Caroços na língua perto da garganta

Quais são os tipos de papilas?

Adultos têm entre 2.000 e 4.000 papilas gustativas. Existem quatro tipos diferentes delas, cada um com sua própria função:

  • Filiformes: o tipo mais comum de papilas e o único que não contém botões gustativos.

  • Fungiformes: localizadas na ponta da língua, essas papilas têm o formato de cogumelo e contêm botões gustativos e células sensoriais.

  • Foliáceas: essas papilas em forma de folha estão localizadas nas laterais da língua e também contêm botões gustativos.

  • Circunvaladas: essas papilas em forma de v são as maiores, estão localizadas na parte de trás da língua e contêm botões gustativos.

Quais são os sintomas da papilite lingual transitória?

Algumas pessoas acreditam que os inchaços causados pela papilite lingual transitória são como uma espinha na língua. Até porque esses inchaços podem causar um pouco de dor e dificultar a alimentação, principalmente se você estiver comendo alimentos ácidos ou azedos.

Você pode ter uma ou várias bolinhas que causam uma sensação de queimadura ou formigamento.Elas podem até mesmo causar secura na boca e alterar o paladar, mas tendem a desaparecer sem mais problemas na maioria dos casos, apesar de todo o possível desconforto.

Quais são as causas da papilite lingual transitória?

Não se sabe a origem da papilite lingual transitória, mas acredita-se que lesões na língua e irritação recorrente costumam ser a causa.

Entre outros fatores de risco, podemos citar:

  • Estresse,

  • falta de sono,

  • má nutrição,

  • consumo de alimentos azedos ou ácidos,

  • tabagismo.

Vários problemas de saúde também são fatores de risco potenciais, como:

  • Eczema,

  • alergias,

  • língua geográfica,

  • distúrbios gastrointestinais,

  • asma.

Devo consultar um profissional de odontologia?

Se você tiver inchaços ou feridas na língua que não cicatrizam após vários dias e estiver preocupado(a) com isso, é uma boa ir ao(à) dentista – principalmente se os inchaços causarem dor e dificultarem a alimentação.

Isso pode significar uma doença mais grave.

Como se livrar da papilite lingual transitória?

Na maioria dos casos, não é necessário nenhum tratamento. Normalmente, o quadro melhora de forma espontânea. Se você estiver sentindo muita dor, o(a) dentista pode recomendar algo para aliviá-la.

A melhor coisa a fazer se você tiver um ou mais inchaços:

  • Evitar a irritação da língua,

  • eliminar alimentos condimentados,

  • não comer alimentos azedos,

usar produtos hidratantes bucais se a boca seca for um problema.

Como prevenir a papilite lingual transitória

Tenha bons hábitos de higiene bucal para ajudar a prevenir a papilite lingual transitória:

  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e não se esqueça de escovar a língua,

  • experimente usar outros produtos úteis, como um enxaguante bucal antimicrobiano e um raspador de língua,

  • e não deixe de marcar consultas regulares com o dentista. Isso porque dentes e restaurações com bordas afiadas, por exemplo, podem causar papilite lingual transitória, e o(a) dentista pode repará-los facilmente.

Boa saúde bucal

Agora que você sabe que a papilite lingual transitória tende a desaparecer por conta própria, esperamos que esteja mais tranquilo(a) quanto a esse problema.

E embora não exista uma causa definitiva, você pode ter certeza de que, ao manter bons hábitos de higiene bucal, é possível evitar muitos problemas indesejáveis.

E isso não é mentira. ;)

  • Homepage
  • Doenças
  • Doenças Da Língua
  • Tenho Uma Bolinha Na Lingua Há Anos, Semelhante A Uma Verruga, Porém Muito Pequenininha Nunca Doeu,

6 respostas

Tenho uma bolinha na lingua há anos, semelhante a uma verruga, porém muito pequenininha nunca doeu, nem incomodou. Há dois dias ela aumentou um pouco de tamanho. O que pode ser ?

Então,estas máculas ou pápulas normalmente são pós trauma,provavelmente deves te traumatizado novamente.
Sempre é importante você consultar um estomatologista para melhor diagnóstico

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Caroços na língua perto da garganta

As bolinhas na língua normalmente surgem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, irritando as papilas gustativas, ou até mesmo devido à mordida na língua, podendo causar dor e desconforto para falar e mastigar, por exemplo. Essas bolinhas normalmente desaparecem espontaneamente depois de um tempo. No entanto, as bolinhas na língua também podem representar a infecção pelo HPV ou até mesmo câncer de boca, devendo se investigado pelo seu dentista e, assim, iniciado o tratamento.

Procure um estomatologista. Essas lesões de aparência verrugosa podem ser oriundas de infecções causadas pelo HPV.

Olá. Pode ser uma lesão causada por trauma crônico (machucando a região por longo período de tempo) ou outro tipo de lesão. O dentista especialista nessa área é o Estomatologista, e aconselho você a procurar um na sua cidade. Um abraço.

Olá, o ideal é que procure um estomatologista. Somente uma avaliação presencial pode levar a um diagnóstico preciso!

Olá ! Esse tipo de bolinha pode ser uma série de coisa .. então precisamos avaliar pessoalmente para resolver . Não deixe de procurar alguém especializado em estomatologia .

Caroços na língua perto da garganta

Jorge Pinho

Cirurgião de cabeça e pescoço, Otorrino

Recife

Caroços na língua perto da garganta

Caroços na língua perto da garganta

Marcio Paoli

Cirurgião de cabeça e pescoço

São José dos Campos

Caroços na língua perto da garganta

Caroços na língua perto da garganta

Caroços na língua perto da garganta

  • Estou com um caroço no meio da língua ha duas semanas, o que fazer?
  • Bom dia Dr. Eu estou com a língua com sensação de que ela foi queimada principalmente na lateral da mesma, oque pode ser feito para amenizar está sensação desconfortável ?
  • Ontem no meio da noite percebi um carocinho, interno, na ponta da língua, meio que dói, eu consigo sentir toda a bolinha com a mão... Foi de um dia para o outro, devo me preocupar, qual médico procurar?
  • Olá boa tarde! Estou com alguns bolinhas de vários tamanhos na língua, mais próximo da garganta, e cada dia mais está surgindo. Sinto de vez em quando dificuldade de engolir. O que pode ser?
  • boa noite, minha língua sangra e sai mau cheiro, sinto que é so na lingua, o que eu faço?
  • Estou com uma carocinho embaixo da língua a um mês, o que fazer?
  • Por engano acabei ingerindo soda cáustica ao invés de açúcar (estava bêbado no momento), fez duas úlceras na parte interna da gengiva que já estão cicatrizando com o tempo, porém o freio da lingua inchou bastante e depois que desinchou parece que foi corroído uma parte e desde então não consigo movimentar…
  • Eu estou com um caroço na ponta da minha língua mais de uma semana. O que pode ser?
  • Doutor estou com bolinhas na lingua perto da garganta. Que doi principalmente quando engulo saliva. Sinto um incomodo na garganta, que devo fazer? obrigada pela atenção .
  • Qual especialidade eu procuro para tratar veias grossas embaixo da língua?

Nossos especialistas responderam a 218 perguntas sobre Doenças Da Língua

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O que pode ser caroço na língua próximo a garganta?

O que um caroço na lingua pode significar? Muitas coisas. Desde um simples cálculo salivar (dependendo da região) até um tumor maligno (câncer). Você deve procurar um dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo-facial ou Estomatologia para que ele possa realizar o correto diagnóstico e tratamento.

É normal ter caroços na língua?

As bolinhas na língua normalmente surgem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, irritando as papilas gustativas, ou até mesmo devido à mordida na língua, podendo causar dor e desconforto para falar e mastigar, por exemplo. Essas bolinhas normalmente desaparecem espontaneamente depois de um tempo.

O que pode ser bolhas no fundo da garganta?

Bolhas na garganta podem ser sinal de infecção, geralmente causada por vírus. São as chamadas anginas vesiculosas. A angina é uma inflamação na garganta, enquanto que o termo "vesiculosa" refere-se às vesículas, que são as "bolhas" que surgem no início da infecção.

O que fazer quando aparece um caroço na língua?

Existem situações em que o caroço na boca não deve ser considerado motivo para preocupação. Mas isso não significa que você não deva dar atenção a ele. Por exemplo, se sentir dor, se ele aumentar de tamanho ou se sangrar, o melhor é procurar um especialista. Você pode iniciar pelo dentista ou por um clínico geral.