Assinale o item falso sobre o processo de empilhamento de cargas em armazéns:

A fim de combater os grandes desafios logísticos que ainda causam dores de cabeças para grande parte dos gestores de empresas, a consolidação de cargas é uma prática cada vez mais comum, que consiste na união de diversos carregamentos para a obtenção de uma carga de peso maior.

Em um primeiro momento, o aproveitamento dos espaços e a redução de custos parecem óbvios, mas as suas vantagens podem ir além! Além disso, nem sempre esse processo pode ser vantajoso. Tudo varia de acordo com o perfil de cada negócio.

A seguir, saiba mais sobre o que é consolidação de cargas.  Quais os seus principais benefícios, eventuais desvantagens e o que levar em consideração na hora de escolher este procedimento para sua operação.

De maneira básica, a consolidação de cargas consiste na alocação de pequenas quantidades de mercadorias em um montante maior. Essa ação visa acelerar e otimizar o processo de transporte e armazenamento.

Assinale o item falso sobre o processo de empilhamento de cargas em armazéns:
Por meio desse recurso, é possível agrupar pequenas quantidades de diferentes itens em um mesmo espaço de carga, como em um contêiner, por exemplo. Ele permite que seu espaço seja preenchido e aproveitado da melhor maneira possível.

O processo de consolidação pode ser feito de diferentes maneiras. Ela pode envolver cargas de um mesmo cliente ou de empresas diversas, durante a coleta dos itens, no seu armazenamento ou ainda na realização das entregas.

Ao agrupar e baratear as diferentes despesas envolvidas em um processo logístico, seja durante uma importação, frete, uso de contêiner, armazém, entre outros meios, a consolidação de cargas é utilizada não apenas por quem lida com volumes mínimos de produtos, mas também por aqueles que trabalham com grandes volumes de mercadorias.

Para que a sua prática seja realmente vantajosa, porém, é preciso saber se as suas peculiaridades se aplicam à realidade da sua empresa! Descubra as suas principais características nos próximos itens.

Quais as suas principais vantagens?

Já está claro que as vantagens da consolidação de cargas envolvem o melhor aproveitamento de espaços e a redução de custos logísticos. Mas, um olhar atento é capaz de revelar ainda mais benefícios nessa prática.

O primeiro deles é a melhor capacidade de gestão dos carregamentos. Uma vez que uma única carga, ou cargas agrupadas em menos unidades, facilita não só as movimentações, como também todo o processo de controle e verificação.

Como consequência dessa simplificação, erros cotidianos também são evitados ou têm sua correção extremamente facilitada.

A própria percepção de qualidade dos clientes em relação à empresa que pratica a consolidação de cargas é melhorada. As entregas acabam sendo mais rápidas e impactam diretamente na sensação de satisfação compartilhada entre o público.

Ainda nesse sentido, ao economizar em itens como o frete, por exemplo, seu negócio poderá ser mais competitivo ao estabelecer os preços finais dos produtos, ganhando uma clara vantagem em relação à concorrência.

Se abordamos os ganhos financeiros de maneira mais profunda, ainda é possível concluir que haverá menos pessoas, maquinários e veículos envolvidos na logística. Isso impacta diretamente nos custos de horas trabalhadas, manutenções, abastecimentos e até fatores como pedágios.

Com tantos benefícios, a ideia de aderir à consolidação de cargas pode até parecer óbvia, mas é preciso ressaltar que também existem algumas desvantagens nesse tipo de processo. Saiba mais sobre elas a seguir e evite-as em seu negócio.

Existem desvantagens nesse processo?

Como em qualquer prática no mercado, a consolidação de cargas também está sujeita a algumas desvantagens, que em certas situações podem até torná-la desvantajosa para certos perfis de empresas.

Quem deseja aderir a esse método deve estar ciente de que todos os produtos estarão sujeitos a eventuais impasses que possam surgir em um carregamento compartilhado!

Em um processo de importação, por exemplo, se certos itens dentro de um contêiner forem retidos em uma fiscalização, toda a carga sofrerá com a falta de liberação. Nessas situações, será preciso recorrer ao terminal para que o restante do carregamento seja rearranjado. De qualquer maneira, seu negócio precisará estar preparado para esse tipo de imprevisto.

Em situações de extravios, a mesma lógica se aplica: não será apenas uma categoria de produtos ou somente uma empresa que sofrerá com os prejuízos logísticos, mas sim todos os envolvidos na consolidação de cargas.

Mesmo em situações mais severas, como em acidentes ou até roubos, as perdas são compartilhadas, por isso é preciso ter muito cuidado e atenção ao aderir a esse tipo de processo.

Lembre-se: não são apenas fatores como tempo e dinheiro que devem ser levados em consideração. Assim como uma boa logística é capaz de fidelizar clientes, problemas nesse sentido podem prejudicar sua imagem perante parceiros e consumidores.

O que levar em consideração na hora de realizar uma consolidação de cargas?

Por mais que a consolidação de cargas tenha a finalidade de facilitar a logística das empresas, não significa que a sua adesão seja simples em um primeiro momento.

Isso, porém, não é motivo para preocupação, afinal, nenhuma vantagem é agregada no mercado competitivo sem que antes exista todo um processo de análise, entendimento e adequação!

Sendo assim, antes de mais nada, esteja atento ao perfil das suas mercadorias e às suas necessidades durante o transporte, armazenamento e entrega.

Produtos frágeis, por exemplo, não podem ser alocados junto de itens mais básicos, em espaços que não forneçam os cuidados ideais para manter a sua integridade. Por outro lado, adicionar produtos não frágeis em cargas preparadas para essa finalidade pode ser um desperdício de recursos, uma vez que as unidades são mais caras.

Planejamento das demandas

Acima de tudo, é preciso ter equilibro e planejamento quanto às demandas básicas de cada item e seus meios de organização.

Lembre-se que, muitas vezes, suas mercadorias estarão sob a responsabilidade de terceiros e precisarão respeitar integralmente a certos requisitos. Nunca se esqueça de que todos os itens estejam embalados, paletizados e empilhados corretamente. Esteja atento aos seus padrões de qualidade e com as exigências previstas em lei para a sua categoria.

Caso você trabalhe com alimentos, produtos químicos ou medicamentos, por exemplo, a consolidação de cargas pode apresentar ainda mais desafios. Essas mercadorias não podem compartilhar o mesmo espaço, portanto a atuação entre diferentes empresas se torna mais restrita. Além disso, é preciso certificar-se de que as normas regulamentadoras de cada segmento sejam respeitadas pelo responsável pela consolidação.

Por fim, tenha certeza de que os seus produtos estejam em boas mãos: jamais contrate empresas para consolidar as suas cargas sem antes conhecer a sua experiência, qualificação e abrangência na área!

Gostou de conhecer os principais detalhes sobre consolidação de cargas? Quer receber ainda mais dicas importantes sobre logística? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do nosso blog.

Assinale o item falso sobre o processo de empilhamento de cargas em armazéns:

O que deve ser adotado no processo mecanizado de empilhamento?

11.2.7. No processo mecanizado de empilhamento, aconselha-se o uso de esteiras-rolantes, dadas ou empilhadeiras.

Quais são as regras básicas que devem ser seguidas para um correto empilhamento?

Algumas regras básicas podem ser seguidas:.
Respeite o limite máximo de altura do teto, que não deve ultrapassar a 30 cm. ... .
Utilize o recurso de caixas de madeiras sobrepostas, quando for o caso;.
Utilize paletes (estrado de madeira que trabalha harmoniosamente com a empilhadeira de garfo);.

Quais os principais processos realizados dentro de um armazém?

A seguir, vamos abordar de forma macro os 4 principais processos de armazenagem. São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.

Qual a finalidade desses padrões de empilhamento?

Armazenagem por empilhamento: por que utilizar e como realizar em segurança. A armazenagem por empilhamento é utilizada para economizar espaço quando há grandes quantidades de produtos a serem estocados. O sistema consiste em empilhar as cargas em alturas razoáveis, sempre evitando o esmagamento do produto.