Com base em que os cartógrafos traçaram na esfera terrestre os trópicos de Câncer e Capricórnio

Os paralelos e meridianos formam o sistema cartográfico de linhas imaginárias que nos ajuda a melhor conhecer a disposição dos elementos na superfície terrestre.

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias que fazem parte do sistema de coordenadas geográficas da Terra. Eles configuram-se como demarcações cartograficamente traçadas sobre o globo terrestre que são utilizadas, além da localização, para diversos fins, como demarcações dos solstícios e equinócios, os fusos horários, entre outros elementos.

Com base em que os cartógrafos traçaram na esfera terrestre os trópicos de Câncer e Capricórnio

Esquema simplificado dos paralelos e meridianos

Os paralelos, na verdade, são círculos traçados de forma perpendicular ao eixo da Terra. Trata-se de círculos concêntricos, em que o maior deles é a Linha do Equador, que divide o planeta nos hemisférios norte (boreal ou setentrional) e sul (austral ou meridional). Assim, o diâmetro desses círculos diminui conforme nos aproximamos dos polos terrestres.

Alguns dos paralelos da Terra são mais importantes por serem demarcações das diferentes posições da luz solar ao longo do ano, distinguindo as sequências alternadas de solstícios e equinócios. Essas linhas são: os trópicos de Câncer e Capricórnio e também os círculos polares do Ártico e do Antártico. Confira o esquema representado a seguir:

Com base em que os cartógrafos traçaram na esfera terrestre os trópicos de Câncer e Capricórnio

Esquema dos principais paralelos da Terra, representados durante um período de solstício

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os meridianos, por sua vez, são semicírculos traçados paralelamente ao eixo terrestre, mantendo-se em posição vertical. Ao contrário dos paralelos, que são dispostos paralelamente entre si, os meridianos encontram seu início e fim no centro dos polos norte e sul, de forma que todo meridiano possui o seu antimeridiano, e a distância entre ambos é sempre de 180º de longitude.

Como os meridianos são todos do mesmo tamanho, não existem diferenças técnicas que permitam que um seja mais preponderante do que os demais da forma como ocorre com a Linha do Equador em relação aos demais paralelos. Assim sendo, estabeleceu-se, por convenção, que o principal meridiano seria o de Greenwich, que se configuraria como uma espécie de “marco zero” da Terra.

Assim, o Meridiano de Greenwich possui várias funções, como dividir o planeta nos hemisférios oeste (ocidental) e leste (oriental) e também demarcar o grau zero das longitudes e dos fusos horários.

Os paralelos são medidos em latitudes, que nada mais são do que a distância entre eles e a Linha do Equador medida em graus. Já os meridianos, como já foi mencionado, são medidos em longitudes, que são a distância em graus em relação ao Meridiano de Greenwich. Essas duas linhas principais possuem, respectivamente, 0º de latitude e 0º de longitude.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

  • Com base em que os cartógrafos traçaram na esfera terrestre os círculos polares Ártico e Antártico e os trópicos de Câncer e de Capricórnio? 

Resposta: Os trópicos de Câncer e de Capricórnio assinalam a linha máxima na esfera terrestre em que os raios solares atingem de forma perpendicular a superfície. Os círculos polares Ártico e Antártico delimitam o alcance máximo dos raios solares no início do inverno de cada hemisfério.

Os Trópicos de Câncer e Capricórnio são duas linhas imaginárias que cortam o globo terrestre no sentido horizontal.

Possuem a mesma distância da Linha do Equador e delimitam a zona tropical, sendo considerados “paralelos”, ou seja, linhas no sentido Leste-Oeste.

Do grego, o termo “trópico” significa “uma volta completa”.

Com base em que os cartógrafos traçaram na esfera terrestre os trópicos de Câncer e Capricórnio

Mapa do Mundo com a Linha do Equador e os Trópicos

Recebem esse nome em relação à proximidade com as constelações de Câncer e Capricórnio, as quais foram observadas pelos astrônomos de antigamente.

Essas linhas imaginárias foram criadas em virtude da inclinação da incidência do sol em diferentes partes do planeta durante os solstícios.

Portanto, quando é verão no hemisfério norte (e inverno no sul), os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer.

Da mesma forma, quando é verão no hemisfério sul, os raios incidem no Trópico de Capricórnio.

Observe que a zona localizada entre os trópicos é chamada de intertropical (entre os trópicos).

Leia também: Linha do Equador

Latitude e Longitude

A latitude e a longitude são dois conceitos imprescindíveis nos estudos da cartografia.

Por meio de suas coordenadas podemos encontrar qualquer local no planeta.

Ambos são medidos em graus, no entanto, a latitude, corresponde a uma coordenada geográfica que pode variar de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S).

Por sua vez, a longitude pode variar 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O), a partir do meridiano de Greenwich, meridiano denominado de grau zero.

Leia também: Latitude e Longitude

Paralelos e Meridianos

Os Paralelos são as linhas horizontais do globo determinadas pela latitude, por exemplo os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Note que quanto mais próxima dos polos do planeta (norte e sul), menor são os paralelos.

Por outro lado, os Meridianos são as linhas verticais que cortam o planeta. São representados por semicircunferências que ligam os polos norte e sul, por exemplo, o Meridiano zero, chamado de Meridiano de Greenwich.

Leia também: Paralelos e Meridianos.

Trópico de Câncer

O Trópico de Câncer está localizado no Hemisfério Norte do planeta. Ele se encontra acima da Linha do Equador sobre a latitude de 23º27’ N (vinte três graus e vinte sete minutos) .

Ele passa por 19 países da América, África e Ásia: México, Bahamas, Estados Unidos, Havaí, Egito, Argélia, Chade, Mauritânia, Líbia, Mali, Níger, Arábia Saudita, Bangladesh, China, Emirados Árabes, Índia, Myanmar, Omã e Taiwan.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio está localizado no Hemisfério Sul do planeta, Ele se encontra abaixo da Linha do Equador sobre a latitude 23º27’ S (ou -23,27º) .

Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.

No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

O que os cartógrafos traçaram na esfera terrestre?

Os cartógrafos traçaram os círculos polares e os trópicos tendo como base os raios solares. Os trópicos de Câncer e de Capricórnio correspondem à linha máxima do globo terrestre, local esse onde os raios solares incidem perpendicularmente á superfície.

Quais as regiões estão localizadas entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico?

Já a porção localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos Polar Ártico e Polar Antártico é chamada de zona climática temperada.