Assinale a alternativa que corresponde a definição de amostra de uma população

Fica mais fácil entender a diferença entre população e amostra se você pensar que a amostra é uma pequena fatia da população.

E essa amostra é necessária para as pesquisas de mercado, onde é feita uma observação ou um experimento com uma parcela da população, de modo a obter ideias que expliquem um determinado fenômeno.


A palavra população é frequentemente usada para descrever a população mundial humana ou o número total de pessoas que vivem em uma área geográfica.

Em uma atividade de pesquisa, é o conjunto de elementos total que possui um parâmetro comum e não precisa ser necessariamente humana. Pode ser qualquer conjunto de parâmetro comum

Exemplo: o número todas as lojas de roupa em uma cidade.

O que é amostra?

Segunda as leis estatísticas, é um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população.

No ramo das pesquisas, é uma parte pequena da população total que é selecionada de acordo com suas características a fim de serem analisadas em um projeto de investigação.

Essa seleção é feita através dos diferentes métodos: amostragem probabilística e amostragem não probabilística. As técnicas de seleção de amostragem variam de acordo com os tipos de pesquisa e a qualidade da informação requerida. Assim como existem diferentes maneiras para selecioná-las, existem diferentes tipos de amostragem para pesquisa.

Exemplo: geralmente, as amostragens são grupos de pessoas, mas isso varia com a população. No exemplo acima, onde a população era o número total de lojas de roupa de uma cidade, a amostra poderia ser apenas as lojas de roupas para bebês dessa cidade.

É importante saber a diferença entre população e amostra para realizar uma pesquisa?

Se você busca dados mais acurados e não tem a intenção de desperdiçar recursos como tempo e dinheiro, sim!

Direcionar sua pesquisa filtrará dados excessivos, generalizados e incoerentes que nem precisariam ser analisados e podem até gerar erros em seus resultados.

Veja 5 dicas para determinar o tamanho de amostra de uma pesquisa.

A importância de utilizar amostragens para pesquisas

Veja esse exemplo: uma fabricante de comida para coelhos gostaria de listar apenas as lojas de animais que vendem esse tipo de produto. 

A ideia é mais que apontar possíveis oportunidades de negociação, mas também envolvê-los em uma investigação de mercado para entender melhor o consumidor. Afinal, esse fabricante não tem tanto acesso à essas informações quanto os varejistas.

Essa empresa possui dados populacionais sobre o número total de lojas de animais em sua cidade, mas nem todas são convenientes. 

Seria necessário filtrar essas opções e, para isso, criar uma amostra de pesquisa on-line, selecionando apenas lojas de animais que vendem comida para coelhos.

Continue lendo sobre a importância de obter uma amostragem.

Assinale a alternativa que corresponde a definição de amostra de uma população

Diferença entre população e amostra

População

  • A característica mensurável da população, como a média ou o desvio padrão, é conhecida como um parâmetro.
  • Os dados são completos e complexos.
  • Uma pesquisa realizada em uma população inteira é mais precisa, sem margem de erro, exceto pela imprecisão humana nas respostas. No entanto, isso nem sempre é possível.
  • O parâmetro de população é um elemento numérico ou mensurável que define o sistema do conjunto.

Amostra

  • A característica mensurável da amostra é chamada de estatística.
  • A amostra é um subconjunto da população obtido por amostragem.
  • Uma pesquisa realizada com uma amostra da população produz resultados precisos, somente após fatorar ainda mais a margem de erro e o intervalo de confiança.
  • A estatística é o componente descritivo da amostra encontrada usando a média amostral ou a proporção da amostra.

5 motivos para utilizar uma amostra 

1- É muito mais prático

Com uma pequena amostragem bem selecionada que represente bem uma população total, o pesquisador necessitará coletar um menor número de dados para analisar e ainda assim 

2 – Você pode tomar ações mais imediatas

Quando se trata de uma investigação, o tempo disponível pode ser um fator definitivo para um estudo.

Como a amostra é menor, o tempo investido também será menor.

Saiba como calcular o tamanho da amostra.

3 – São econômicas e lucrativas

Realizar um estudo sobre uma amostra representativa requer menos recursos, como computadores, pesquisadores, entrevistados, servidores e centros de coleta de dados.

4 – Confie nos dados coletados, as amostras são precisas

Independente do método utilizado para determinar a amostragem, se o processo seletivo for bem realizado, os resultados serão mais eficazes.

Será menor em número, porém maior em qualidade. Isso resulta na possibilidade de uma pesquisa mais direcionada que aumenta a taxa de resposta (diminuindo a marge de erro dos resultados), além de coletar dados do público que realmente importa.

5 – Não esquente a cabeça, nós fazemos o trabalho duro para você!

Você pode encontrar a amostra ideal para o seu projeto sem procurar muito. Tendo as características necessárias pré-definidas, você pode obter um painel qualificado de amostra de respondentes a poucos cliques de distância.

Conte com a QuestionPro para conseguir os respondentes ideais para suas pesquisas, seja qual for o intuito do seu projeto, cuidaremos de selecionar a amostra ideal para você.

Assinale a alternativa que corresponde a definição de amostra de uma população

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

Assinale a alternativa que corresponde a definição de amostra de uma população
Assinale a alternativa que corresponde a definição de amostra de uma população

O que se refere ao conceito de amostra?

Em estatística e metodologia da pesquisa quantitativa, uma amostra é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população estatística por um procedimento definido. Os elementos de uma amostra são conhecidos como pontos amostrais, unidades amostrais ou observações.

Quais os tipos de população estatística?

uma população pode ser finita ou infinita. A população finita possui um número limitado de objetos (ou de dados). Por exemplo, a população definida acima é finita. No caso de uma população infinita, o número de objetos (ou de dados) é ilimitado.

O que é população dentro dos conceitos de estatística?

Conceitos básicos Uma população é uma coleção completa de todos os elementos (valores, pessoas, medidas, etc) a serem estudados. Um censo é uma coleção de dados relativos a todos os elementos de uma população. Uma amostra é uma sub-coleção de elementos extraídos de uma população.

É o conceito aplicado a estatística no qual subconjuntos representam uma dada população?

3 É o conceito aplicado à estatística no qual subconjuntos representam uma dada população. De que conceito estamos falando? A Significância.