Como se dá a circulação sanguínea em peixes anfíbios répteis crocodilianos aves e mamíferos?

Presente nos anfíbios, répteis, aves e mamíferos, a circulação dupla caracteriza-se pela existência de dois trajetos de circulação sanguínea, o circuito pulmonar e o circuito sistémico, passando duas vezes no coração.
Na circulação pulmonar ou pequena circulação, o sangue venoso é enviado do coração aos pulmões, onde é oxigenado, retornando depois ao coração. Na circulação sistémica ou grande circulação, o sangue arterial parte do coração para todo o corpo, tornando-se venoso, e retoma ao coração.
Distinguem-se dois tipos de circulação dupla: a incompleta e a completa.

Fluxo sanguíneo no coração

Nos anfíbios e répteis, com exceção dos crocodilos, a circulação dupla é do tipo incompleto, verificando-se uma mistura parcial do sangue arterial com o sangue venoso ao nível do coração.
Nos crocodilos, aves e mamíferos a circulação dupla é completa. Nestes animais, o sangue arterial e o sangue venoso encontram-se completamente separados no coração, não se misturando.
A circulação dupla permite que o sangue circule a uma pressão mais elevada, aumentando o fluxo com que o sangue chega aos diferentes tecidos.

Questão 1

Um estudante estava analisando um coração de um avestruz e disse ao seu colega que esse coração era mais parecido com o coração de uma rã do que de um coelho. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que explica corretamente por que a afirmação do estudante está incorreta:

a) O coração do avestruz é mais semelhante ao de um coelho, pois ambos apresentam três cavidades, enquanto o de anfíbios apresenta quatro cavidades.

b) O coração do avestruz é mais semelhante ao de um coelho, pois coração de aves e mamíferos apresentam quatro cavidades, enquanto o de anfíbios apresenta apenas três.

c) O coração do avestruz é mais semelhante ao do coelho, pois os dois são duas câmaras ocas que possuem apenas uma cavidade, enquanto o de anfíbios é um coração que apresenta duas cavidades distintas.

d) O coração do avestruz é mais semelhante ao do coelho, pois tanto aves quanto mamíferos possuem coração com 5 cavidades, o que representa uma importante adaptação desses animais.

e) O coração do avestruz não se assemelha a nenhum dos corações citados, pois apenas aves possuem coração com 2 cavidades.

Questão 2

Sobre o coração e a circulação sanguínea dos répteis, marque a alternativa incorreta:

a) Apesar de os répteis crocodilianos apresentarem um coração com quatro câmaras separadas, o sangue rico em gás carbônico e o sangue rico em oxigênio encontram-se devido à comunicação existente entre artérias na saída do coração.

b) A circulação nos répteis é dupla.

c) Nos répteis não crocodilianos, observa-se a presença de dois ventrículos, entretanto, o átrio é apenas parcialmente dividido.

d) Répteis crocodilianos e não crocodilianos apresentam diferenças na estrutura do seu coração.

e) Nos répteis, observa-se o encontro do sangue rico em oxigênio com o sangue rico em gás carbônico.

Questão 5

(Fuvest) O sistema circulatório dos vertebrados mostra uma evolução ocorrida entre os grandes grupos. Na maioria das espécies de cada grupo, há um padrão na divisão das cavidades do coração. Isto pode ser confirmado na frase:

a) O coração dos peixes tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura do sangue venoso com o sangue arterial nos primeiros.

b) O coração dos anfíbios tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura de sangue venoso com o sangue arterial neste último.

c) O coração dos répteis tem dois átrios e um ventrículo, não ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial.

d) O coração dos répteis é igual ao das aves, ocorrendo em ambos mistura do sangue venoso com sangue arterial.

e) O coração dos mamíferos apresenta dois átrios e dois ventrículos, parcialmente separados, ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial em pequena escala.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. Aves e mamíferos apresentam coração formado por quatro cavidades distintas: dois átrios e dois ventrículos.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Nos répteis não crocodilianos, observa-se a presença de dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Aves e mamíferos possuem coração com quatro cavidades.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. O jacaré é um réptil crocodiliano, portanto, apresenta coração com quatro cavidades.

Resposta Questão 5

Alternativa “b”. Anfíbios possuem coração formado por três câmaras. No ventrículo, os dois sangues encontram-se, porém, vale destacar que não há uma mistura completa entre eles.

Qual o tipo de circulação sanguínea presente nos grupos peixes anfíbios e aves?

Nas aves, a circulação é dupla, como em anfíbios e répteis.

Como ocorre a circulação do sangue nos peixes?

A circulação nos peixes é simples, uma vez que o sangue passa pelo coração apenas uma vez, em cada circuito completo, pelo corpo do animal. O sangue entra no coração pelo átrio, segue para o ventrículo e é bombeado em direção às brânquias, nas quais é oxigenado. Esse sangue é então levado para o corpo do animal.

Como é a circulação sanguínea dos anfíbios?

O sistema cardiovascular dos anfíbios é fechado e a circulação é dupla, ou seja, o sangue corre no interior dos vasos sanguíneos e, para completar um circuito, passa duas vezes pelo coração. O coração dos anfíbios é dividido em três cavidades, sendo dois átrios e um ventrículo.

Como é a circulação sanguínea dos mamíferos?

O sistema circulatório dos mamíferos é fechado, com sangue sendo transportado dentro de vasos; duplo, com dois circuitos realizados (pulmonar e sistêmico); e completo, com sangue venoso não se misturando com sangue arterial.