Até quando posso fazer o título de eleitor

A solicitação do alistamento eleitoral (emissão da 1ª via do título) pode ser feita pelo sistema Título Net ou presencialmente em um cartório eleitoral. A coleta da biometria continua suspensa e ainda não tem data para ser retomada.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor:

1) um documento de identidade* (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) que comprove a nacionalidade brasileira;

Obs:

- No caso do passaporte modelo antigo, é necessário apresentar outro documento oficial no qual conste a filiação do eleitor. Já no caso da carteira de motorista (CNH), é necessário apresentar documento oficial complementar no qual conste a nacionalidade brasileira;
- Caso o documento oficial de identificação apresente abreviatura no nome dos pais ou do eleitor, deve ser apresentada documentação complementar.

2) comprovante de endereço recente*;

- Os documentos deverão conter o nome do eleitor, ou de seu tutor, detentor de guarda, de parentes em linha reta ou colateral, consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, e poderão ser aceitos em via original ou cópia autenticada, sendo inválidos documentos rasgados, ilegíveis ou rasurados

3) comprovante de quitação do serviço militar* (para eleitores do sexo masculino, no ano em que completarem 19 anos).

* Documentos indispensáveis

Voto e alistamento obrigatório:

- entre 18 e 70 anos.

Voto e alistamento facultativo:

- jovens de 16 e 17 anos;
- analfabetos;
- maiores de 70 anos.


BRASILEIROS NATURALIZADOS

Para se inscrever como eleitor, o brasileiro naturalizado deverá apresentar os seguintes documentos:

I - Certificado de Naturalização ou Certificado Provisório de Naturalização concedido pelo Ministério da Justiça;
II - documento oficial de identificação com foto;
III - comprovante de residência;
IV - certificado de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos). 

No interior, os cartórios eleitorais podem solicitar documentação complementar. Para certificar-se da documentação necessária, entre em contato com seu cartório eleitoral.

Em caso de dúvida, entrar em contato com o Disque-Eleitor, pelo telefone 148 ou (31) 2116-3600.

 

 

A cidadã ou cidadão que perdeu o título de eleitor pode ter acesso a uma versão digital do documento pelo aplicativo e-Título. Baixe aqui - iOS e Android.

No aplicativo, é possível consultar os dados da inscrição eleitoral, local de votação, emitir certidão de quitação eleitoral, se cadastrar como mesário voluntário e justificar eventual ausência às urnas no dia da votação ou em até 60 dias após o pleito.  Acesse as Perguntas frequentes sobre o e-Título.

Para obter uma segunda via impressa do título de eleitor, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou fazer a pelo site.

O ano de 2022 será marcado por eleições em todo território nacional, no dia 2 de outubro os brasileiros irão às urnas para escolher os próximos governantes de nosso país. Vamos escolher Presidente da república, governadores, senadores e deputados estaduais e federias. Porém, devemos nos atentar ao prazo para emissão e regularização do título de eleitor. O prazo para regularizar seu título e estar apto a votar nas Eleições 2022 termina bem antes. Os eleitores têm até o dia 4 de maio para colocar o cadastro eleitoral em dia. O prazo também vale para os jovens de 15 a 17 anos tirarem o título de eleitor.

Para os jovens brasileiros, de 15 a 17 anos o voto é facultativo, mas eles representam parte significativa da população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas.

Até quando posso fazer o título de eleitor
Até quando posso fazer o título de eleitor

COMO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR

Para tirar a primeira via do título de eleitor, logo ao entrar no Título Net 2022 é preciso informar a Unidade Federativa em que reside. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Depois de informar todos os dados, o pedido será analisado pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento pode ser feito pelo site.

Documentos necessários

Documento de identificação; 

Comprovante de residência atualizado; 

Certificado de quitação de serviço militar (para homens de 18 a 45 anos).

Quem pode tirar? Pessoas com mais de 16 anos ou que tenham 15 anos, porém complete 16 antes das eleições (02/10/2022).

Boa Esperança através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania  (SEASC) promove dia "D" por comunidade, para auxiliar pessoas que ainda não possui Título de Eleitor.

Até quando posso fazer o título de eleitor

COMO REGULARIZAR O TÍTULO

Se você precisa transferir seu título de município, alteração de dados pessoais, alteração de local de votação para facilitar a mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada, basta acessar o Título Net. Mas, antes de solicitar alteração é preciso verificar se o eleitor possui débito com a Justiça Eleitoral. Quem deixou de votar em alguma eleição e não justificou a ausência pode ter multas para pagar. Caso possua, o eleitor será direcionado para a página de emissão do boleto.

Depois, é só acessar o site do TSE, e iniciar o seu atendimento. A partir desse passo, o eleitor pode solicitar as mudanças que precisa, seja de transferência de zona eleitoral ou alteração de documentos. Os eleitores também vão precisar digitalizar ou tirar uma foto de um comprovante de residência (atualizado) e de um documento de identificação oficial com foto. Quem vai pedir transferência da zona eleitoral precisar estar, no mínimo, três meses ou mais morando no novo endereço. 

E-TÍTULO

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título de eleitor digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.