Como começou a presença do ser humano no Brasil qual é a origem dos povos indígenas no continente americano?

No Período Colonial, houve muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes das tribos perdidas de Israel, outros duvidavam até de que fossem humanos. Em 1537, o papa Paulo III proclamou a humanidade dos índios na Bula Veritas Ipsa.

Confira na gravura ao lado, do livro de Claude AbbevilleMissionário capuchinho, viajou para o Brasil em 1612, como um dos quatro frades encarregados de converter os selvagens da França Antártica. Permaneceu no Brasil por quatro meses, e, ao retornar, levou consigo seis indígenas, batizados com nomes cristãos. A presença dos índios brasileiros na Europa despertou grande curiosidade. Abbeville publicou um relato de sua missão no Brasil: Histoire de la mission des Peres Capucin en l'Isle de Maragnon et Terres Circonvoisiones ou Est Traicte des Singularitez Admirables & des Meurs Merveilleuses des Indiens Habitants de ce Pais....(BELUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos Viajantes. São Paulo: Metalivros, 1999), como os europeus, nos séculos XV e XVI, concebiam os nativos brasileiros.

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado BeríngiaNa crença dos povos antigos, tratar-se-ia de uma extensa faixa de terra, surgida após a última glaciação, a qual fez descer o nível do mar uns 50 metros abaixo do atual. Isto teria criado o espaço para a passagem a pé entre a Ásia e a América, através do estreito de Bhering., localizado na região do estreito de Bhering, no extremo nordeste da Ásia.

Como começou a presença do ser humano no Brasil qual é a origem dos povos indígenas no continente americano?

Como começou a presença do ser humano no Brasil qual é a origem dos povos indígenas no continente americano?
Estudo sobre os primeiros americanos teve
destaque na revista 'Nature' (Imagem: Emiliano
Bellini)

Os primeiros habitantes da América chegaram ao continente há mais de 15 mil anos e vieram da Ásia em três ondas migratórias separadas. A conclusão é de um estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas publicado nesta quarta-feira (11) pela revista científica “Nature”.

“Durante anos, se debateu se os habitantes da América procediam de uma ou mais migrações através da Sibéria, mas nossa pesquisa põe fim a este dilema: os nativos americanos não procedem de uma só migração”, ressaltou à Agência Efe o cientista colombiano Andrés Ruiz-Linares, do University College de Londres, autor principal do estudo.

Embora os analistas calculem que tenham ocorrido pelo menos três grandes migrações, a maioria das tribos descende da primeira delas, conhecida como os “Primeiros Americanos”. As outras duas levas se limitaram à América do Norte.

Quando as ondas migratórias ocorreram, o Estreito de Bering, entre a Ásia e a América, estava congelado, e serviu como ponte entre os dois continentes.

saiba mais

  • Livro diz que europeus colonizaram América antes de indígenas
  • Genética confirma que europeus reduziram população indígena
  • Primeira caça das Américas ocorreu há 13.800 anos, indica estudo

A pesquisa analisou o genoma de 52 tribos indígenas americanas, do Canadá à Terra do Fogo, e comparou ao de habitantes de 17 grupos nativos da Sibéria. Ao todo, mais de 364 mil variações genéticas foram consideradas.

A análise foi dificultada pela presença de material genético procedente de migrações posteriores, principalmente dos europeus e africanos que chegaram à América a partir de 1492. Por isso, os pesquisadores se centraram apenas nas seções do genoma que procediam totalmente dos nativos americanos.

“Tecnicamente, o estudo dos povos nativos americanos representa todo um desafio devido à presença generalizada de traços europeus e africanos nos grupos nativos”, indicou Ruiz-Linares.

A ocupação do continente
Os “Primeiros Americanos” teriam se deparado com um continente desabitado, e se estenderam em direção sul, seguindo a costa do Pacífico e deixando povoações em sua passagem. O processo teria durado cerca de mil anos, e suas linhagens podem ser rastreadas do presente.

No entanto, o DNA de quatro tribos da América do Norte demonstra que houve pelo menos duas outras ondas migratórias. A segunda percorreu a costa do Ártico até a Groenlândia, e a terceira se dirigiu rumo às Montanhas Rochosas.

Essas duas levas de imigrantes teriam sido protagonizadas por indivíduos mais próximos à etnia han, predominante na China, do que aos “Primeiros Americanos”.

Ao avaliar o material genético da tribo dos aleútes e dos inuítes, que vivem na Groenlândia, os pesquisadores constataram que metade de seu DNA procedia dos integrantes da segunda migração.

No caso dos membros da tribo canadense chipewyan, que viviam entre as Montanhas Rochosas e a baía de Hudson, os especialistas descobriram que tinham 10% do material genético em comum com os protagonistas da terceira leva migratória.

O DNA dessas quatro tribos – aleútes, inuítes do leste, inuítes do oeste e 'chipewyan' – contém material das três ondas migratórias, mas a maior parte corresponde à primeira. Isso significa que os habitantes asiáticos da segunda e terceira ondas teriam se relacionado com os primeiros que chegaram à América.

Segundo Ruiz-Linares, isso fica demonstrado pela menor diversidade genética dos nativos da América do Sul, cujo DNA é mais próximo ao dos “Primeiros Americanos”.

“Haveria uma relativa homogeneidade genética dos nativos desde México até o sul do continente, todos derivariam da mesma corrente migratória da Ásia”, explicou Ruiz-Linares.
“O povoamento do México rumo ao sul teria sido relativamente simples, com poucas misturas após a separação dos povos [até a chegada dos europeus em 1492]”, acrescentou o pesquisador.

Qual é a origem dos habitantes indígenas?

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.

Como os indígenas chegaram no continente americano?

Levas vieram da Ásia pelo Estreito de Bering há cerca de 15 mil anos. Os primeiros habitantes da América chegaram ao continente há mais de 15 mil anos e vieram da Ásia em três ondas migratórias separadas.

Como foi o processo de povoamento humano do continente americano?

De acordo com a teoria mais aceita, os indivíduos passaram da Ásia para a América em várias ondas migratórias, através do estreito de Bering (entre a Sibéria e o Alasca), durante os três últimos períodos glaciais (9-14 mil, 25 mil e 40 mil anos atrás), pois nesses momentos, em razão do baixo nível dos mares, formou-se ...

Desde quando os povos indígenas habitam o Brasil?

Os povos indígenas são os habitantes originários do território brasileiro e estavam presentes aqui antes da chegada dos europeus, no final do século XV. Existe uma grande diversidade de povos indígenas no Brasil, e a população de índios, segundo critérios do Censo de 2010, é de aproximadamente 817 mil.