De quem é o tiktok

TikTok no Brasil: será que a rede social que virou febre durante a pandemia pode mesmo ser um bom canal de vendas e publicidade? E como determinar se vale a pena investir por lá e se agora é o momento certo de levar sua empresa para a plataforma?

Quando o TikTok foi lançado lá em 2018 e ainda tinha o nome de Musical.ly, ninguém poderia imaginar que ele se tornaria um gigante das redes sociais. Atualmente, a plataforma — que antes era vista como só mais uma modinha entre grupos mais jovens — está se tornando um espaço importante de marketing, com diversas marcas e influenciadores digitais.

Não à toa, muita gente do mundo do e-commerce tem se perguntando se vale mesmo a pena investir no TikTok e incluir a plataforma dentro das estratégias de marketing nas redes sociais para suas lojas e empresas.

Nesses casos, a maior dificuldade costuma estar no fato de que muitos empreendedores e empreendedoras ainda estão um pouco reticentes: afinal, ainda não sabemos muito sobre o TikTok. Como será que se constrói um perfil de sucesso por lá? Será que dá para ganhar seguidores seguindo as mesmas estratégias usadas no Instagram? E será que o TikTok vai ter uma plataforma de anúncios tão boa quanto o Facebook Ads?

Bom, nós ainda não temos as respostas para essas perguntas. Mas, para ajudar você a não só turbinar o marketing digital da sua loja como também tomar decisões decisões mais estratégicas para 2022, compilamos 10 estatísticas TikTok bem interessantes.


MONTE SUA LOJA VIRTUAL NA SHOPIFY!

FAÇA O TESTE GRÁTIS DE 14 DIAS, SEM PRECISAR DE CARTÃO DE CRÉDITO

Continue a leitura para descobrir a relevância do TikTok no Brasil e ficar por dentro de números concretos sobre o desempenho da rede social. E não se esqueça de conferir as dicas bônus que separamos!

1. Estatísticas TikTok: quantos usuários usam a rede social no mundo?

De quem é o tiktok

Em 2021, o TikTok bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial.

O anúncio foi feito pela própria plataforma, e é um número poderoso: afinal de contas, comprova que o TikTok está chegando cada vez mais perto de outras redes já consolidadas no mercado, como o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Aliás, um levantamento feito pela WeAreSocial mostrou que o TikTok atualmente está na sétima posição do ranking de redes sociais com mais usuários:

  1. Facebook
  2. YouTube
  3. WhatsApp
  4. Facebook Messenger
  5. Instagram
  6. WeChat
  7. TikTok

🚀 Aproveitando o gancho... Reparou que o WhatsApp está na terceira posição? Então agora pode ser o momento ideal para otimizar os canais de atendimento de sua loja e começar a explorar o recurso do WhatsApp Pay para receber pagamentos.

Quantas pessoas usam o Tiktok no Brasil?

De quem é o tiktok

Se você tinha achado que a marca de 1 bilhão de usuários já estava de bom tamanho, espera só a gente revelar os números do TikTok no Brasil.

Segundo um levantamento realizado pela Statisa, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. Além disso, a pesquisa também revelou que cerca de 4,72 milhões de brasileiros e brasileiras usam a plataforma — e que esse número deve chegar na marca de 4,92 milhões em 2025.

Esses números são incrivelmente importantes, porque indicam que há uma presença brasileira concreta dentro do TikTok. E, onde há gente, há interesse em comprar produtos e conhecer novas marcas, certo?

🚀 E isso significa que... Antes de correr para o TikTok e criar seu perfil por lá, você precisa primeiro se certificar de que o site da loja está com tudo em dia, até porque o marketing visual conta — e muito. Aproveite também para verificar como andam as descrições de produto e garantir que o processo de checkout transparente esteja funcionando sem erros.

2. Estatísticas TikTok: as mulheres dominam a rede social

De quem é o tiktok

O TikTok no Brasil (e no mundo) é delas: segundo uma pesquisa do BusinessOfApps, cerca de 59% dos usuários do TikTok são mulheres. 39% são homens e 2% são pessoas que não se identificam como pertencentes a esses dois gêneros.

Esta é uma daquelas estatísticas TikTok para gravar na cabeça, especialmente se você está gerenciando uma loja com um público-alvo composto predominantemente por mulheres ou até mesmo se está querendo atrair clientes com esse perfil.

🚀 Aproveitando o gancho... Que tal começar 2022 com o pé direito e consciente dos obstáculos ao empreendedorismo feminino?

3. Idade média dos usuários do TikTok

De quem é o tiktok

Esta estatística vem para fazer par com a outra que listamos ali em cima, até porque não adianta nada só saber que o público do TikTok é composto por uma maioria feminina. É necessário ter outras informações para poder montar uma campanha de marketing nas redes sociais realmente personalizada, e uma dessas informações é a idade dos usuários.

Segundo dados da própria plataforma, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. Além disso, a grande maioria das pessoas que usam a rede têm entre 16 e 24 anos.

É um dado particularmente importante para lojistas que buscam informações sobre o TikTok no Brasil, já que comprova o fato de que a rede social é realmente um domínio dos mais jovens — especialmente se comparada com o Instagram e o Facebook.

Isso, aliás, é algo que vale a pena levar em conta na hora de criar campanhas e trabalhar com o marketing de influência. Durante a nossa pesquisa por estatísticas TikTok, encontramos um levantamento da weCreate de 2021 que mostrou que apenas 4,76% dos criadores de conteúdo no TikTok têm mais de 35 anos de idade. 

🚀 E por falar em personalização e público-alvo... Você está em dia com as suas campanhas de públicos personalizados no Facebook?

4. Download do TikTok no Brasil

De quem é o tiktok

As estatísticas TikTok que mostramos até agora deixaram bem claro que o Brasil tem uma presença sólida dentro da rede social, certo?

Pois bem, esta próxima informação sobre o TikTok no Brasil ajuda a consolidar ainda mais esse fato: de acordo com a Statisa, o Brasil foi responsável por mais de 10% do número total de downloads do app TikTok em janeiro de 2020.

Ou seja: só naquele mês, o TikTok teve cerca de 10,9 milhões de downloads só no Brasil.

Além disso, não podemos esquecer que, segundo um anúncio recente da Sensor Tower, o TikTok superou a marca de 3 bilhões de downloads no mundo inteiro. Esse número considera downloads nos sistemas iOS e Android.

🚀 E por falar em sistemas operacionais... Nunca é cedo (e nem tarde!) demais para implementar uma estratégia de otimização de conversão e aumentar o CRO da loja.

5. Tempo médio gasto no TikTok no Brasil

De quem é o tiktok

Bom, a gente sabe que os brasileiros gostam de passar um tempo considerável nas redes sociais, então não poderíamos esquecer de incluir isso durante a nossa pesquisa por estatísticas TikTok no Brasil, certo?

De acordo com dados divulgados pela App Annie, o TikTok já ultrapassou o YouTube quando o assunto é tempo médio gasto por usuário. Mas isso não quer dizer que o YouTube perdeu seu poder como canal de vendas, viu? Na verdade, ainda dá para ganhar dinheiro no YouTube e construir uma base sólida de seguidores por lá, mas é preciso ter um plano de marketing bem organizado e definir metas realistas.

E, quando o assunto é TikTok no Brasil, os dados da App Annie têm algo ainda mais chocante para nos contar: o Brasil é o país com a maior média de tempo gasto no TikTok.

Adivinha? Os brasileiros passam cerca de 5,4 horas por dia no TikTok, consumindo conteúdos em vídeo de contas variadas. Sinal de que se esse formato já era tendência para nos vídeos Instagram, ele se consolidou como a forma preferida de milhões de brasileiros e brasileiras.

🚀 Aproveitando o gancho... Se você ainda não fez a transição para o TikTok, mas quer continuar otimizando seu perfil no Instagram, que tal apostar no formato do IGTV?

6. Estatísticas TikTok: TikTok vs mídia tradicional

De quem é o tiktok

A gente sabe que a publicidade é um fator decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento comercial, mas que pode ser a fonte de muita angústia para empreendedores e empreendedoras que estão construindo suas próprias marcas do zero.

Encontrar o equilíbrio entre o slogan certeiro, uma proposta de vendas sem defeito, um produto incrível com um preço competitivo e um canal de vendas adequado — tudo isso sem afetar o fluxo de caixa e entrar no vermelho — pode parecer uma missão impossível.

Mas algumas estatísticas TikTok vêm mostrando que a rede social talvez acabe favorecendo as pequenas empresas e startups que não conseguem competir de igual para igual com as grandes marcas que veiculam seus anúncios em todos os canais de mídia tradicional. Segundo dados do próprio TikTok, 35% dos usuários afirmam que vêm assistindo menos televisão desde que baixaram o aplicativo da rede social em seus smartphones.

🚀 E por falar em anúncios... Google Ads pode ser um aliado importante para marcas que têm dificuldade de se posicionar em canais mais tradicionais.

7. Estatísticas TikTok: novas compras na rede social

De quem é o tiktok

Estatísticas TikTok no Brasil sobre compras? Temos!

Segundo dados da própria plataforma, 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet imediatamente depois de vê-lo no TikTok. Um dado impressionante, e particularmente relevante para lojistas que querem gerar tráfego e impulsionar as vendas online.

Também vale a pena tentar montar uma estratégia de publicidade com base na prova social, onde seus clientes postam vídeos com os seus produtos e, dessa forma, ajudam a marca a ganhar mais popularidade e conquistar mais vendas. Outra opção é mergulhar no marketing de referência!

🚀 E por falar em vender online... Já configurou a vitrine virtual da sua loja?

8. Anúncios TikTok no Brasil

De quem é o tiktok

Ainda no tema "estatísticas TikTok sobre compras", é importante lembrar que uma pesquisa realizada pela OpinionBox realizada em 2021 indicou que a taxa de conversão dos anúncios publicados no TikTok no Brasil é bastante positiva: 38% dos brasileiros já compraram algo a partir de um anúncio visto na plataforma.

Além disso, uma pesquisa encomendada pelo TikTok em 2021 revelou que mais de 70% dos usuários costumam demonstrar interesse e querem saber mais sobre os produtos anunciados, e que 67% dizem que não se importam com os anúncios desde que eles sejam divertidos.

Então já sabe, né? Hora de apostar na irreverência e na criatividade.

🚀 Aproveitando o gancho... Os modelos de atribuição de marketing são excelentes aliados na hora de coletar mais informações sobre as experiências dos clientes e programar campanhas ainda melhores.

Gostou? Então aproveite para conferir o vídeo abaixo e descobrir como integrar o TikTok com a sua empresa hospedada na Shopify:

9. TikTok no Brasil: pequenos e poderosos

De quem é o tiktok

O TikTok pode até ser a rede preferida das gerações mais jovens, mas já não dá mais para negar que o mundo do empreendedorismo e dos pequenos negócios também conquistou um espaço considerável por lá. Não acredita?

Aqui estão os números de visualizações que algumas hashtags alcançaram em 2021, segundo o próprio TikTok:

#empreendedorismo - 1.3 bilhões de visualizações

#empresa – 323 milhões de visualizações

#empreender– 420 milhões de visualizações

#pequenosnegocios – 194 milhões de visualizações

#negocioonline – 82 milhões de visualizações

Ou seja: agora é o momento de fortalecer as estratégias para fidelizar clientes (e agradecer esses clientes!) e, desse modo, fazer uma boa gestão da comunidade.

🔥 Estatísticas TikTok no Brasil: bônus!

O TikTok também indicou que 74% dos usuários se sentiram motivados a descobrir mais sobre um produto ou marca depois de terem visto algum conteúdo promocional no TikTok. Além disso, 66% afirmaram que o TikTok foi decisivo na tomada de decisão para a realização de uma compra.

10. TikTok no Brasil: melhor formato de anúncio

De quem é o tiktok

Ok, o TikTok é uma plataforma só de vídeos. Mas será que qualquer tipo de vídeo funciona na hora de fazer um anúncio ou gravar uma propaganda?

A resposta é: não.

Na verdade, uma análise recente do TikTok for Business indicou que 33% dos anúncios que apresentam a maior taxa de visualização do TikTok são anúncios em que há uma quebra da quarta parede. Em outras palavras, anúncios que têm esse tipo de dinâmica:

De quem é o tiktok

Isso significa que os anúncios em que a pessoa olha diretamente para a câmera, como se estivesse fazendo contato visual direto com as pessoas do outro lado da tela, é uma das melhores estratégias para garantir a atenção dos clientes.

🔥 Estatísticas TikTok no Brasil: bônus!

Aqui vão outras dicas para criar anúncios de sucesso no TikTok:

Esclareça a intenção do conteúdo nos primeiros 3 segundos, crie conteúdos projetados especificamente para o TikTok, use sempre o modo retrato e insira um texto curto e conciso no vídeo.

TikTok no Brasil: as 10 estatísticas mais relevantes para 2022

  1. Há 1 bilhão de usuários ativos no TikTok;
  2. O Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo;
  3. O TikTok é delas: 59% dos usuários da plataforma são mulheres;
  4. 66% dos usuários têm menos de 30 anos;
  5. O Brasil foi responsável por mais de 10% do número total de downloads do app;
  6. Os brasileiros passam cerca de 5,4 horas por dia no TikTok;
  7. 35% dos usuários reduziram o tempo de consumo da TV desde que baixaram o TikTok;
  8. 25% dos usuários buscam ou compram um produto imediatamente depois de vê-lo na rede social;
  9. 38% dos brasileiros já compraram algo a partir de um anúncio visto na plataforma;
  10. Vídeos com a hashtag #pequenosnegocios tiveram 194 milhões de visualizações;
  11. 33% dos anúncios que apresentam a maior taxa de visualização são anúncios em que uma pessoa olha diretamente para a câmera.

Perguntas frequentes sobre o TikTok no Brasil

Quais são as estatísticas TikTok mais importantes para o mercado brasileiro?

O Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. Além disso, os brasileiros passam um tempo considerável no aplicativo: cerca de 5,4 horas por dia. Esses dados indicam que a presença brasileira no TikTok é maciça, é que há muito espaço para divulgar seu produto/serviço e expandir sua marca por lá. Além disso, vale lembrar que agora pode ser o momento certo para criar uma página no TikTok, considerando que muitas lojas ainda estão se concentrando apenas no Instagram e no Facebook.

Como gerar engajamento no TikTok?

Para gerar engajamento no TikTok no Brasil, vale a pena encontrar hashtags que sejam relevantes para o seu conteúdo e para a sua marca e que também tenham um bom volume de busca. Também pode ser uma boa ideia apostar em formatos de vídeo em que você olha diretamente para a câmera, pois isso ajuda a criar uma relação mais imediata com a pessoa que está assistindo. Um outro fator que pode ajudar a gerar engajamento é horário de postagem.

Aqui vai uma lista com os melhores horários para postar no TikTok (no horário de Brasília, GMT-3):

Terça-feira: 10:00 h
Quinta-feira: 13:00 h
Sexta-feira: 06:00 h

TikTok no Brasil: vale a pena investir?

Sim! Levando em conta o fato de que os brasileiros passam cerca de 5,4 horas por dia no TikTok e que 38% dos brasileiros já compraram um produto depois de terem visto um anúncio na plataforma, o TikTok é atualmente um dos canais com maior potencial de retorno.

Quer saber mais?

  • Estatísticas do Facebook para mudar o jogo em 2022
  • 8 estatísticas Instagram para acertar na mosca e fazer dinheiro
  • Viralize! Como criar estratégias de marketing para o TikTok
  • Ei! Já sabe como fazer um Instagram comercial?

De quem é o tiktok
Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Giulia Castagna

Tradução e localização: Marcela Lanius

Quem é o dono de TikTok?

A mente criativa por trás do TikTok é um engenheiro de software chinês com 36 anos, Zhang Yiming. O engenheiro é formado pela Nankai University em Tianjin, China. Zhang nasceu em 1983 na província de Fujian.

Quem é o dono do TikTok no Brasil?

TikTok
Desenvolvedor
ByteDance
Plataforma
Android e iOS
Modelo do desenvolvimento
Proprietário
Lançamento
Setembro de 2016
TikTok – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › TikToknull

Qual é a fortuna do dono do TikTok?

Todo esse sucesso se deu forma ascendente durante o período de pandemia da Covid-19, do mesmo modo que o crescimento da ByteDance e da fortuna de Zhang Yiming. Segundo a Forbes, ele possui um patrimônio líquido de US$ 35,8 bilhões.

Quanto vale o TikTok hoje?

Valor do TikTok cresceu mais de 200% em 2021, aponta lista A lista Global 500, da Brand Finance, apontou que a rede social chinesa TikTok foi a marca com o crescimento mais rápido do mundo. De acordo com o Ranking, a empresa cresceu 215% em um ano e seu valor pulou de US$18,7 bilhões para US$59 bilhões.