Como elaborar balanço patrimonial e DRE?


Muitas vezes recorremos às mais variadas formas de criar um Balanço Patrimonial e DRE usando o Excel. Desde a própria construção manual bem como importando arquivos texto (com um conhecimento mais avançado na ferramenta) de diversos relatórios vindos ou não do sistema de gestão da empresa.

Esse e-book tem a finalidade de demonstrar como criar um Balanço Patrimonial e DRE de forma automática usando apenas o arquivo Sped Contábil que já é gerado pela empresa ou pelo seu escritório contábil.

Com uma didática simples e bem intuitiva passando por vários exemplos e situações do dia a dia esse material com certeza fará você construir excelentes demonstrativos contábeis e tudo de forma automática.

  1. Data da publicação

    23 novembro 2021

  2. Tamanho do arquivo

    16497 KB

Devido ao tamanho do arquivo, o download deste livro poderá ser mais demorado


Como elaborar balanço patrimonial e DRE?

Novidades da Loja Kindle
eBooks novos para sua biblioteca digital. Veja aqui

Como elaborar balanço patrimonial e DRE?

Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).

O balanço patrimonial é a demonstração financeira que relata os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa em um ponto específico no tempo. Esse é o relatório que fornece uma base para calcular as taxas de retorno e avaliar a estrutura de capital da companhia. A partir dele, é possível identificar o que a empresa possui e o que deve, bem como o valor investido pelos acionistas.

Apenas as empresas registradas como MEI estão liberadas do envio das demonstrações contábeis. Ele deve apresentar um retrato fiel da situação patrimonial do negócio, por meio de um balanço entre ativos e passivos.

O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), é um relatório que confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio. Por meio do registro das despesas e receitas daquela empresa, o DRE vai mostrar se a empresa teve lucro, prejuízo ou se apenas equacionou despesas e ganhos naquele período de tempo.

As receitas vêm de todas as vendas de produtos realizadas ou de prestações de serviços, enquanto que as despesas são representadas por todos os pagamentos que a empresa fez naquele período.

Neste artigo vamos abordar a importância do Balanço Patrimonial e o DRE na sua empresa e como implementar o mesmo. O artigo está dividido em 3 partes:

  • Importância do Balanço Patrimonial e o DRE
  • Estrutura dos componentes de Balanço Patrimonial e DRE
  • Implementação

Importância do Balanço Patrimonial e o DRE

O balanço patrimonial é considerado uma das demonstrações mais importantes fornecida a administração de uma empresa, pois permite o levantamento preciso de ativos e passivos. Com ele conseguimos obter várias análises financeiras verificando situações distintas que ajudam no diagnóstico da saúde financeira do negócio, além de disponibilizar indicadores como: liquidez corrente; liquidez seca; margem líquida; retorno sobre ativo; retorno sobre investimento, entre outros.

Já o DRE também constitui de um dos relatórios mais importantes dentro de uma empresa, ele reflete a capacidade do negócio, permitindo que a administração veja de forma detalhada a situação em que se encontra, bem como extrair elementos para saber o que será necessário mudar ou o que pode ser mantido.

O balanço patrimonial e DRE são relatórios fundamentais para uma estratégia contábil completa e acertada e são aliados para alcançar o sucesso da sua empresa. Os dois são relatórios contábeis obrigatórios e complementares, que auxiliam as companhias na gestão patrimonial a partir de um registro ordenado e padronizado de dados. Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.

Estrutura dos componentes de Balanço Patrimonial e DRE

A Estrutura do Balanço Patrimonial é dividida em ativo, passivo e patrimônio líquido.

O Ativo pode-se definir como os bens e direitos que a empresa possui e que compõem o lado positivo da balança. O relatório contábil listará os ativos em ordem de liquidez, ou seja, o quão facilmente eles podem ser convertidos em dinheiro. É dividido em duas categorias, sendo elas ativo circulante e não circulante.

  • Ativo circulante: são os valores que estão em caixa e em contas bancárias, as disponibilidades, nas aplicações financeiras, em estoque e também nas contas a receber no curto prazo.
  • Ativo não circulante: são contas a receber e investimentos a retornarem com lucro no longo prazo, os valores que não serão movimentados no curto prazo ou que não podem ser convertidos em dinheiro instantaneamente.

O Passivo pode-se definir como os que estão no lado negativo, pois são as obrigações da empresa para com terceiros, como o governo, outras empresas, com as quais precisará arcar no futuro.  É dividido também em duas categorias, sendo elas passivo circulante e não circulante.

  • Passivo circulante: são obrigações com vencimento de um prazo de até um ano, como exemplo fornecedores e impostos.
  • Passivo não circulante: são obrigações com vencimento superior a um ano, como exemplo as parcelas de empréstimos de longo prazo.

O Patrimônio líquido é o resultado do total do ativo menos o total do passivo, ou seja, é formado pelo total de recursos investidos pelos sócios e pelas reservas de capital realizadas.

A Estrutura do DRE é dividida em demonstração de receitas, despesas e depois lucro. Há componentes intermediários que são extremamente importantes e sua compreensão é necessária para uma gestão financeira adequada, como o faturamento líquido das atividades que é o resultado obtido depois que a receita total é reduzida por tributos e possíveis deduções.Também, o lucro bruto do ano que é o resultado do exercício antes dos custos indiretos de vendas. E, o resultado do exercício que é o lucro líquido da empresa no ano do DRE emitido, sendo o lucro bruto menos as despesas gerais e administrativas.

Implementação

Como elaborar balanço patrimonial e DRE?

Como implementar um DRE e um Balanço Patrimonial?

De maneira geral a estrutura de um DRE se dá por:

  •  Receita Bruta

(-) Deduções e abatimentos

(=) Receita Líquida

(-) CMV (Custos de mercadorias vendidas) 

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas com Vendas

(-) Despesas Administrativas

(-) Despesas Financeiras

(=) Resultado Antes IRPJ CSLL

(-) Provisões IRPJ E CSLL

(=) Resultado Líquido

De forma simplificada, podemos dividir em etapas para apurar o resultado do exercício.

  • Receitas

Primeiro tome nota do faturamento da sua empresa.

  • Receita Líquida

A receita líquida trata-se do valor encontrado após desconto de impostos e deduções (  impostos que incidiram sobre as vendas, devoluções de vendas, abatimentos e descontos oferecidos aos clientes).

A esse resultado dá-se o nome de Receita Líquida de Vendas.

  • Custo de vendas

Para isso, exclui-se os gastos que a empresa gera para se manter. São eles:

  • Custo dos produtos vendidos (CPV);
  • Custo dos serviços prestados (CSP);
  • Custo das mercadorias vendidas (CMV).
  • Lucro Bruto

Para se obter o lucro bruto deduzimos o custo das mercadorias e dos serviços vendidos.

Deste, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, administrativas e gerais depois acrescentam-se as receitas operacionais chegando então ao Lucro Operacional Líquido.

  • Resultado Líquido do Exercício.

Com base nesse resultado, serão acrescentados os resultados não operacionais (participações de debenturistas, empregados, administradores, partes beneficiárias entre outros). Chegando a partir daí no Lucro Líquido do Exercício.

Balanço Patrimonial

  • Escolha um período para o Balanço Patrimonial

Escolha o período de tempo que você deseja analisar.

  • Faça o levantamento de dados como: ativos, passivos e patrimônio líquido

Ativos – O primeiro passo é analisar a quantidade de dinheiro que o negócio tem em caixa no total,  todos os bens e direitos da empresa (saldo bancário, estoque, patentes e duplicatas a receber).

Passivos – Identificar quais são as obrigações da empresa com terceiros (impostos e salários para pagar).

Patrimônio Líquido – Aqui você deve listar as contas que apontam o valor contábil da sua empresa, a diferença entre o ativo e o passivo.

Para finalizar some todos os dados descritos e somados anteriormente (ativos, passivos e patrimônio líquido).

Estrutura básica:

Como elaborar balanço patrimonial e DRE?

E aí pronto para implementar na sua empresa?

O balanço patrimonial, na gestão do empreendimento, permite que os gestores tenham uma visão clara do lucro acumulado e também permite fazer a comparação entre documentos de anos distintos para efetivação do cálculo da taxa de crescimento anual. O DRE por se tratar de um relatório bastante detalhado, se torna um bom elemento para o gestor usar na sua tomada de decisão.

Tanto o Balanço Patrimonial quanto a DRE são ótimas fontes de dados para a elaboração de KPIs (Key Performance Indicators, ou seja, Indicadores-chave de Performance. Desse modo, é extremamente importante que a sua empresa saiba implementar e analisar esses documentos, pois são indispensáveis para a gestão financeira e contábil de qualquer negócio.

Esperamos que tenham gostado deste conteúdo e gerado vários insights para sua empresa. Também, é muito importante que você se atente para outros parâmetros financeiros durante a análise para ter uma gestão financeira efetiva.

Caso tenha alguma dúvida sobre esses demonstrativos ou precise de ajuda para alavancar o sucesso da sua empresa, entre em contato conosco, para realizar um diagnóstico gratuito!

Como elaborar balanço patrimonial e DRE?

Como faço para elaborar uma DRE passo a passo?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?.
Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ... .
Calcular a Receita Líquida. ... .
Descobrir o Resultado Bruto. ... .
Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ... .
Conhecer o Lucro Líquido. ... .
Conseguir o Resultado do Exercício..

Como fazer uma demonstração do resultado do exercício DRE é um Balanço Patrimonial?

Como fazer uma DRE?.
Passo 1: Obter a Receita Líquida..
Passo 2: Obter o Lucro Bruto..
Passo 3: Obter o Resultado Operacional Antes do Resultado Financeiro..
Passo 4: Obter o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro..
Passo 5: Obter o Resultado Líquido Antes das Participações..

Como é feito um Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é a forma de representar, de forma qualitativa e quantitativa, tudo que uma empresa possui. Por ser organizado em blocos e classificado em blocos por liquidez, fica claro visualizar essas informações – tanto de uma conta específica quanto da situação geral da empresa.

Como a DRE se integra ao Balanço Patrimonial?

Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.