Como descobrir se é alergia alimentar?

Você sabia que muitas pessoas pensam ter alergia alimentar mas, na verdade, não sofrem com o problema? Isso geralmente acontece quando o indivíduo percebe alguns sintomas (como irritação ou coceira na pele) e logo presume que a culpa é de algum alimento - sem saber se tal ligação realmente existe.

O artigo "Prevalência e gravidade de alergias alimentares entre adultos nos EUA" (Prevalence and Severity of Food Allergies Among US Adults), disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, revela que, muitas vezes, as pessoas acreditam, de forma equivocada, sofrer de alguma alergia alimentar. Para ajudar, nós preparamos uma matéria ensinando como identificar se você tem (ou não) alergia a determinado alimento. Confira!

Para confirmar o diagnóstico de alergia alimentar, é necessário consultar um médico

A pesquisa feita com 40.443 adultos norte-americanos revelou que 19% dos entrevistados acreditavam sofrer de alguma alergia alimentar. No entanto, após a realização de exames, descobriu-se que apenas 10,8% dos indivíduos eram de fato alérgicos. Ou seja, milhares de pessoas acreditavam erroneamente sofrer reações ao consumir determinadas comidas.

Além disso, a pesquisa apontou que as alergias alimentares mais comuns são causadas por substâncias presentes no marisco, no leite, no amendoim, em nozes e em peixes de barbatana. Portanto, caso alguém apresente algum sintoma alérgico (como coceira na garganta, inchaço ou irritação na pele) após consumir tais alimentos, é muito importante procurar ajuda médica.

Muitas vezes, no entanto, os sintomas podem ser indício de uma intolerância (como a doença celíaca) e não de uma alergia alimentar - como evidenciou a pesquisa científica norte-americana. Mais uma vez, a única forma de realmente confirmar se um indivíduo tem alergia (ou intolerância) a determinada comida é consultar um médico para fazer testes e, assim, descobrir o diagnóstico. Não tem erro!

Preste atenção nos sintomas e busque acompanhamento médico

Está na dúvida se você sofre com alergia ao leite, camarão, peixe ou amendoim, por exemplo? A principal dica é se manter atento aos possíveis sintomas - afinal, as reações alérgicas relacionadas à alimentação tendem a se manifestar de forma imediata. De qualquer forma, caso você suponha ter alguma alergia, o mais indicado é evitar ao máximo o alimento em questão e buscar ajuda médica o mais rápido possível. Com o diagnóstico confirmado, também é necessário fazer um tratamento seguindo as orientações médicas.

Antigamente pouco se ouvia falar de intolerância alimentar, porém esse tema está cada vez mais recorrente. Muitas pessoas se queixam de não poderem consumir determinado alimento e frequentemente os sintomas são confundidos com as alergias. Isso porque muitas vezes a manifestação ocorre de maneira semelhante.

Diferente das alergias alimentares, que é uma resposta imunológica do corpo, a intolerância alimentar é causada pela deficiência de uma enzima especifica para processar determinado nutriente, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Apesar dos sintomas serem incômodos, as reações são menos perigosas do que as causadas pelas alergias, embora precisem ser cuidadas com o intuito de não evoluir para algo mais grave.

Além de desconfortos, a resposta do organismo para alimentos que você não deve consumir pode ser o motivo dos ponteiros da balança estarem subindo. Devido à Imunoglobina G, anticorpo responsável pela defesa do organismo em processos alérgicos, o corpo pode reter líquido e armazenar gordura.

Quais alimentos podem causar intolerância alimentar?

Muitos alimentos podem não ser digeridos corretamente pelo corpo. Essa condição varia de pessoa para pessoa. Hoje as mais conhecidas são a Intolerância a Lactose (Leite) e Intolerância ao Glúten (Proteína presente em farinha, trigo, etc.), mas diversos alimentos podem desencadear sintomas, sendo alguns deles:

  • Amendoim
  • Ovo
  • Abacaxi
  • Feijão
  • Frutos do mar

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas costumam ser bastante parecidos e podem variar dependendo de qual alimento está causando-os. A intensidade também pode ser diferente dependo do nível de produção da enzima responsável pela digestão no seu corpo. Os sintomas das principais intolerâncias são:

  •  Dores Abdominais
  • Gases
  • Diarreia
  • Enjoo e vomito
  • Manchas vermelhas
  • Coceira
  • Tosse
  • Dificuldade para emagrecer

Como descobrir se possuo intolerância a algum alimento?

Hoje existem diversas formas de descobrir se você possui intolerância a algum alimento. Uma das alternativas é realizar uma biópsia do intestino delgado. Para quem procura uma solução menos invasiva, existe o exame A200. Com uma simples coleta de sangue ele é capaz de detectar a intolerância de até 200 tipos de alimentos. Isso porque, a avaliação é feita através das dosagens de ImunoglobinaG no sangue.

Antes de realizar qualquer tipo de exame ou retirar um alimento por completo da sua vida é necessário procurar um alergologista ou um gastroenterologista. Apenas um especialista é capaz de dizer o correto a fazer no aparecimento de sintomas.

Onde posso encontrar o exame A200?

A GlobalMed Clínica realiza esse exame por um preço acessível. Caso queira saber mais sobre ele ou agendar uma consulta para saber se é o ideal para o seu caso, basta ligar para um de nossos números: (11) 2222-1090 (São Paulo) / (16) 4042-1911 (Ribeirão Preto) / (27) 3180-0381 (Vitória).

Entenda melhor o que é a intolerância a lactose

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

Como saber se tem alguma alergia alimentar?

Os sintomas de alergia alimentar mais leves relacionados podem ser:.
espirros;.
nariz entupido ou escorrendo;.
olhos lacrimejantes;.
inchaço;.
erupções cutâneas;.
dores de estômago;.
diarréia..

Qual o exame que detecta intolerância alimentar?

Principais testes de intolerância alimentar Dentre eles, destacam-se: RAST: exame de sangue feito para pesquisar presença de anticorpos IgE para o alimento suspeito do desencadeamento das alergias; teste cutâneo (Prick teste): realizado na superfície da pele utilizando alérgenos dos alimentos suspeitos.

Como é feito o diagnóstico da alergia alimentar?

Quanto aos métodos diagnóstico, eles podem ser in vivo com o teste cutâneo e os de provocação oral, ou in vitro, os quais medem a IgE sérica específica, a IgG, ou os basófilos ativados no sangue. A alergia alimentar é um problema não resolvido devido ao incompleto conhecimento sobre sua patogênese.

Quais são os sintomas mais comuns de alergia alimentar?

Alergias alimentares mais comuns.
Leite. É a alergia alimentar mais comum entre as crianças e surge no primeiro ano de vida. ... .
Ovo. Ocupa o segundo lugar no ranking das alergias alimentares mais comuns na infância e, normalmente, desaparece com a idade. ... .
Marisco. ... .
Peixe. ... .
Amendoim e frutos secos. ... .
Cereais com glúten. ... .