Como faz o diagnóstico de enfermagem?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Diagnóstico de Enfermagem (DE) é o processo de interpretação e de agrupamento dos dados coletados na primeira etapa do Processo de Enfermagem (PE) baseados na NANDA International. É a segunda etapa do Processo de Enfermagem e que possibilita ao enfermeiro reunir informações necessárias para implementar ações de enfermagem, dando origem à terceira etapa do Processo de Enfermagem.[1]

A função do diagnóstico de enfermagem é facilitar o cuidado da enfermagem. São análises feitas a partir do estado de saúde dos clientes envolvidos, sendo que o enfermeiro cria sua opinião e assim contribui para evolução do mesmo. É desvinculado do diagnóstico médico, todavia este pode auxiliar no estabelecimento de um diagnóstico de enfermagem, ou não ter correlação.

Existem diversas organizações que regulam e definem diagnósticos de enfermagem no mundo. Na América do Norte, o principal delas é a Associação Norte-Americana dos Diagnósticos de Enfermagem (NANDA). Outras organizações incluem a Associação para Diagnósticos, Intervenções e Resultados da Enfermagem Europeia Comum (ACENDIO) na Europa, a Associação Francófona Europeia de Diagnósticos, Intervenções e Resultados de Enfermagem (AFEDI) de língua francesa e a Associação Espanhola de Nomenclatura e Taxonomia e Diagnósticos de Enfermagem (AENTDE) em língua castelhana.

O objetivo deste tipo de diagnóstico é padronizar a terminologia utilizada por enfermeiros, tais como descrições de doenças, intervenções e resultados. Proponentes do uso de Diagnósticos de Enfermagem argumentam que o uso destes diagnósticos tornam o processo de cuidado mais científico e baseado em evidência.

Críticas ao uso de diagnósticos de enfermagem incluem o argumento que tais diagnósticos não ajudam enfermeiros a planejar o cuidado dos clientes envolvidos, não ajuda a diferenciar a enfermagem da medicina, ignoram indivíduos (e diferenças tais como cultura, etc) em geral através da padronização de termos utilizados, e que é potencialmente inético.[2] [3]

Referências

  1. Enfermagem, Sou (30 de julho de 2018). «O Processo de Enfermagem (PE)». Sou Enfermagem. Consultado em 23 de janeiro de 2022
  2. Anderson, K. N. (1998). Mosby's Medical, Nursing & Allied Health Dictionary. [S.l.: s.n.] pp. 1975–2035. ISBN 0-8151-4800-3
  3. Carpenito Moyet, L. J. (2008). Nursing Diagnosis: Application to Clinical Practice. [S.l.: s.n.] pp. 6–18. ISBN 0-7817-8121-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Como faz o diagnóstico de enfermagem?
Categoria no Commons
Como faz o diagnóstico de enfermagem?
Cursos na Wikiversidade
  • NANDA - Associação Norte-Americana dos Diagnósticos de Enfermagem
  • ACENDIO - Associação para Diagnósticos, Intervenções e Resultados da Enfermagem Europeia Comum
  • AFEDI - Associação Francófona Europeia de Diagnósticos, Intervenções e Resultados de Enfermagem
  • AENTDE - Associação Espanhola de Nomenclatura e Taxonomia e Diagnósticos de Enfermagem

Um diagnóstico de enfermagem é uma declaração que indica vários problemas potenciais diferentes que um paciente pode enfrentar. 

Existem 4 tipos de de diagnóstico de enfermagem, que são os seguintes:

  • diagnóstico de enfermagem real; 
  • diagnóstico de enfermagem de bem-estar (ou promoção da saúde); 
  • diagnóstico de enfermagem de risco 
  • e diagnóstico de síndrome.

Vamos abordar cada um, detalhadamente, ao longo deste artigo, além de dar exemplos e mostrar como fazer um diagnóstico de enfermagem passo a passo.

O que é diagnóstico de enfermagem?

Um diagnóstico de enfermagem é uma declaração que indica vários problemas potenciais diferentes que um paciente pode enfrentar. 

Não se trata de simplesmente avaliar o paciente, que é a primeira etapa do processo de enfermagem e envolve: 

  • exame físico, 
  • monitorar sintomas, como náuseas,
  • medir os sinais vitais, como frequência cardíaca, temperatura, pressão arterial e níveis de oxigênio, entre muitas outras coisas. 

Os enfermeiros frequentemente também devem discutir sobre quaisquer sintomas não óbvios que se possam apresentar, como dor ou vertigem, bem como seu histórico de saúde.

O objetivo final é diagnosticar e tratar os sintomas ou problemas de saúde, e um diagnóstico de enfermagem é a base para estabelecer e executar um plano de assistência. 

Diagnóstico de enfermagem real

Descrevem respostas humanas a condições de saúde/processos vitais que existem em um indivíduo, família ou comunidade. É sustentado pelas características definidoras (manifestações, sinais e sintomas) que se agrupam em padrões de indícios ou inferências relacionados.

Identifica um problema de saúde atual, como a desobstrução inadequada das vias aéreas, como evidência pela incapacidade de manter a oxigenação adequada no ar ambiente.

Diagnósticos de enfermagem de promoção de saúde

Podem ser utilizados em qualquer condição de saúde, não necessitando de níveis de bem-estar atuais. Essa disposição é sustentada por características definidoras. As intervenções são escolhidas junto com o indivíduo/família/comunidade, para melhor assegurar a capacidade de alcance dos resultados enunciados.

Diagnósticos de enfermagem de risco

Descrevem respostas humanas a condições de saúde/processos vitais que podem desenvolver-se em um indivíduo, família ou comunidade vulnerável. É sustentado por fatores de risco que contribuem para o aumento da vulnerabilidade.

Diagnósticos de enfermagem de bem-estar

É um julgamento clínico sobre um indivíduo, grupo ou comunidade em transição de um nível específico de bem-estar para um nível mais elevado. Para que um indivíduo ou grupo tenha um diagnóstico de enfermagem de bem-estar dois indícios deverão estar presentes, tais como: o desejo de um nível mais elevado e estado ou função eficaz presente.

Como componente presente somente o título. O título inicia com “Potencial para Melhoria”, seguido pelo nível mais alto de bem-estar que o indivíduo ou grupo deseja.

Como fazer um diagnóstico de enfermagem passo a passo

O processo de diagnóstico requer que o enfermeiro use o pensamento crítico. Além de conhecer os diagnósticos de enfermagem e suas definições, o enfermeiro toma conhecimento: 

  • das características definidoras e dos comportamentos dos diagnósticos; 
  • dos fatores relacionados aos diagnósticos 
  • e das intervenções adequadas para o tratamento dos diagnósticos. 

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.  

Como se faz um diagnóstico de enfermagem?

Passo a passo para construir um diagnóstico de enfermagem.
1 – Coleta de dados direcionada. Trata-se de uma das etapas mais importantes do diagnóstico de enfermagem. ... .
2 – Análise e agrupamento dos dados. ... .
3 – Escolha o diagnóstico. ... .
4 – Construa o enunciado do diagnóstico de enfermagem..

Quais são os 4 tipos de diagnóstico de enfermagem?

Existem 4 tipos de de diagnóstico de enfermagem, que são os seguintes: diagnóstico de enfermagem real; diagnóstico de enfermagem de bem-estar (ou promoção da saúde); diagnóstico de enfermagem de risco..
melhora da condição do paciente;.
estabilização da condição do paciente..
e deterioração da condição do paciente..

Como se faz um diagnóstico?

Passo a passo do diagnóstico empresarial:.
Passo 1) Coleta de informações. Você irá precisar coletar dados de todas as áreas de seu negócio. ... .
Passo 2) Análise. ... .
Passo 3) Descrição dos problemas. ... .
Passo 4) Estratégias para resolução de falhas..

O que tem no diagnóstico de enfermagem?

Um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos da vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade (NANDA-I, 2013).