Como a área que hoje corresponde ao interior da região Nordeste foram ocupadas pelos colonizadores?

Região que abriga o maior número de estados do Brasil.

Como a área que hoje corresponde ao interior da região Nordeste foram ocupadas pelos colonizadores?

Nordeste brasileiro

O Nordeste brasileiro ocupa uma área de 1.554.257,0 quilômetros quadrados, sendo a terceira maior Região do país. Essa foi a primeira porção do território nacional a ser ocupada e explorada pelos colonizadores.

A população total do Nordeste é de 53.078.137 habitantes, conforme dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os estados que compõem essa Região são:

Alagoas – Maceió
Bahia – Salvador
Ceará – Fortaleza
Maranhão – São Luís
Paraíba – João Pessoa
Pernambuco – Recife
Piauí – Teresina
Rio Grande do Norte – Natal
Sergipe – Aracaju

Todos os estados do Nordeste são banhados pelo Oceano Atlântico. Essa característica, aliada ao clima quente, faz da Região um dos principais destinos turísticos do país. A única capital nordestina que não está localizada no litoral é Teresina – Piauí.

Como a área que hoje corresponde ao interior da região Nordeste foram ocupadas pelos colonizadores?

Natal, capital do Rio Grande do Norte

O clima nordestino varia de acordo com o local, podendo ser semiárido, tropical úmido ou equatorial. A vegetação também é heterogênea, composta por áreas de caatinga, manguezais, mata Atlântica, cerrado, floresta Amazônica e mata de cocais.

As diferentes características físicas (clima, vegetação, quantidade de chuva, etc.) encontradas no Nordeste resultaram na subdivisão dessa área. Com isso, a Região foi dividida em Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Como a área que hoje corresponde ao interior da região Nordeste foram ocupadas pelos colonizadores?

As sub-regiões do Nordeste

Além dos elementos naturais, essas sub-regiões também apresentam diferenças nos aspectos populacionais, econômicos, sociais e culturais. A Zona da Mata, por exemplo, é a sub-região mais povoada, apresentando a maior densidade demográfica (população relativa).

O turismo, impulsionado pelas belezas naturais e pelo valor histórico-cultural de várias cidades nordestinas, se destaca entre as atividades econômicas. A exploração de petróleo, o extrativismo vegetal, a agropecuária e o setor industrial (automobilístico, alimentício, informática, petroquímica, etc.) são importantes fontes de captação de receitas financeiras.

Um dos principais problemas do Nordeste é a desigualdade socioeconômica, motivada pela distribuição de renda desigual. Outros agravantes são as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido serviço de saneamento ambiental.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Ouça este artigo:

A expansão territorial brasileira está associada à diversidade de atividades que foram se desenvolvendo no Brasil Colônia à medida em que foi ocorrendo a expansão demográfica e também em decorrência da crise do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste.

Após a União Ibérica (1580-1640), houve a anulação do Tratado de Tordesilhas, que possibilitou que as terras mais afastadas do litoral brasileiro pudessem ser ocupadas pelos colonos, e ainda mais porque eram áreas que não interessavam na colonização espanhola. Então, ocupado de maneira desigual e por diferentes motivos, podemos resumir a expansão territorial brasileira assim:

  • Região Nordeste: o litoral foi o primeiro local da ocupação portuguesa, devido ao interesse econômico da cana-de-açúcar e também por motivo da defesa militar do território. Podemos observar que a maioria das capitais nordestinas, com exceção de Teresina-PI, são cidades litorâneas. Já o interior do Nordeste foi povoado pela expansão da pecuária, tendo como principal eixo o Rio São Francisco, e outros povoamentos que eram cortados pelos rios, como o Rio Jaguaribe, no Ceará. A pecuária torna-se o principal meio econômico do Nordeste, que traz até hoje a figura do vaqueiro como representante de sua cultura.
  • Região Sudeste e Centro-Oeste: essas regiões foram povoadas pela atuação dos bandeirantes, em busca de ouro e no apresamento dos índios. Na verdade, a figura do bandeirante é decisiva para a expansão territorial brasileira, já que foi através das bandeiras que o interior do Brasil foi sendo penetrado, na corrida do ouro, no início do século XVIII. As cidades mineiras onde se concentraram a extração mineradora, também foi onde mais se concentrou a população, contribuíndo para o desenvolvimento das cidades, construção de estradas, surgimento de vilas e a urbanização do Sudeste brasileiro.
  • Região Norte: teve como processo de povoamento também a atuação dos bandeirantes que foram em busca das drogas do sertão (as epeciarias da floresta Amazônica brasileira) para comercialização.
  • Região Sul: foi colonizada por incentivo da Metrópole para assegurar o controle das fronteiras com a América espanhola, além de ter desenvolvido um grande centro de ação jesuítica com os Sete Povos das Missões. A Região Sul também se desenvolveu economicamente através da pecuária e charqueadas;

Fonte:
http://anamariahistory.blogspot.com.br/2010/05/expansao-territorial-brasil-resumo.html

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/expansao-territorial-brasileira/

Qual foi a base da colonização do Nordeste brasileiro?

O cultivo da cana-de-açúcar, (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema colônia-metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea, atualmente conhecida como zona da mata.

Quando começou a colonização do Nordeste?

Com o estabelecimento do Governo Geral do Brasil na Bahia, em 1549, a colonização irradiou-se, através de expedições armadas, para o norte do País. No final do século XVI, então, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba já tinham sido incorporados ao território conquistado.

O que surgiu no Nordeste no período da colonização o que produziam?

Início da colonização nordestina A região, logo de início, serviu de porto para a retirada de recursos naturais, como o pau-brasil, além de também servir para o cultivo da cana-de-açúcar, que viria a ser o produto mais importante do nordeste brasileiro por muito tempo.

Quais foram as duas atividades econômicas praticadas pelos colonizadores no início da ocupação e do povoamento da região Nordeste?

Durante o período colonial, pecuária e povoamento do sertão estiveram intimamente ligados. A partir dos engenhos de cana-de-açúcar, que se localizavam principalmente no litoral nordestino, foi possível aos colonos que aqui habitavam conquistar o sertão da colônia e iniciar o povoamento dessa região.