deverá seguir?

c) Para o explorador 1 chegar até o litoral do Rio Grande do Sul, qual direção ele deverá seguir? Resposta: Para a direção leste.