Qual seria o tratamento correto para uma pessoa que sofre de exaustão pelo calor ou insolação?

O superaquecimento em cães não é algo que se deve deixar pra lá. À medida que o tempo esquenta, é importante ficar ciente de como o calor afeta seu cãozinho. A exaustão por calor em cães pode levar a condições graves e potencialmente fatais, como insolação e parada cardíaca. Para ajudar a manter seu cão seguro e fresco durante o verão, aqui está o aviso sobre os sinais de que ele está superaquecendo e como evitar: dica, um pouco de água faz maravilhas para manter seu cãozinho fresco.

Exaustão por Calor e Insolação

Diferente das pessoas, os cães não suam para tirar o calor excessivo do corpo. Embora o seu cão tenha algumas glândulas sudoríparas localizadas nas patas, elas pouco ajudam a regular a temperatura do corpo. Em vez disso, ele o faz através da respiração rápida e com a boca aberta, chamada de arfar. Mas às vezes arfar não é suficiente para impedi-lo de ficar superaquecido.

A exaustão por calor em cães pode ocorrer quando a temperatura corporal se eleva acima da temperatura normal. Isso varia um pouco, de acordo com o PetMD.com, mas é geralmente aceito que as temperaturas de 103 graus Fahrenheit (cerca de 39,5° C) e superiores são acima do normal. Se a temperatura continuar a subir e atingir 106 F (cerca de 41° C) ou mais, seu cãozinho estará na zona de perigo para insolação, durante a qual os órgãos começam a paralisar e seu coração pode parar completamente.

Sinais de Alerta

Felizmente, não é difícil detectar sinais de superaquecimento em cães. O arfar excessivo é o primeiro sintoma. Um cão perigosamente superaquecido, de acordo com a American Kennel Club Canine Health Foundation, pode entrar em colapso ou apresentar convulsões, vômito ou diarreia e também suas gengivas ou língua podem ficar azul ou vermelho brilhante. Você quer identificar o problema antes que ele se torne tão grave, para intervir e impedir um superaquecimento sério. Os primeiros sinais são mais sutis - pode ser tão simples quanto o seu cão parecer menos responsivo aos comandos do que o habitual. Quando você chama o nome dele, em vez de olhar para você, ele pode se afastar. Se houver alguma dúvida, tire seu cão do calor. A The Humane Society of the United States acrescenta que os sinais de possível insolação incluem olhos vidrados, salivação excessiva, ritmo cardíaco acelerado, tontura ou falta de coordenação, febre, letargia e perda de consciência.

Fatores de Risco

Qual seria o tratamento correto para uma pessoa que sofre de exaustão pelo calor ou insolação?
While all dogs Embora todos os cães corram o risco de superaquecer se as condições forem propícias, algumas raças são mais propensas a isso do que outras. Isto inclui cães com pelos espessos ou longos, cães muito jovens ou muito velhos e raças braquicefálicas - aquelas com focinho curto e face plana, como shih tzus, pugs, boxers e buldogues. Cães com sobrepeso e aqueles que sofrem de condições médicas que causam dificuldade para respirar ou problemas cardíacos são especialmente suscetíveis.

Cães extremamente ativos e raças de trabalho ou caça (como pastores, retrievers e spaniels) também correm um risco maior, especialmente durante os meses mais quentes. Você deve ter o cuidado de não exigir muito desses cães, por isso certifique-se de que eles descansem bastante na sombra e que estejam sempre bem hidratados.

Fatores ambientais também podem colocar um cão em risco. Não preste atenção apenas nas altas temperaturas, mas também na alta umidade, o que pode aumentar a chance de exaustão por calor em cães. Todos os cães correm um risco maior de superaquecimento se não tiverem sombra adequada ou outro local mais fresco para relaxar em ambientes fechados. E os cães deixados em um carro quente estão em sério perigo de exaustão por calor e insolação.

O Que Fazer se Seu Cão Estiver Superaquecido

Ao primeiro sinal de superaquecimento, imediatamente tome medidas para resfriar seu cão. O Vetstreet recomenda os seguintes passos para tratar a exaustão por calor em cães:

  1. Leve imediatamente o cão para uma área mais fresca, seja dentro de casa, onde há ar condicionado ou na sombra sob um ventilador.
  2. Use um termômetro retal para verificar sua temperatura. A exaustão por calor geralmente ocorre quando a temperatura de um cão está entre 103 e 106 graus F. Uma temperatura acima de 106 F o coloca em risco de insolação. Se ele estiver na zona de perigo, chame seu veterinário.
  3. Se você estiver perto de um corpo de água doce, como um lago ou uma piscina para bebês, deixe seu cão dar um mergulho para se refrescar. Caso contrário, você pode usar panos ou toalhas frias e úmidas para ajudá-lo. Coloque panos molhados e frios no pescoço, nas axilas e entre as pernas traseiras e você também pode molhar delicadamente as orelhas e as almofadas das patas com água fria.
  4. Se ele estiver consciente e disposto a beber, dê-lhe água fria e fresca. Não force, no entanto, pois a água pode acabar indo parar em seus pulmões. Se ele não conseguir ou não quiser beber, ou não conseguir engolir a água, molhe a língua com água. Não o alimente com cubos de gelo, o que poderia fazer com que a temperatura caísse muito rapidamente, levando ao choque.
  5. Leve-o ao veterinário. Se você ainda não fez isso, ligue antes para que eles possam estar prontos para agir imediatamente assim que você chegar.

Evitando a Exaustão por Calor em Cães

Claro, a prevenção é o melhor remédio. Você pode evitar que o seu cão fique superaquecido com algumas práticas básicas de segurança. Estas incluem limitar o exercício ou atividade ao ar livre em dias excessivamente quentes ou úmidos, proporcionar muita sombra e água quando seu cão estiver ao ar livre e nunca, em hipótese nenhuma, deixar seu animal de estimação dentro de um carro estacionado - nem mesmo na sombra com as janelas abertas. Em dias suaves com temperaturas na casa dos 20°C, o interior de um carro estacionado pode chegar a 48 graus C em minutos, tornando este um ambiente extremamente perigoso para deixar o seu cão, mesmo que por um curto período de tempo.

Qual seria o tratamento correto para uma pessoa que sofre de exaustão pelo calor ou insolação?

Se o seu cão tiver energia para queimar e precisar de alguma forma de exercício a fim de manter a calma, leve-o para nadar ou deixe-o correr e brincar no sprinkler antes de voltar para dentro de casa. Você também pode usar um envoltório ou colete refrescante para ajudar a mantê-lo fresco sem deixá-lo molhado. E se o seu cão tiver pelos compridos ou pelagem espessa, considere fazer uma tosa curta para passar os meses quentes - só não se esqueça de deixar pelo suficiente para proteger a pele do sol.

Além disso, se você levar seu cão em longas caminhadas, pode ser melhor levá-lo durante as horas mais frescas do dia, como de manhã cedo ou final da tarde (lembre-se de que calçadas e asfalto quentes podem queimar as patas). Certifique-se de levar água com você e deixe-o fazer uma pausa de vez em quando. Se você correr com seu cachorro, certifique-se de não exagerar. Assim como as temperaturas mais quentes dificultam a sua hidratação, dificulta ainda mais para o seu cãozinho.

Se você estiver caçando ou fazendo trilha com seu cão, ou se ele tem um trabalho para fazer, como pastorear ovelhas ou gado, certifique-se de dar ao seu cão várias pausas na sombra e que ele tenha bastante água fresca. Considere molhá-lo ou usar um colete de resfriamento enquanto ele estiver ativo e fique de olho para os primeiros sinais de superaquecimento. Lembre-se de que os cães de trabalho tendem a ficar tão focados em suas tarefas que não percebem quando precisam descansar e se refrescar. Cabe a você monitorar seu cão e garantir que ele faça as pausas necessárias para se manter saudável.

Finalmente, não se esqueça de colocar um plano em prática para manter seu cão fresco se houver falta de energia ou o ar condicionado parar de funcionar. Por mais desconfortável que você possa ficar em tais condições, é ainda pior para o seu cão, cuja temperatura corporal já é muito mais alta que a sua. Se você pretende ir para algum lugar mais fresco, tenha certeza de que ele também será bem-vindo. Caso contrário, considere deixá-lo em um canil até que seja seguro para ele voltar para casa em condições mais frescas.

Armado com o conhecimento de como reconhecer o superaquecimento, como reagir e como evitá-lo em primeiro lugar, você pode esperar por um verão seguro, divertido e feliz com seu amigo de quatro patas.

Biografia da Colaboradora

Qual seria o tratamento correto para uma pessoa que sofre de exaustão pelo calor ou insolação?

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é mãe de estimação e blogueira de estimação de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de uma colônia cheia de bebês peludos.

O que fazer quando há uma situação de exaustão por calor como agir?

O tratamento da exaustão pelo calor envolve repouso (parar as atividades), retirar a pessoa do ambiente quente e repor líquidos e sais, seja por via oral (com uma bebida esportiva ou uma solução de cerca de um a dois quartos de água contendo duas colheres de chá de sal) ou intravenosa.

Quais os procedimentos em pessoas com insolação?

Para isso, siga os seguintes passos:.
remover a pessoa para um local fresco, à sombra e ventilado;.
remover o máximo de peças de roupa;.
se estiver consciente, a pessoa deverá ser mantida em repouso e recostada (cabeça elevada);.
pode-se oferecer bastante água fria ou gelada ou qualquer líquido não alcoólico;.

Como lidar com onda de calor?

Descansar em local arejado e sem exposição solar direta. Tomar um banho frio, aplicar toalhas e/ou roupas úmidas sobre o corpo. Procurar um ambiente com ar refrigerado e/ou condicionado. Vestir roupas leves e frescas.

O que fazer para evitar insolação?

Prevenir a insolação não é difícil. A adoção de medidas de autocuidado, como evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h, utilizar roupas leves, passar protetor solar, ingerir água frequentemente e consumir frutas e verduras auxilia na prevenção.