Depois da concepção quando posso fazer o teste de gravidez

O hormônio da gravidez pode ser medido por meio da urina no teste de gravidez caseiro que pode ser comprado na farmácia e utilizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual.

Os primeiros sintomas da gravidez podem ser interpretados como incômodo pré-menstrual. O indício mais confiável é a ausência da menstruação (somente nas mulheres que têm o ciclo normal e regular). Esta ausência da menstruação é o que geralmente leva à realização dos testes de gravidez caseiros.

As provas da gravidez

O hormônio da gravidez pode ser medido por meio da urina mediante:

• Teste de gravidez caseiro que pode ser comprado na farmácia e usado a partir do primeiro dia de atraso menstrual.
• Exame de urina no laboratório que pode ser realizado do 7º ao 10º dia posterior a provável concepção. O exame é realizado por um profissional.

Se o teste caseiro der positivo (+) não há dúvidas sobre a gravidez, porque não há resultados falsos positivos. Pelo contrário, se é negativo (-) e o atraso menstrual continua, o exame deve ser repetido 5 dias depois, pois a quantidade de hormônio produzida pode ser inferior ao nível necessário para que se ative o reativo. Se ao final desse tempo o exame seguir dando negativo (-) pode ser que você não esteja grávida e que seu atraso seja devido à outras razões.

Com respeito ao exame de urina, é recomendado ligar ao laboratório com um dia de antecedência para perguntar se existe alguma indicação especial para realizar a análise.

Os sinais da gravidez

O restante dos mal-estares da gravidez podem estar presentes a partir da quarta semana ou podem simplesmente não aparecer. O mais importante a se levar em conta são alguns sintomas que, caso ocorram, requerem uma consulta ao médico com urgência:

• Dor pélvica
• Sangramento genital
• Inchaço nas mãos, pés ou rosto
• Vômitos que se repetem continuamente ao longo do dia sem cessar.

Lembre-se que você já não pode fumar e é recomendado que não beba álcool. Consulte seu médico sobre qualquer medicação que esteja tomando já que algumas podem ser prejudiciais à gravidez. Se você não estava recebendo ácido fólico, deveria começar a ingeri-lo em doses recomendadas de 500 microgramas por dia. Outros sintomas normais que você pode sentir no período da gravidez são:

• Cansaço e mudanças no humor
• Seios ligeiramente maiores e mais sensíveis
• Sensação de peso na região pélvica
• Vontade de urinar com mais frequencia

Seu bebê

Sua gravidez ainda é microscópica e não pode ser revelada por meio de ultrassonografias, ainda que já se possa detectar o engrossamento da parede do útero. Duas semanas depois da fecundação, seu bebê é, oficialmente, um embrião. Ainda nesta semana, o embrião desenvolverá um saco amniótico. A placenta que o nutrirá até seu nascimento começará a ser formada e as características faciais do seu bebê se tornarão mais visíveis. Também aparecerá o mágico batimento de seu coração, se ainda não o tiver feito.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

A partir de que dia posso fazer o teste de gravidez? Quantos dias de gravidez são necessários para que o resultado do teste de gravidez seja confiável? É necessário esperar pelo atraso menstrual? Estas são algumas questões frequentes sobre os testes de gravidez a que vamos responder neste artigo.

Quando posso fazer o teste de gravidez?

Poderá fazer o teste de gravidez de farmácia no primeiro dia em que lhe faltou o período menstrual. No entanto, se os seus ciclos menstruais são irregulares, poderá ser necessário fazer novamente o teste uns dias mais tarde.

Apesar de os testes de gravidez terem uma sensibilidade muito elevada, o que permite detetar valores baixos de beta-hCG na urina (mesmo antes de lhe faltar o período), existe sempre a possibilidade de obter um falso negativo.

Como funcionam os testes de farmácia?

Os testes de farmácia baseiam-se na avaliação dos níveis da hormona beta-hCG (hormona de gonadatrofina coriónica humana ou hormona da gravidez) existentes na sua urina, de forma a detetar a existência ou não de gravidez.

Uma vez que esta hormona é produzida pela placenta após a implantação do óvulo na parede uterina, pode não ser detetada caso o teste seja realizado cedo demais.

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Pode realizar o teste de gravidez assim que suspeita que possa estar grávida, quer devido a um atraso menstrual ou a outros sintomas físicos, como enjoos.

Não existe um dia exato para todas as mulheres uma vez que a data da conceção varia consoante a duração do ciclo menstrual. Regra geral, aconselha-se a realização do teste de farmácia no quinto dia de atraso menstrual.

  • Período fértil e relações sexuais

Qual a melhor altura do dia para fazer o teste?

O teste deve ser feito com a primeira urina da manhã, antes de ter ingerido água ou outros líquidos, para evitar diminuir a sua concentração. Quanto mais concentrada estiver a urina, mais fácil será detetar a hormona hCG e mais fiáveis serão os resultados.

Porque é necessário aguardar pelo atraso menstrual para fazer o exame de gravidez?

Uma vez que a ovulação ocorre sensivelmente a meio do ciclo menstrual, a maioria das mulheres ovula cerca de 14 dias antes do fim do ciclo (considerando um ciclo de 28 dias). O óvulo vive 24 horas e esse é o tempo de que dispõe para ser fertilizado por um espermatozoide.

  • Compreender o ciclo de ovulação

Após a fecundação, ovo desliza pelas trompas de Falópio em direção ao útero, onde chega e se implementa 6 a 12 dias depois. Durante esta viagem, as células dividem-se, multiplicam-se e diferenciam-se dando origem aquilo que será a estrutura do corpo do embrião e da placenta. Só a partir deste momento começará a produzir a hormona hCG que será detetada nos testes de gravidez.

Assim, ocorre aqui uma coincidência de datas: o óvulo é fecundado a meio do ciclo menstrual (dia 14) e a cerca de 14 dias da data prevista para o próximo período (num ciclo de 28 dias). Como a produção da hormona hCG se inicia num intervalo de 6 a 12 dias após a fecundação, só na data prevista para a descida da próxima menstruação é que os níveis hCG são suficientemente elevados para serem detetados no teste de gravidez.

Qual é o teste de gravidez mais preciso?

O teste de gravidez mais preciso é a análise ao sangue uma vez que consegue detetar níveis reduzidos da hormona beta hCG na corrente sanguínea da mulher. Por este motivo, o teste ao sangue pode dar um resultado positivo mesmo antes do atraso menstrual.

Teste de gravidez caseiro

Os testes de gravidez caseiros são um mito. Na verdade, não existe qualquer evidência científica que comprove a eficácia de qualquer teste de gravidez que não os de farmácia ou os realizados em laboratório (à urina ou ao sangue). Assim, se suspeita que está grávida o mais aconselhado é fazer um teste de gravidez de farmácia.

Sintomas da gravidez antes do atraso menstrual

Saiba o que acontece na 1ª semana do desenvolvimento embrionário e acompanhe o crescimento do seu bebé durante a gestação semana a semana.

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

Quantos dias após a relação pode fazer o teste de farmácia?

O teste deve ser feito somente após o atraso menstrual. 11 dias após a relação é pouco tempo de intervalo, principalmente se ainda não estiver na época da próxima menstruação descer. Pode ser um falso negativo. Se você teve relações desprotegidas, há risco de gravidez, sim.

Quanto tempo após a relação posso saber se estou grávida?

Teste de sangue (Beta HCG) A dosagem no sangue materno do gonadotrofina coriônica humana (BhCG quantitativo) é a modalidade mais sensível para detecção e acompanhamento no início da gravidez. É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

Quantas semanas para dar positivo o teste de gravidez?

A partir das quatro semanas de idade gestacional, contudo, todos são capazes de detectar o HCG. É nesse período que ele deve ser feito porque atinge o máximo da eficácia. Para saber se está na hora, a dica é contar quatro semanas depois do primeiro dia da última menstruação.