Como podem ser explicadas as diferenças entre as consequências do terremoto do Haiti e do Japão

Galerias de Imagens > > Dimens�o Socioambiental

  • Anterior
  • Iniciar exibi��o sequencial
  • Parar exibi��o sequencial
  • Ampliar Imagem
  • Salvar Imagem
  • Pr�xima

Hidrografia: Esquema de um Rio

Como podem ser explicadas as diferenças entre as consequências do terremoto do Haiti e do Japão

Fonte: www.prof2000.pt

Podemos dividir o percurso de um rio da nascente at� a foz em tr�s sec��es que podem ser comparadas com as tr�s fases da vida humana:
- o curso superior, ou alto curso, equipara-se � juventude;
- o curso m�dio equivale � maturidade;
- o curso inferior, � velhice.

O curso superior do rio � sua parte mais inclinada, onde o poder erosivo e de transporte de materiais � muito intenso. A for�a das �guas escava vales em forma de V. Se as rochas do terreno s�o muito resistentes, o rio circula por elas, formando quedas de �gua, gargantas ou desfiladeiros.

No curso m�dio do rio, a inclina��o diminui e as �guas perdem for�a e a sua capacidade de transporte diminui e come�a a depositar os materiais mais pesados que j� n�o consegue transportar. Os vales tem a forma de V aberto. Na �poca das cheias, o rio transborda, depositando nas margens grande quantidade de aluvi�es. Nessas regi�es formam-se grandes plan�cies sedimentares, onde o rio descreve amplas curvas, chamadas meandros.

O curso inferior do rio corresponde �s zonas mais pr�ximas de sua foz. A inclina��o do terreno torna-se quase nula, h� pouca eros�o e quase nenhum transporte. O vale alarga-se e o rio corre sobre os sedimentos depositados. A foz pode estar livre de sedimenta��o ou podem surgir a� acumula��es de aluvi�es que dificultam a sa�da da �gua. No primeiro caso, recebe o nome de estu�rio e no segundo, formam-se os deltas.

Palavras-chave: Relevo. Hidrografia. Bacia hidrogr�fica. Rio. Sedimentos. Eros�o. Transporte. Deposi��o. Vale. Plan�cie. Aluvi�es. Delta. Estu�rio. Afluente.

Cingapura descriminaliza sexo entre homens

Parlamento revoga lei da era colonial; porém, também altera Constituição, para dificultar legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo

O Parlamento de Cingapura descriminalizou nesta terça-feira (29/11) o sexo entre homens, mas, em um revés para a comunidade LGBT, também alterou a Constituição da cidade-Estado asiática para fechar brechas judiciais que possam levar à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

As medidas ocorrem no momento em que outras partes da Ásia, incluindo Taiwan, Tailândia e Índia, estão reconhecendo mais direitos para a comunidade LGBT. A intenção de revogar a lei já havia sido anunciada em agosto pelo primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong.

Ativistas LGBT aplaudiram a revogação da antiga lei da era colonial, que proibia sexo entre homens, mas disseram que a emenda à Constituição é decepcionante porque significa que os cidadãos não poderão contestar legalmente questões como a definição de casamento, família e políticas relacionadas. Pela emenda, essas questões só poderão decididas pelo Executivo e pelo Legislativo.

"Ultraje contra moral pública"

A lei revogada, herança da época colonial britânica, previa que relações sexuais entre homens podiam ser punidas com até dois anos de prisão. A regra não previa punições para sexo entre mulheres. O artigo do código penal que foi revogado considerava a homossexualidade um "ultraje contra a moral pública".

O governo do país de 5,5 milhões de habitantes defendeu a alteração da Constituição dizendo que decisões sobre casamento não devem ser tomadas pelos tribunais. O primeiro-ministro Lee Hsien Loong e seu sucessor descartaram quaisquer mudanças na atual definição legal de casamento entre um homem e uma mulher.

"Vamos manter um equilíbrio para assegurar uma sociedade estável, com valores familiares heterossexuais tradicionais, mas com espaço para os homossexuais viverem suas vidas e contribuírem para a sociedade", disse o ministro do Interior, K. Shanmugam, no Parlamento.

"Não há planos de mudar essa definição para incluir casamentos entre pessoas do mesmo sexo", enfatizou o ministro da Família e da Promoção Social, Masagos Zulkifli, cujo ministério promoveu a emenda constitucional.

"Líderes religiosos, ou qualquer outra pessoa autorizada para esse fim, não podem oficializar um casal homossexual. Isso é contra a lei", acrescentou.

Aprovação por ampla maioria

Tanto a revogação quanto a emenda constitucional foram aprovadas com uma maioria esmagadora, graças ao domínio do Partido de Ação Popular no Parlamento.

Ainda não há prazo para que as novas leis entrem em vigor. O Parlamento revogou a lei com 93 votos a favor, três contra e nenhuma abstenção.

Com o anúncio deste domingo, Cingapura se torna a mais recente nação asiática a tomar medidas para diminuir o impacto da discriminação contra pessoas LGBTQ. Em 2018, a Suprema Corte da Índia derrubou uma proibição da era colonial que punia relações entre pessoas do mesmo sexo.

(*) Com informações de Deutsche Welle

Como podem ser explicadas as diferenças entre as consequências do terremoto do Haiti 2010 e do Japão 2011?

As diferenças entre as consequências nos terremotos ocorridos no Haiti em 2010 e no Japão em 2011, podem ser explicadas pelas diferenças socioeconômicas entre os dois países.

Qual a semelhança na causa da ocorrência de terremotos no Japão e no Haiti?

A semelhança na causa da ocorrência de terremotos nos dois países Japão e Haiti se dá pelo fato de esses países estarem localizados em extremos de placas tectônicas. Essa ação faz com que esses países sejam mais propícios a receberem abalos sísmicos.

Que característica em comum entre o Japão e o Haiti?

Resposta: Estar localizados em divisas de placas tectônicas.

Qual foi a causa do terremoto no Haiti em 2010 Brainly?

De acordo com o USGS, o que causou o sismo foi uma movimentação na falha de Enriquillo-Plantain Garden.