Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo

Por padrão, todos as pessoas que visitam seu perfil no Facebook podem ver a seção “Amigos” que revela todos os seus contatos e “Amigos em comum”. Porém, é possível ocultar a sua lista de amigos na rede social para que só amigos ou ninguém possa vê-la.

  • Como descobrir grupos fechados do Facebook que uma pessoa participa
  • Como colocar (ou ocultar) um relacionamento sério no Facebook

Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo

Como ocultar sua lista de amigos no Facebook

  1. Vá até o seu perfil;
  2. Clique em “Amigos” abaixo da sua foto de capa;
    Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo
  3. Clique no ícone de lápis no parte superior da página;
  4. Selecione “Editar Privacidade” no menu suspenso;
  5. Selecione um público (Amigos, Público, Somente Eu…).

Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo

As pessoas poderão ver os amigos em comum quando acessam seu perfil, porque os seus amigos também controlam quem pode ver as amizades deles em seus respectivos perfis. Se as pessoas puderem ver suas amizades em outro perfil, também poderão vê-las no Feed de Notícias, na pesquisa e em outros locais do Facebook. Se você definir a privacidade como “Somente eu”, somente você poderá ver sua lista completa de amigos na sua Linha do Tempo. Os demais verão apenas uma lista de “amigos em comum”.

Na mesma janela, você também pode alterar a privacidade de outras duas listas:

Seguindo
Escolha quem pode ver as pessoas, páginas e listas que você segue. Note que as pessoas que você segue podem ver que você as está seguindo.

Seguidores
Escolha quem pode ver quem são os seus seguidores em sua linha do tempo.

FacebookTutorial

Nem todo mundo está preparado para dividir ou aceitar opiniões contrárias daquele seu amigo no Facebook. Ano de eleição é uma prova disso. Uma das formas para evitar conflitos é restringir usuários que tragam algum tipo de incômodo ao seu perfil, seja por opiniões diferentes, seja por ser ofensivo, ou qualquer coisa que possa sair do padrão de comportamento e diretrizes da plataforma.

Quando você adiciona alguém à sua lista de restritos no Facebook, essa pessoa não conseguirá mais ler suas publicações privadas, mas continuará a ter acesso a tudo que for público, a tudo que for compartilhado com amigos em comum ou, ainda, às publicações nas quais ele foi marcado.

publicidade

A opção não funciona nos dois sentidos, então mesmo que o usuário esteja na sua lista restrita, você continua conseguindo visualizar todo o conteúdo da pessoa, seja público ou não – a não ser que ela também tenha restringido o seu acesso ao perfil dela.

Além disso, a plataforma não emite qualquer notificação a respeito da restrição. Então você pode ficar tranquilo quanto àquele seu primo ou tia que você não pode excluir da sua lista, com medo de causar alguma intriga familiar.

Para editar sua lista de “Restritos”, é preciso configurar a aba “Gerenciar bloqueio”. Nela, além das restrições, você consegue bloquear usuários, mensagens, convites para jogos e eventos e até para páginas. O processo só pode ser realizado pelo acesso do seu perfil no computador, já que a opção não existe pelo app.

Leia mais!

  • Twitter pode copiar função do Facebook
  • Facebook é acusado de discriminação e racismo após apagar fotos históricas
  • Facebook é acusado de censura por remover postagens pró-Palestina

1. Abra seu perfil em um navegador, toque na setinha para baixo, no canto superior direito da tela, e selecione “Configurações e Privacidade” e “Configurações”;

Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo

2. No menu lateral, acesse “Bloqueio”. Irá abrir uma aba de gerenciamento de bloqueios. A primeira opção é para editar a lista de restritos. Clique em “Editar Lista”;

Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo

3. Na aba de busca, selecione “Amigos” e busque o perfil que deseja restringir. Ao encontrar, toque nele e, depois, em “Concluir”. Você pode adicionar várias pessoas de uma vez;

Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo

Prontinho! Usuário restrito ao seu perfil. Para retirá-lo da lista, basta voltar à página de gerenciamento de bloqueios, tocar em editar lista e remover o usuário do “checklist”.

Como bloquear meu facebook para quem não é meu amigo

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira é redator(a) no Olhar Digital

Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital