O que fazer quando estiver com falta de ar na gravidez?

Neste artigo

  • Há alguma fase da gestação em que é mais comum ter falta de ar?
  • Quando a falta de ar na gravidez é preocupante?
  • Quanto tempo a sensação de falta de ar vai durar?
  • Tem como aliviar a sensação de falta de ar na gravidez?
  • A falta de ar afeta o bebê?

Ter uma leve sensação de falta de ar é comum durante a gravidez, desde que não seja acompanhada de outros sintomas, como febre, pressão alta, palpitações ou cansaço excessivo. Se você já tinha asma ou problemas respiratórios antes de engravidar, busque orientação médica o quanto antes sobre o que está sentindo.

Leia também o artigo do BabyCenter sobre a Covid-19 para reconhecer os sinais de alerta.

Há alguma fase da gestação em que é mais comum ter falta de ar?

É frequente ter sensação de falta de ar ao longo de toda a gravidez. Ela pode aparecer no primeiro ou no segundo trimestre da gestação, e atinge ainda mais quem ganha muito peso ou está esperando gêmeos ou mais bebês.

Nos estágios finais, o útero começa a pressionar o diafragma contra os pulmões, e a sensação de falta de fôlego fica mais frequente, em especial se o bebê está mais para cima na sua barriga.

Na verdade, é mais uma sensação do que uma dispneia propriamente dita, já que na maioria das vezes os níveis de oxigenação no sangue da mulher não são afetados. A falta de ar também é atribuída, além das causas mecânicas, ao aumento da concentração de progesterona no corpo.

Quando a falta de ar na gravidez é preocupante?

Há diferentes motivos que podem indicar que a falta de ar na gravidez precisa ser melhor investigada.

Ela pode, por exemplo, ser um sinal de anemia. Se você estiver anêmica, o organismo terá que trabalhar a mais para garantir oxigênio suficiente para você e para o bebê. Para tirar a dúvida, a equipe médica poderá pedir exames de sangue para medir seus níveis de ferro.

A falta de ar muitas vezes indica também algo mais sério, especialmente se você sofre de asma ou estiver com gripe, coronavírus ou gripe por H1N1.

Mencione para o profissional que acompanha o seu pré-natal ou do pronto atendimento se achar que a falta de ar pode estar ligada a um problema respiratório. Grávidas com doenças respiratórias costumam apresentar sintomas mais sérios e são mais suscetíveis a ter complicações como ter pneumonia (daí a importância da vacina da gripe na gravidez).

Além disso, devido a alterações na forma como a coagulação sanguínea se comporta na gestação, existe um risco maior de o corpo desenvolver um coágulo sanguíneo que vá parar nos pulmões (embolia pulmonar), uma condição rara, mas grave.

Procure atendimento médico imediatamente se você tiver sintomas como:

  • Falta de ar repentina ou falta de ar grave
  • Piora de asma
  • Pulso acelerado
  • Batimentos cardíacos disparados ou irregulares
  • Sensação de desmaio
  • Dor no peito ou dor no peito ao respirar
  • Palidez
  • Lábios ou dedos azulados/arroxeados
  • Sensação de que não tem oxigênio suficiente
  • Tosse persistente, tosse com febre ou arrepios, tosse com sangue

Saiba mais sobre sinais de alerta na gravidez

Quanto tempo a sensação de falta de ar vai durar?

Na maioria das mulheres grávidas pela primeira vez, o bebê "encaixa" na pelve por volta de 36 semanas. Com isso, a barriga fica mais baixa e a falta de ar costuma melhorar.

Se você já teve gestações anteriores, porém, o bebê pode não encaixar até o finalzinho da gravidez.

Depois do parto, os níveis de progesterona rapidamente caem, normalizando a respiração e a sensação de pressão no diafragma. Mas pode levar até seis meses para a caixa torácica retornar à posição pré-gravidez, e ainda assim a base das suas costelas ficará para sempre um pouco mais larga do que antes da gestação.

Tem como aliviar a sensação de falta de ar na gravidez?

Se você está com um pouco de falta de ar e já descartou razões médicas para ela, as sugestões a seguir podem trazer algum alívio:

  • Dê uma desacelerada, faça as coisas mais devagar e não exagere quando estiver praticando alguma atividade física. Lembrando que exercícios moderados, durante os quais você ainda consegue manter uma conversa, são saudáveis e até recomendados para uma gravidez sem riscos.
  • Sente-se com a coluna reta e os ombros para trás a fim de dar aos pulmões bastante espaço para expandir.
  • Use travesseiros a mais na hora de dormir para elevar a parte de cima do corpo e procure deitar de lado, idealmente o esquerdo (confira mais informações sobre o sono na gravidez).
  • Em pé e com uma postura ereta, eleve as mãos acima da cabeça enquanto respira profundamente.

A falta de ar afeta o bebê?

Quando a sensação de falta de ar não é acompanhada de outros sintomas, o mais provável é que seja mais um dos incômodos esperados da gravidez, que não vai prejudicar o bebê. Seu sistema respiratório se adapta durante a gravidez para que seu corpo processe o oxigênio com mais eficácia e o bebê receba o oxigênio de que precisa para se desenvolver de forma saudável.

Se a falta de ar tem algum motivo concreto além da gravidez, como infecções respiratórias ou embolia pulmonar, a oxigenação do sangue da mulher cai e aí sim há risco para o bebê. Por isso, em caso de preocupação, é sempre aconselhável buscar atendimento, porque o exame médico consegue distinguir entre uma dificuldade respiratória e a simples sensação de falta de ar.

Tire dúvidas sobre outros incômodos da gravidez ou saiba como cuidar da sua beleza com segurança

O que fazer quando estiver com falta de ar na gravidez?

Joanne Lewsley é uma jornalista britânica especializada em conteúdos ligados à saúde e medicina baseada em evidências, além de estilo de vida.

O que fazer para aliviar a falta de ar na gravidez?

Para aliviar a falta de ar na gravidez, o que se pode fazer é evitar grandes esforços, não se deitar de barriga para cima e tentar reduzir a ansiedade. Quando a grávida começar a sentir dificuldade para respirar, é importante concentrar-se na sua própria respiração, tentando acalmar-se o máximo possível.

Estou grávida e estou com muita falta de ar?

Conforme o útero vai crescendo ao longo da gestação, os órgãos respiratórios são comprimidos. A compressão do diafragma e dos pulmões limita a quantidade de ar que entra e sai, logo, a mamãe sentirá que está com falta de ar. Se esse for o caso, o sintoma é, sim, muito normal.

Quando a falta de ar e preocupante na gravidez?

Agora, se a falta de ar aparece acompanhada de dor no peito, palpitações, febre e chiados ao respirar, é importante que a grávida procure seu médico.

O que é bom para aliviar a falta de ar?

Alguns remédios caseiros, como o xarope de agrião, o chá verde ou o xarope de sementes de abóbora, podem ajudar a melhorar a falta de ar causada por problemas comuns como gripes ou resfriados, por exemplo, pois possuem substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulantes que fortalecem as defesas naturais ...