Como saber se o cachorro morreu sofrendo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos muitos momentos em que o fato de cachorros não falarem nos faz falta é quando eles estão com algum probleminha de saúde. Afinal, poucas coisas são tão angustiantes para um tutor quanto imaginar que seu amigo pode estar sofrendo em silêncio. Mas como saber se o cachorro está com dor?

De acordo com a médica-veterinária Aline Gisele Andrade, da Petz, os cães dão sim sinais de que estão com algum incômodo. Segundo ela, é importante ficar atento mesmo aos mais sutis, já que os cães são mais tolerantes que nós, quando o assunto é dor. Por isso, os indícios mais evidentes só costumam aparecer quando ela já está em nível médio ou avançado. Vamos conhecer quais são esses sinais?

6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor

Como saber se o cachorro morreu sofrendo?

O primeiro passo para reconhecer que seu amigo está com algum problema é observá-lo e conhecê-lo bem. Isso porque nem sempre eles manifestam a dor da mesma forma, de modo que, com o tempo e com boa observação, é possível como saber quando o cachorro está com dor.   

“Tem pet que manifesta a mesma dor vocalizando enquanto outro fica apático”, diz a veterinária. Levando em conta que quanto antes o problema é identificado, menor é o desconforto do cachorro e mais fácil é o tratamento, ela reforça: “é importante que o dono conheça o pet e os sinais dados por ele muito bem para poder ajudá-lo”.

Abaixo, você confere algumas formas de como saber se o cachorro está com dor e a quais problemas eles costumam estar associados.

1. Apatia e isolamento

Seu cão, que adora brincar e ficar no meio das pessoas, de repente não se interessa por mais nada? É melhor investigar, levando-o ao veterinário. É que a apatia e o isolamento são alguns dos sinais mais comuns de que algo está errado, podendo estar associados a todos os tipos de dor.

2. Falta de apetite

Alguns cães mais seletivos podem, vez ou outra, pular uma refeição sem que isso represente que estão com dor. Já se seu cachorro é comilão, mas, de uma hora para outra, deixou de comer, procure um veterinário.

Isso porque boa parte dos problemas de saúde tem a anorexia como sintoma, podendo ela estar associada também a dores no estômago, nos dentes ou mesmo na coluna. Essa, também é uma das formas de como saber se o cachorro está com dor de barriga, já que os probleminhas intestinais, geralmente, alteram o apetite do pet.

Como saber se o cachorro morreu sofrendo?

3. Vocalização

Latidos, choros e uivos são uma importante forma de comunicação dos cães. Por isso mesmo, alguns pets podem utilizá-las também para comunicar ao tutor que estão com alguma dor.

4. Dorso encolhido

Um cachorro com o dorso arqueado ou encolhido pode estar sofrendo com dor abdominal. Nesse caso, o ideal é procurar um veterinário o quanto antes, já que os cães só costumam dar esse sinal quando a dor já bastante intensa.

Como saber se o cachorro morreu sofrendo?

5. Claudicação

Assim como a gente, os cães só mancam (claudicam) quando estão com alguma dor. De acordo com a Dra. Thais, o mais frequente é por dores nas articulações. No entanto, o mancar também pode estar ligado à machucados nas patas, luxações, entre outros. De qualquer forma, é importante ir ao veterinário, pois é certeza que seu amigo está com alguma dor.

6. Resistência para caminhar

Você chama seu cachorro e ele não vai até você, convida-o para brincar e ele não sai do lugar ou se mexe muito pouco? Não deixe de procurar ajuda rapidamente. Cachorros com resistência para caminhar estão sinalizando fortes dores e problemas na coluna. Por isso, quanto antes você buscar um tratamento, melhor será para o seu amigo.

Além desses sinais, os cães podem manifestar a dor também de outras formas, como com lambidas excessivas no local da dor ou mesmo por meio de agressividade ou mudanças de expressões. Sendo assim, o segredo para de como saber se o cachorro está com dor,  é conhecer bem o seu pet e procurar o veterinário sempre em caso de qualquer mudança, seja ela física ou comportamental.

O que o cachorro sente na hora da morte?

Imediatamente antes de morrer, seu cachorro vai exalar profundamente. Você poderá sentir seu cachorro esvaziar como um balão à medida que o pulmão dele entra em colapso. O ritmo cardíaco do bichinho vai cair dos 100 a 130 batimentos normais por minuto para 60 a 80 batimentos por minuto, com uma pulsação muito fraca.

Como saber se o cachorro está sofrendo?

6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor.
Apatia e isolamento. Seu cão, que adora brincar e ficar no meio das pessoas, de repente não se interessa por mais nada? ... .
Falta de apetite. ... .
Vocalização. ... .
Dorso encolhido. ... .
Claudicação. ... .
Resistência para caminhar..

Quais os sintomas quando um cão se aproxima da morte?

Saber quais são os sinais de que seu cachorro está morrendo é muito difícil pois a morte é algo que não se pode prever..
Não quer sair à rua. ... .
Comportamento fora do normal. ... .
Sinais vitais alterados. ... .
Não quer comer ou beber água. ... .
Não se aguenta em pé.

Como entender a morte de um cachorro?

Em muitos casos, olhar as fotos do bichinho e relembrar histórias ajuda na superação da perda. Cuidado ao inserir outro pet na família. Acolher outro pet na família não significa substituir o que morreu. Antes de incluir um novo bichinho, pense se isso não vai fazer com que a criança rejeite o luto.