Como ficou conhecida a luta dos pernambucanos contra os holandeses?

Como ficou conhecida a luta dos pernambucanos contra os holandeses?

A Insurreição pernambucana foi um confronto de lusos-brasileiros contra o domínio holandês no Nordeste açucareiro. Os antecedentes já traziam pequenos confrontos, mas em 1645 houve uma articulação de todos segmentos sociais para acabar com a invasão holandesa. Importantes consequências se originaram a nível nacional!

Neste artigo sobre Insurreição pernambucana, você encontrará:

  1. O que foi a Insurreição Pernambucana
  2. Contexto histórico – antecedentes
  3. Principais nomes e reforços
  4. Causas, Desfecho e Consequências importantes!
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

A Insurreição Pernambucana, também conhecida como Guerra da Luz Divina, foi um confronto contra o domínio holandês na Capitania de Pernambuco, ocorrido na época da colonização do Brasil.

Os Holandeses haviam invadido o nordeste brasileiro, fazendo com que houvesse uma fase inicial de revolta por parte dos senhores de engenho (1630-35). Com isso, alguns tratados comerciais aquietaram a invasão (1635-45), mas logo depois vieram as cobranças de dívidas. 

Espalhou-se o sentimento de revolta não só nos pernambucanos, mas também nos baianos e nos portugueses que habitavam aqui (luso-brasileiros). Assim, iniciou-se a derradeira guerra em 1645 que durou nove anos

Ao final, toda a articulação com os portugueses fez com que conseguissem a retirada dos holandeses do Nordeste brasileiro. Porém, os conflitos só foram realmente resolvidos quando Portugal e Holanda assinaram um acordo conhecido como Tratado de Paz de Haia, que foi precedido por indenizações.

  • Agora que você já tem uma visão geral, vamos compreender o contexto histórico, as causas, os principais nomes e as consequências importantes!

Contexto histórico – Antecedentes

No século XVII, a Holanda vivia em conflitos com a Espanha pela independência dos Países Baixos. Sendo pequena e sem alianças, os holandeses investiram na expansão comercial-marítima e criaram a Companhia das Índias Ocidentais. Era uma empresa especializada em comércio colonial, principalmente relacionada ao açúcar.

Para ampliação dos negócios, invadiam terras na América Latina e na África e assim satisfaziam dois propósitos de uma só vez: fixar pólos de exploração açucareira no Nordeste brasileiro e enfraquecer a Espanha. Na época, Espanha e Portugal faziam parte da União Ibérica

Inicialmente, as expedições holandesas só tiveram êxito em Pernambuco, a partir de 1630. Estavam sob o comando de Maurício de Nassau, um visionário que dava empréstimos aos senhores de engenho e não interferia em questões culturais e religiosas. Neste período, Pernambuco desfrutou de um período de prosperidade.

Contudo, o dinheiro do governo holandês era gasto em guerras, o que gerou altíssimas despesas. Com o tempo, não se tinha mais condições de bancar a produção açucareira no Brasil e Nassau retornou para a Holanda. Os holandeses passaram a cobrar dívidas dos nordestinos mesmo eles passando por um período de seca e de baixa produção

Causas da Insurreição Pernambucana

Como ficou conhecida a luta dos pernambucanos contra os holandeses?

Essa situação de cobrança e gerou uma insatisfação na região e os senhores de engenho aderiram às táticas de guerrilhas contra os holandeses. 

Além disso, a Coroa Portuguesa sempre se sentiu incomodada com os holandeses, visto que eles eram invasores que extraíam as riquezas e eram judeus ou protestantes. Havia um contexto perfeito para se unir aos senhores de engenho e iniciar uma batalha definitiva contra os holandeses.

Como ficou conhecida a luta dos pernambucanos contra os holandeses?

Diante de tudo isso, podemos resumir as causas:

  • Saída de Nassau do Brasil e prejuízo no governo Holandês (devido às guerras), levando à cobrança de dívidas dos nordestinos
  • Senhores de engenho nordestinos em época de seca e pressionados à pagar dívidas
  • Apoio da Coroa Portuguesa e da Bahia às guerrilhas dos senhores de engenho, devido às divergências religiosas e sucessivas invasões de territórios

Principais nomes da Insurreição Pernambucana e Reforços recebidos

Como ficou conhecida a luta dos pernambucanos contra os holandeses?

Como os holandeses ameaçavam expandir-se para além de Pernambuco, o governo da Bahia enviou o Sargento-Mor Antônio Dias Cardoso para organizar e treinar o exército dos patriotas na Mata do Brasil, antes da insurreição. 

Eles estavam em colaboração com o líder civil do movimento já iniciado em Pernambuco, o João Fernandes Vieira. 

O apoio externo foi reforçado pelas tropas de Filipe Camarão e de Henrique Dias, um que advinha das terras indígenas (potiguaras e tupiniquins, sob domínio holandês) e outro que era de família de escravos libertos. 

Para completar a trama, enviou-se uma infantaria marinha a mando de Salvador de Sá, André Vidal de Negreiros e Martim Soares Moreno. Eles haviam mentido que iriam às regiões dominadas pelos holandeses para acabar com a insurreição, quando na realidade vieram para apoiá-la.

Desfecho

Diante dessa ação conjunta, que mobilizou grande parte dos segmentos brasileiros, travou-se a Batalha das Tabocas e a Batalha de Guararapes, os dois grandes golpes que enfraqueceram primeiro os holandeses. Encurralados, os holandeses encerraram seu período de dominação com a derrota na batalha de Campina da Taborda, em 1654. 

Ainda assim, a Holanda saía endividada pelos investimentos que fizera e não tivera retorno. Para deixar de uma vez por todas a região, pediu uma indenização para a Coroa Portuguesa. Estando tudo acertado, selaram um acordo de paz chamado de Tratado de Haia.

Consequências da Insurreição de Pernambuco

  • Depois de serem expulsos do Brasil, os Holandeses se fixaram nas Antilhas, na América Central. Lá prosperaram com a produção açucareira mais barata e ganharam boa parte do comércio mundial. Isso acabou por fomentar a crise açucareira no nordeste brasileiro.
  • Ainda assim, a Insurreição Pernambucana é o episódio de maior relevância para a formação da nacionalidade brasileira, visto que conseguiu mobilizar diferentes segmentos sociais, classes, cores, etnias em prol de defender o território brasileiro. Além disso,acabou por impulsionar as origens do Exército Nacional.
  • Por fim, alguns consideram que a Insurreição Pernambucana influenciou diretamente na Guerra dos Mascates e até mesmo na Revolução Pernambucana:

Com a saída dos Holandeses, os burgueses de portugal (conhecidos como mascates), ocuparam Recife e prosperaram na vila. A cidade de Olinda olhou este fato com desconfiança, pois era composta por uma maioria de senhores de engenho locais que enfrentavam o fim a crise. Este foi o cenário inicial da Guerra dos Mascates.

Já a Revolução Pernambucana, que ocorreu bem posteriormente, teve causas que foram indiretamente desencadeadas pelo cenário anterior. A crise econômica regional (pela queda do açúcar), o absolutismo monárquico português que dominava o comércio da região e a influência das ideias Iluministas propagadas pelos maçons europeus; foram causas relacionadas.

  • Agora que já sabe todos os detalhes, treine o conteúdo com os exercícios de Insurreição Pernambucana!

Gostou do nosso artigo sobre Insurreição Pernambucana? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Como ficou conhecida a luta dos pernambucanos contra os holandeses?

Como se chamou a batalha que expulsou os holandeses de Pernambuco?

As Batalhas dos Guararapes transcorreram entre 1648 e 1649 e foram decisivas para a expulsão dos holandeses da capitania de Pernambuco. Sabe-se que, no século XVII, os holandeses conseguiram boa parte da região Nordeste do Brasil.

Como ficou conhecido os combates para expulsar os holandeses do Nordeste?

As Batalhas dos Guararapes foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.

Como foi a invasão dos holandeses em Pernambuco?

Uma segunda tentativa de invasão se deu em 1630, dessa vez em Pernambuco. Os holandeses conseguiram conquistar as vilas de Olinda e Recife. Houve combates, mas os invasores holandeses resistiram e estabeleceram o controle de uma extensa parte do litoral brasileiro que ia do Sergipe ao Maranhão.

O que foi a rebelião Luso Brasileira?

A rebelião luso-brasileira em Pernambuco pôs fim a dominação Holandesa no nordeste brasileiro. A revolta recebeu o apoio dos senhores de engenho interessados no “cancelamento” de suas dívidas com os Holandeses, contraídas sobretudo durante a administração de Maurício de Nassau.