Como saber qual é o seu tipo de hímen?

Saiba quais os tipos de hímen e como eles influenciam no rompimento dessa membrana. Você conhece os tipos de hímen?

Show
Como saber qual é o seu tipo de hímen?

Fonte: img.estadao

Assim como na série Sex Education, que abordou a variedade de vulvas, existem diversos tipos de hímen. Mas esse, assim como muitos dos assuntos relacionados à sexualidade feminina, ainda possui diversos tabus associados, sendo o rompimento do hímen um dos principais.

Pela falta de discussão sobre o assunto, as dúvidas em relação ao hímen são antigas e diversos mitos estão associados à essa membrana. 

Você conhece os tipos de hímen?

Por isso, entender que existem vários tipos de hímen e que a diferença deles pode impactar na vida da mulher é um grande passo para saber mais sobre a intimidade feminina e tudo que a circunda.

O que é hímen e qual sua função?

É uma membrana presente no canal vaginal, que corresponde a um resquício do período embrionário/fetal. Ele possui vascularização sanguínea, o que está relacionado a ocorrência de sangramento durante o rompimento, mas não possui vasos nervosos, ou seja, não há sensibilidade para dor.

Apesar de haver um grande tabu em cima do assunto, essa membrana não tem nenhuma funcionalidade cientificamente comprovada.

Entretanto, os variados tipos de hímen podem sim impactar na saúde feminina.

Qual o tipo de hímen mais comum?

Existem 5 tipos, sendo que praticamente todos eles possuem um orifício que permite a passagem das secreções vaginais e da menstruação. 

Cada um dos tipos de hímen possui uma conformação anatômica diferente. Veja a seguir os principais:

  1. Anular: 

O anular possui um orifício central na membrana e é o tipo mais comum.

  • Complacente: 

O complacente possui maior elasticidade, o que representa uma maior dificuldade para o rompimento. Em geral não há presença de dor associada, uma vez que ele é elástico, e ele se rompe ao longo das relações sexuais.

  • Septado: 

O septado possui uma divisão por uma pele que divide o seu orifício central em dois, de maneira que, mesmo sendo mais difícil de acontecer o rompimento, é possível que haja presença de dor durante a relação.

  • Cribiforme: 

O cribiforme apresenta vários orifícios, de maneira que se parece com uma peneira. Assim como no caso anterior, essas diversas septações podem dificultar a penetração e causar dor durante a relação sexual.

  • Imperfurado: 

O imperfurado não apresenta orifício e a mulher descobre que tem esse tipo de hímen antes mesmo da relação. Isso porque, durante a primeira menstruação, o sangue não consegue passar pelo canal e se acumula acima da membrana. 

Essa situação pode causar dor e desconforto, levando a mulher a procurar o atendimento médico e constatar a presença dessa forma, dentre os demais tipos de hímen. 

Para esses casos, é necessária a intervenção cirúrgica para remoção da membrana.

O que acontece com o hímen após o rompimento?

Em geral, ocorre o rompimento do hímen após a relação sexual com penetração ou com o uso de sex toys. Dificilmente ocorre o rompimento com uso de absorventes internos e a chance de ocorrer com o coletor é baixa.

Após o rompimento, ficam apenas resquícios da membrana no canal vaginal.

 Quando o hímen rompe sempre há sangramento?

Nem sempre há sangramento, mas é muito comum que haja. Para os tipos de hímen de rompimento mais difícil, como o complacente, é comum que haja sangramento ao longo de mais de uma relação.

A dor, entretanto, pode acontecer durante as primeiras relações sexuais com penetração, mas não está ligada ao rompimento do hímen, uma vez que ele não possui terminações nervosas.

Essa dor está mais relacionada ao estiramento do canal vaginal. 

Qual o mais difícil de romper?

Um dos tipos de hímen mais difíceis de ser rompido é o complacente, uma vez que ele possui grande elasticidade, se adaptando a nova conformação do canal vaginal durante a penetração.

A consulta regular com uma ginecologista, antes mesmo do início da vida sexual, seja com penetração ou não, é extremamente importante para avaliação e você poder tirar suas dúvidas. 

Isso porque ela possibilita conhecer melhor seu corpo e receber todas as orientações necessárias para uma vida sexualmente saudável. Procure sua ginecologista de confiança e cuide de sua saúde sexual!

Saúde • Lista

Basicamente tudo que você aprendeu um dia sobre sua virgindade estava errado.

Muitas de nós aprendemos quando garotas que o hímen é uma camada fina de pele geralmente cobrindo a abertura vaginal que se "rompe" ou "estoura" quando ocorre a penetração pela primeira vez.

FOX Searchlight Pictures

Como se fosse algum tipo de selo de pureza vaginal.

E que o rompimento do seu hímen é o que fazia com que muitas mulheres sangrassem durante a primeira vez, não é mesmo?

HBO

(Spoiler: Isso na verdade está errado.)

E que se você não sangrasse durante o sexo, teria sido provavelmente porque você o "arrebentou" acidentalmente.

HBO

Por que sempre andando à cavalo?

Bem, acontece que a maior parte disso está bem errada.

"O hímen não é rompido na primeira vez que você faz sexo", Rose Olson, autora principal de um estudo de revisão sobre "teste de virgindade" publicado na revista Reproductive Health e estudante da Universidade do Minessota, contou ao BuzzFeed. "Examinar o hímen não pode provar que alguém fez sexo vaginal, ou qualquer outra coisa relacionada ao seu histórico sexual. O hímen de todas as pessoas são diferentes uns dos outros. Até mesmo os médicos mais experientes não podem distinguir um hímen "virgem" de um hímen "não virgem".

Assim como o resto das vaginas, os hímens existem em diversos tamanhos e formatos.

Algumas pessoas nascem completamente sem o hímen, e o tamanho do orifício no meio do hímen pode variar bastante, irrelevante ao fato de a vagina já ter sido penetrada ou não.

A única coisa que muda realmente com a penetração regular da vagina é que o hímen pode se tornar mais flexível.

Pode ser dolorosa a primeira vez que o hímen é esticado para permitir a entrada do pênis (ou qualquer outra coisa), mas essa é apenas uma das fontes de dor e geralmente não é a principal.

Se o hímen se romper durante a penetração, não ficará assim para sempre – ele vai se regenerar!

"Diversos estudos demonstraram que ferimentos no hímen se regeneram rapidamente e não deixam evidências anteriores de trauma", diz Olson. "A maioria dos ferimentos se curam tão bem que após dias ou semanas é muitas vezes impossível dizer se o hímen foi ferido ou não." Portanto você não pode dizer se um hímen foi rompido ou não, porque ele vai se regenerar.

O hímen encolhe naturalmente com o passar do tempo.

O hímen pode ser bastante perceptível quando você é bem jovem, mas devido aos hormônios, ao atingir por volta de 25 anos, seu hímen provavelmente terá encolhido (termo técnico: atrofiado) para um tamanho que fica quase imperceptível, independentemente de você ter feito sexo ou não.

"O hímen é um pedaço fino e flexível de tecido que se altera com o tempo e a exposição ao estrogênio durante a puberdade", diz Olson. "Ele pode se esticar e romper facilmente. E já pode ser imperceptível no momento que você fizer sexo pela primeira vez."

Então o que causa o sangramento durante a primeira vez que você faz sexo?

Na maioria das vezes isso ocorre por causa do atrito geral provocado pela falta de lubrificação e pode ser evitado com a utilização do tão amável lubrificante.

E não vamos esquecer que a virgindade é um conceito social de qualquer forma.

"A 'virgindade' não é um termo médico, e sim um conceito cultural e social com base no gênero da pessoa", diz Olson. "Ele tem sido utilizado para explorar e humilhar sexualmente as mulheres e garotas ao longo da história. Sua definição muda de acordo com quem você está conversando. Precisamos mudar a forma como falamos sobre virgindade. 'Perder a sua virgindade' implica que você não tem controle sobre ela. Ninguém, exceto você, nem um hímen ou outra pessoa, pode tirar a sua virgindade". Você está no controle do seu corpo, e ninguém deveria definir você pelo seu histórico sexual".

Este post foi traduzido do inglês.

É possível ver o hímen com um espelho?

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho.

Como saber se meu hímen é fechado?

O diagnóstico de hímen imperfurado é quase sempre feito através da observação do canal vaginal pelo médico, após a descrição dos sintomas. No entanto, também existem casos em que o médico opta por fazer um ultrassom pélvico, para confirmar que não se trata de outro problema ginecológico.

Qual é o hímen mais difícil de romper?

O hímen cribiforme possui a membrana mais resistente e, por esse motivo, pode levar mais tempo para ser rompida naturalmente… Além disso, ele tende a gerar incômodo e sangramento durante o sexo. Em casos mais raros, pode ser necessário romper o hímen cribiforme através de procedimentos cirúrgicos.

Qual o tipo de hímen mais comum?

O hímen anular é o tipo mais comum. Ele possui formato de anel, como o próprio nome diz, e conta com um orifício no centro, permitindo a passagem da menstruação nos dias de fluxo. e secreções vaginais. O hímen complacente também possui um orifício central, mas sua principal característica é a flexibilidade.