Assim como a corsa versículo

A corça, também conhecida como corço (Capreolus capreolus), é um animal cervídeo da família de mamíferos ruminantes, a quem pertencem o veado, o alce e a rena. 

Seu nome científico é “Capreolus capreolus”.

A corça é, dentre a família de cervídeos, o menor animal, variando de 95 a 125 cm de altura e pesando entre 18 e 29 kg, seu comprimento atinge cerca de 1,30m e uma altura no garrote, que vai a 75 cm, sua cauda, mede apenas 2 cm.

Já sua cabeça é chata e curta, seu pescoço maior que a cabeça e o corpo até que robusto, seus membros são longos e finos e seu casco estreito e cortante.

A corça tem uma excelente capacidade auditiva e uma boa capacidade olfativa, sendo capaz de detectar o mais ténue movimento físico. Já sua visão é monocromática, limitada e com melhor capacidade para a detecção de movimentos do que de formas. 

Veremos a seguir:

  • O que é Corça na Bíblia?
  • Corça
  • Assim como a corsa - Comentário Bíblico
  • Faz os meus pés como os da corça - Comentário Bíblico
  • Reflexão sobre a corça
  • Como é a pelagem da corça?
  • Onde encontramos a corça?
  • Do que a corça se alimenta?
  • Como a corça se comporta
  • Significado e definição de corça
  • Curiosidades sobre a corça
  • Principais versículos sobre Corça
  • Corça na Bíblia
  • Estudo sobre a corça
  • Músicas de Corça
  • Conclusão e ensinamentos

O que é Corça na Bíblia?

Assim como a corsa versículo

No hebraico a palavra Corça é tsebi, O que significa "beleza".

Essa palavra indica um pequeno antílope, muito comum e abundante nas porções mais selvagens na região da Palestina.

O nome científico da corça é Gazella Dorcas. Esse é um animal muito conhecido por sua grande velocidade, beleza e também por seus movimentos lindos e graciosos.

Corsa é mencionado nos seguintes trechos das Escrituras Sagradas:

Deuteronômio 12:15,22; 14:5; 15:22; 2 Samuel 2:18; 1 Reis 4:23; 1 Crônicas 12:8; Provérbios 6:5; Can. 2:7,9,17; 3:5; 8:14; e Isaías 13:14.

A corsa era facilmente encontrada em qualquer região da Palestina e servia principalmente como fonte de alimento.

Tudo leva a crer que este animal foi o mesmo citado no relato sobre Esaú em Gênesis 25:28 e 27:3.

Conforme a civilização da Palestina foi avançando, o habitat natural desses animais foi diminuindo. Nos Tempos modernos não existia um controle sobre a caça e por causa disso houve uma redução drástica deste animal.

Hoje em Israel Israel , Existe uma severa lei que protege esses animais para que eles não sejam extintos definitivamente da Palestina.

Corça

Assim como a corsa versículo

O termo Corsa em hebraico é אילת (’ayeleth).

“Corça” é termo usado para se referir a fêmea do veado, significando veado.

Existe também um outro termo que faz referência a corsa que é a “Corça da manhã” (אילת ’ayeleth).

Também encontrado nas traduções deste título o termo “cerva ou corça da alvorada”. Corça da Alvorada é o nome de uma canção muito popular que foi cantada no período do salmista. 

Outros formas de falar sobre “Corça”:

עפרה (Òphrah) - Gênero feminino “Ofra

Corça nova

צביה (ts êbiyah)

• gazela, corça

Assim como a corsa - Comentário Bíblico

Essa frase é uma das mais conhecidas da Bíblia e se encontra no livro de Salmos 42.

O maior desejo do salmista era possuir a presença de Deus constantemente em sua vida, E por isso ele buscava ter comunhão com o senhor e fazia de tudo para agradá-Lo.

O salmista não só aprendia sobre Deus, mas também orava e tentava colocar em prática tudo aquilo que conhecia sobre o seu Deus.

A figura da corça nos apresenta algumas características como por exemplo , um animal selvagem e muito veloz. A sua velocidade era sua principal característica, e era usada normalmente para salvar a sua própria vida, Tanto de outros animais quanto de caçadores que caçavam este animal para o seu próprio alimento.

O salmista compara a corsa após uma provável corrida pela sua própria vida, Cansado e extremamente com sede, ele buscava também ao Senhor com toda essa energia e vontade.

Faz os meus pés como os da corça - Comentário Bíblico

Está escrito em Habacuque 3:19

“O senhor Deus, o soberano, é a minha força. é ele que faz dos meus pés como as de uma Corsa, É ele que me faz andar em lugares muito altos…”

Como já dito anteriormente, e em era considerado um dos mais rápidos daquela região. A corsa dificilmente pisava em falso, por isso escapava facilmente das suas presas e dos seus perseguidores. Aqui o escritor pinta um quadro de alguém extremamente confiante e que vai com o seu povo diante de provações, Mas confiantes que Deus irá abrir caminhos para que possam escapar dos seus inimigos.

Reflexão sobre a corça 

Assim como a corsa versículo

Assim como este animal deseja as correntes de água, assim também devemos suspirar pelo nosso Senhor. 

Essa é uma maravilhosa comparação da criação de Deus, os homens e os animais. A corsa depois de fugir do seu caçador ou de seu predador, fica aí extremamente cansado e sedento. O desespero para encontrar a única coisa que pode revigorar é a água.

O salmista descreve com detalhes preciosos a cena de uma corça procurando água no deserto. 

É esse o desejo que devemos ter com o nosso criador. Ele é nossa única fonte real de vida, e através de seu filho que possui a Àgua Viva que pode realmente saciar a nossa alma.

Como é a pelagem da corça?

Sua pelagem varia muito, no verão a pelagem é avermelhada, pelos cerdosos e curtos. Já no inverno a pelagem é longa e marrom – acinzentado. 

Em uma corça jovem, identificamos sobre o fundo ruivo da pelagem, manchas redondas brancas ou avermelhadas, já nos mais velhos apresentam uma mancha branca no pescoço.

E suas galhadas?

Somente os machos tem galhadas, são curtas, pontiagudas e irregulares, são usadas na disputa por fêmeas durante a época de reprodução que é no verão.

Entre os meses de outubro e novembro, o macho adulto perde sua galhada (chifres), somente no final de março à abril os novos já atingiram seu desenvolvimento completo.

Normalmente o macho produz apenas dois ramos de chifres, o que gera um total de 3 pontas por galhada.

Já existiram exceções com galhadas dotadas de cinco pontas, ao que parece o mais alto grau de desenvolvimento que se pode encontrar em uma corça.

Onde encontramos a corça?

A corça é encontrada em larga escala na Europa, exceto na Irlanda, Islândia, Córsega, Sardenha e norte da Escandinávia.

A oriente a corça alcança o oeste da Rússia, Ásia menor até o Mar Cáspio, incluindo o norte da Síria, Iraque e Irão. Em Portugal, encontra-se no norte e ao longo da fronteira com a Espanha.

Ela sobrevive bem em ambientes alterados pelo homem, sendo o cervídeo mais comum na Europa.

Nessas regiões ela prefere as matas de corte e cerrados de bosque novos, assim como florestas de árvores altas, como na montanha.

Sua população da Europa Central seja de 15 milhões de indivíduos, segundo “EMA Workshop”, e seu maior predador pode ser considerado a caça furtiva e predação por cães selvagens.

Do que a corça se alimenta?

No verão a corça come folhas e brotos das árvores, cereais verdes e por conta da sua alimentação, sente muita necessidade de água, ela é muito rápida e graciosa e prefere viver em bosques. Eles gostam particularmente de grama tenra e muito jovem, com alto teor de umidade, ou seja, grama que recebeu chuva no dia anterior.

Como a corça se comporta

As corças durante o verão, vivem em grupos familiares, que variam de 10 a 15 membros, dependendo da abundância e distribuição de recursos.

Nessa época eles são dispersos em todo território, porém no inverno, se concentram em áreas de maior abundância de alimentos.

Já os machos vivem brigando por seu território que geralmente é causado por algum macho jovem que deseja dominar o território de algum macho adulto. 

Parecem bem valentes não acham?

Significado e definição de corça

De acordo com vários dicionários, corça significa: 

  • Um Mamífero ungulado (Capreolus capreolus), ele é da família dos cervídeos;
  • A corça tem uma galhada pequena e pontiaguda, esse detalhe só é visto nos animais machos;
  • Possuem pelagem da cor acastanhada;
  • E possuem uma cauda muito curta 

Curiosidades sobre a corça

  • Umas das suas maiores particularidades e segredos da corça é sem dúvida sua gestação. Apesar dos óvulos serem fecundados no momento da concepção, que acontece nos últimos meses do Estio, eles não se aninham no útero imediatamente. Em vez disso, passam por um período “morto” (o embrião não cresce e não se desenvolve) em média de 5 meses. Dá pra acreditar?!

Geralmente o ciclo se retoma no início do ano, o embrião começa a se desenvolver e o parto se dá no pico da Primavera. Impressionante!

  • O macho é bem teimoso e defende seu território o ano todo, diferentemente de outros da família, como os veados e gamos. Deu pra ver que são bem briguentos!
  • Podemos diferenciar um macho da fêmea pelas hastes (galhadas). Apenas o macho as possuem.
  • A corça são animais solitários e desconfiados, elas se alimentam mais a noite, ou nas primeiras horas da manhã, daí o perfil pouco sociável.
  • Por conta do seu comportamento tímido e esquivo, aparecendo e desaparecendo rapidamente entre a vegetação, ela tem sido apelidada de “ o duende da floresta”.
  • As corças selvagens vivem cerca de 8 anos, podendo chegar aos 14 anos em média, sendo superior nas fêmeas.

Essa é bem legal: você sabia que o cervo mundialmente famoso Bambi (o personagem titular do livro Bambi, Uma Vida na Floresta (1923) e sua sequência Bambi’s Children (1939), do autor austríaco Felix Salten), era originalmente uma corça? Daí, quando a história foi adaptada para o filme de animação Bambi (1942), pelos estúdios da Walt Disney, Bambi foi transformada em veado-mula e, portanto, o cenário foi alterado para um deserto na América do Norte. Essas mudanças tornaram Bambi uma espécie de cervo mais familiar para os principais telespectadores.

Principais versículos sobre Corça

Esses são os principais versículos sobre corça na Bíblia:

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.
Salmos 42:1 (NVI)

O veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e a ovelha montês.
Deuteronômio 14:5 (NVI)

Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: não despertem nem provoquem o amor enquanto ele não o quiser.
Cânticos 2:7 (NVI)

Corça na Bíblia 

Dez cabeças de gado engordado em cocheiras, vinte de gado engordado no pasto e cem ovelhas e bodes, bem como cervos, gazelas, corças e aves escolhidas.
1 Reis 4:23 (NVI)

"Você sabe quando as cabras monteses dão à luz? Você está atento quando a corça tem o seu filhote?
Jó 39:1 (NVI)

Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas.
Salmos 18:33 (NVI)

Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.
Provérbios 5:19 (NVI)

Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.
Cânticos 3:5 (NVI)

Até mesmo a corça no campo abandona a cria recém-nascida, porque não há capim.
Jeremias 14:5 (NVI)

Todo o esplendor fugiu da cidade de Sião. Seus líderes são como corças que não encontram pastagem; sem forças fugiram diante do perseguidor.
Lamentações 1:6 (NVI)

Seus seios são como dois filhotes de corça, gêmeos de uma gazela.
Cânticos 7:3 (NVI)

Estudo sobre a corça

Separamos também alguns estudos sobre Corça:

  • Porque a corça anseia pelas águas - Crê Ser
    Clique aqui e assista
  • A Corça, O que aprendemos com ela - Mateus
    Clique aqui e assista a este estudo
  • A Corça, A criação - Giovanni Marques
    Clique aqui 
  • Corça - Pr Marco Feliciano
    Clique aqui e assista a pregação do Pr Marco
  • A história da corça - Carol Mendes
    Clique aqui e veja o comentário de Carol
  • Como a corça suspira pelas correntes de água - Evangelista Isaac Baris
    Clique aqui e assista a pregação do Evangelista

Músicas de Corça

Uma das músicas mais conhecidas relacionadas a corça é a “Faz chover” gravada pelo cantor Fernandinho. Separamos algumas versões dela para vocês ouvirem! Espero que gostem!

  • Assim como Corça - Ana Paula Valadão
    Clique aqui ouça 
  • Como a Corça - Corinhos evangélicos
    Clique aqui e ouça a música
  • Assim como Corça - David Quinlan
    Clique aqui ouça esta versão que é uma das mais conhecidas;
  • Faz Chover - Fernandinho
    Clique aqui e ouça essa canção do Fernandinho

Conclusão e ensinamentos

Vimos que a corça é citada em diversas passagens bíblicas e temos uma comparação repleta de ensinamentos.Entendemos que assim como a água é essencial para a vida física da corça e para a de qualquer ser vivo, também Deus e sua presença são essenciais para a vida de um cristão!Um dos versículos mais conhecidos sobre a corça é o Salmos 42:1 (NVI), onde o Salmista compara o desejo da corça por água com o desejo que ele sente por Deus.Talvez haja algum motivo específico que o fez citar esse animal, ou talvez ele poderia ter citado outro animal mas apenas quis escolher esse.Através das características da corça que trouxemos no decorrer desse texto, você pode tirar suas conclusões e fazer análises e esboços bíblicos. Seja sempre cauteloso e baseie sempre seus sermões e estudo com foco maior na palavra de Deus, usando suas pesquisas como nesse site apenas como fonte de consulta.

O que significa assim como a corsa?

A Palavra nos diz que aquele que crê em Cristo e no Espírito Santo, do seu interior fluirão rios de água viva. Aquele que permanece em Deus não necessita mais estar à procura das águas correntes, pois elas agora fluirão de dentro dele.

O que significa a corça na Bíblia?

A corça, também conhecida como corço (Capreolus capreolus), é um animal cervídeo da família de mamíferos ruminantes, a quem pertencem o veado, o alce e a rena.

Porque o Salmo 42 foi escrito?

O Salmo 42 foi escrito por alguém que estava com alma abatida e perturbada (v. 5,11). Passava pelo túnel sombrio da depressão. Os Salmos 42 e 43 estão interligados.

Como uma corça suspira pelas correntes das águas?

"Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma." (Sl 42:1)