Como saber se o bebe encaixou

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Como saber se o bebe encaixou

10 sinais e sintomas de que o bebê está chegando (Foto: Andy Commins - WPA Pool/Getty Images)

Nove meses se passaram desde que você recebeu a notícia mais transformadora que um homem pode receber: que terá um bebê. E depois da mãe de seu filho sentir alguns chutes, após tantos desejos realizados pela madrugada, apostas para ver se é menino ou menina e outras coisas de pais, esse pequeno ser está prestes a chegar. Seu extinto paterno diz que a qualquer hora isso vai acontecer, mas há sinais que vão te fazer correr para a maternidade imediatamente. E a ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), a Dra. Mirna Nakano, mostra quais são eles.

+ Seu filho faz xixi na cama? Calma, a enurese tem cura e tratamento
+ Ser pai depois de velho tem seus riscos, mas novas descobertas podem ajudar

1. Numa primeira gestação, é comum 15 dias antes do parto o bebê encaixar a cabeça na bacia materna e ela sente melhora do desconforto para respirar, apesar da piora do peso na bacia;

2. Alguns dias antes, de 7 a 10 em média, pode sair o tampão, uma espécie de catarro bem grosso e grudento. Ele pode vir acompanhado de sangue e tem cor amarelada e esverdeada;

3. De 35/36 semanas, as contrações se tornam mais frequentes, em média de 3 a 4 vezes ao dia, e são percebidas pela gestante, mas ainda indolores;

4. Próximo ao parto, essas contrações assumem um ritmo e regularidade. Em média, acontece uma a cada 10 minutos, com cerca de um minuto de duração;

5. É interessante observá-las durante uma hora e, se estiverem assim, se dirigir a maternidade para exames;

6. Desde seu início até o nascimento do bebê, o trabalho de parto dura em média de 8 a 12 horas. Portanto, não há necessidade de correria, melhor observar as contrações para não ter tantos "alarmes falsos", embora não seja vergonha nenhuma eles acontecerem;

7. Pode haver a ruptura espontânea da bolsa mesmo antes do trabalho de parto. Há cerca de 800 ml de líquido intra-bolsa nessa fase. Esse líquido tem odor característico, diferente de urina. Se estiver esverdeado ou muito amarelado, dirija-se à maternidade. Se a cor é transparente ou esbranquiçado e com raias de sangue, não há tanta urgência, e ela pode ir mais tranquila à maternidade. A não ser que você resida muito longe;

8. Procure sempre estar com o contato do seu médico para avisá-lo do que esta acontecendo. Ele vai te orientar se é o caso de ir ou não para a maternidade;

9. Outro fator muito importante é que o bebe mexe todo dia, não pára de mexer nem na hora em que esta nascendo. Por falta de espaço, os movimentos são mais restritos pouco antes da mãe dar à luz. Se não mexer nada em periodo de seis horas, procure comer ou andar para estimular, e peça para ela ficar atenta e, no caso de duvida, vá à maternidade;

10. Fiquem tranquilos e procurem seguir o que o medico orientou, pois ele que acompanhou o pré-natal e pode orientar melhor.

Com quantas semanas o bebe encaixa? Normalmente, o bebé desce e encaixa-se na cavidade pélvica algumas semanas antes do parto, por volta das 36 – 38 semanas. Contudo, e sendo este um dos sinais de que o nascimento está para breve, a gravidez ainda se pode prolongar por mais algumas semanas.

Com quantas semanas o bebe encaixa?

Nas últimas semanas da gravidez, o seu corpo e o seu bebé começam a preparar-se para uma nova fase: o nascimento.

O bebé continua a crescer e a acumular gordura ao mesmo tempo que amadurece os pulmões para conseguir respirar autonomamente logo após o nascimento.

A maioria dos bebés dá a volta e “encaixa-se” na cavidade pélvica da mãe a partir das 36 – 38 semanas. Esta posição, em conjunto com as contrações, facilita a progressão do feto no canal de parto nas fases iniciais do trabalho de parto. Contudo, se o seu bebé ainda não deu a volta nesta altura, isso não significa que ainda o possa fazer até ao parto.

Nas consultas do fim da gravidez, o médico irá observar a posição do bebé e determinar se existe algum fator de risco para o parto vaginal podendo optar, se necessário, por fazer uma cesariana.

Quando se considera que o bebé “encaixou”?

Considera-se que o bebé está “encaixado” quando está com a cabeça (ou as nádegas) fixa(s) na pelve da mãe.

Nesta fase, o espaço no útero é mais limitado e, nesta posição, o bebé tem menos liberdade de movimentos. Contudo, isto não significa que não se mexa. Um dos fatores de avaliação do bem-estar fetal é mesmo a contagem dos movimentos do bebé.

Para as mulheres que já tiveram filhos anteriormente, é mais frequente que o bebé “encaixe” mais tarde, mais próximo da data do parto.

Há forma de saber que o bebé encaixou?

Quando o bebé desce e se “encaixa”, pode notar que a barriga desceu, que consegue respirar melhor (a pressão exercida pelo corpo do bebé sobre o tórax da mãe fica aliviada) ou que tem menos azia (ao descer, o bebé faz menos pressão no estômago o que facilita a digestão).

Por outro lado, a pressão sobre a bexiga aumenta e terá vontade de ir à casa de banho com maior frequência. Algumas mulheres também sentem cãibras e os tornozelos ficam mais inchados.

E se o bebé não der a volta?

A partir das 36 semanas + 0 dias, caso o bebé se encontre em situação transversa (quando o bebé não está virado de cabeça para baixo) ou em apresentação pélvica (quando o bebé está sentado) e não haja contra-indicação para a sua realização, poderá ser realizada a versão cefálica externa. Esta manobra tem como objetivo ajudar o bebé a adotar a posição mais favorável ao parto vaginal.

O momento ideal para sua execução ronda a 37ª semana (início do 9º mês) não só porque permite que até aí o bebé se vire de cabeça para baixo espontaneamente mas, também, porque, no caso de ser necessária uma cesariana de emergência, existe maior probabilidade de maturidade fetal, sobretudo dos pulmões.

Posição do bebé e sinais do início do trabalho de parto

Nas últimas consultas da gravidez, o médico irá avaliar se existe algum sinal de que o parto está para breve. Para além disso irá observar:

  • Se o bebé já desceu e se “encaixou” na cavidade pélvica;
  • Se deu a volta, posicionando-se de cabeça para baixo (apesar de nem todos os bebés adotarem esta posição);
  • Se existem sinais de apagamento ou extinção do colo do útero (se está mais curto);
  • Se existe dilatação (o trabalho de parto inicia-se quando atinge os 3-4 cm de dilatação);
  • Se o colo do útero começou a amolecer ou se continua firme;
  • Se o colo do útero avançou para a frente da vagina ou continua posicionado atrás.

Contrações do trabalho de parto

As contrações do parto, ou contrações verdadeiras, são regulares e progressivas, aumentando de frequência, intensidade e duração ao mesmo tempo que o bebé desce gradualmente pelo canal de parto.

A primeira fase do trabalho de parto é a mais prolongada e variável sendo constituída por 3 sub-fases:

  • Fase latente: inicia-se com o aparecimento das contrações leves com um intervalo de 10 a 15 minutos entre si e com a duração de 15 a 20 segundos. Nesta fase, atinge 4 cm de dilatação.
  • Fase ativa: descida fetal contínua, com contrações com duração de 30 a 45 segundos em intervalos de 5 minutos. Atinge 4 a 7 cm de dilatação.
  • Fase de transição: contrações com duração de 60 a 90 segundos e grande vontade de fazer força. Atinge 8 a 10 cm de dilatação.

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.