Como é o sangue da minhoca?

  • sistema circulatório aberto

    Sistema de transporte típico de artrópodes, como os insetos, e moluscos (exceto cefalópodes), também...

  • vaso dorsal

    Vaso principal do sistema circulatório dos

  • corações laterais

    Formações existentes no sistema circulatório fechado dos anelídeos (por exemplo, a minhoca) que cons...

  • determinação do ponto de ebulição

    O ponto de ebulição de um líquido depende da pressão atmosférica do local em que é determinado. Exis...

  • frente de onda

    Superfície da onda sísmica que separa uma zona que experimenta uma perturbação sísmica de uma zona q...

  • efeito de Seebeck

    O efeito de Seebeck, como o próprio nome indica, foi descoberto em 1821 pelo físico alemão Thomas Jo...

  • Robert Van de Graaff

    Físico norte-americano, nascido em 1901, em Tuscaloosa, Alabama, inventor do gerador eletrostático d...

  • rendimento de uma reação

    O rendimento de uma reação química, cujo símbolo é h, consiste na medida do desempenho dessa reação ...

  • transporte de substâncias

    O transporte de substâncias consiste na condução de água, sais, produtos orgânicos do metabolismo e ...

  • Hugo de Vries

    Botânico holandês, nascido em 1848 e falecido em 1935, redescobriu as leis de hereditariedade em 190...

As minhocas são animais anelídeos e apresentam um corpo alongado e segmentado. Possuem grande importância econômica e ecológica, atuando na fertilização natural dos solos.

Como é o sangue da minhoca?
As minhocas têm importante papel na agricultura, melhorando o arejamento, textura e fertilidade do solo

As minhocas são animais pertencentes ao filo Annelida (apresentam corpo dividido em segmentos ou metâmeros em forma de anel), classe Clitellata, pois apresentam clitelo (estrutura glandular que secreta substâncias para a produção do casulo, que abriga os ovos na reprodução) e subclasse Oligochaeta.

Características gerais:

  • Corpo cilíndrico, afilado nas extremidades e recoberto por uma cutícula que se mantém sempre mole em virtude do muco produzido pelas glândulas presentes na epiderme subjacente;

  • Cada segmento, com exceção do primeiro e último, apresenta quatro pares de cerdas quitinosas, que servem de apoio ao animal em movimento, e um par de nefrídios para a excreção;

  • Alimentam-se principalmente de detritos vegetais. O sistema digestório é completo: a boca está presente no primeiro segmento, e o ânus, no último. Apresentam também um papo, quearmazena temporariamente o alimento,e uma moela, que o tritura. O intestino apresenta tiflossole, que são dobras que aumentam a superfície de absorção;

  • O sistema circulatório é fechado. Apresenta dois vasos principais longitudinais que estão ligados por pares de vasos segmentados musculares, denominados corações acessórios, que bombeiam o sangue;

  • Apresentam respiração cutânea, e o oxigênio liga-se à hemoglobina para ser transportado por todo o corpo;

  • O sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais, um anel de nervos em torno da faringe, um cordão nervoso ventral, que se estende até o segmento anal, bem como um par de gânglios por segmento;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • São monoicas (hermafroditas) e apresentam fecundação cruzada. Os óvulos são lançados no casulo, produzido pelo clitelo presente na região anterior do corpo, e lá são fecundados. Em seguida, o casulo é lançado em solo úmido, onde eclodem os indivíduos jovens. O desenvolvimento é direto.

Importância econômica e ecológica

As minhocas possuem grande importância econômica e ecológica, pois, ao revolverem o solo, melhoram o arejamento e textura deles. Além disso, digerem diversos compostos orgânicos, produzindo o húmus, que é eliminado e aumenta a fertilidade do solo, pois repõe naturalmente minerais como magnésio, nitrogênio e fósforo.

Por se alimentarem de matéria orgânica presente no solo, as minhocas podem atuar como bioindicadores da qualidade do solo. Na presença de poluentes, esses animais podem intoxicar-se, bioacumular poluentes ou morrer.

A utilização das minhocas, principalmente na fertilização do solo e como fonte de proteína para a alimentação animal, tem crescido bastante e, assim, cresceu também a minhocultura para a comercialização do húmus ou do próprio animal.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Por Helivania Sardinha dos Santos

Porque minhoca tem sangue?

Há um grande vaso sanguíneo ao longo das costas da minhoca, chamado vaso sanguíneo dorsal. Ele lança o sangue para a frente (em direção à cabeça) e é o principal "coração" desses animais.

Qual característica o sangue da minhoca tem em comum com o nosso?

Uma característica marcante no sangue das minhocas que é idêntico ao sangue humano, é a presença de hemácias anucleadas.

Por que a minhoca tem 5 corações?

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.

Qual animal tem 4 corações?

O peixe-bruxa possui quatro corações, sendo mais um dos aspectos de sua pura excentricidade. Ele é um peixe viscoso em forma de enguia, sendo o único animal existente conhecido que possui um crânio, mas não coluna vertebral.