Diferença entre anexo e apendice

Anexo e apêndice são dois tipos de material que normalmente integram trabalhos científicos. Eles são considerados elementos pós textuais e não obrigatórios. Apesar de suas semelhanças, possuem diferenças significativas, e é necessário conhecê-las para utilizá-los corretamente.

Aqui no dicionário direito vimos também sobre os termos procuração pública e particular, nota promissória, organograma, e boletim. Hoje veremos sobre o significado de anexo e apêndice, suas diferenças e para que servem.

  • Diferenças entre Anexo e Apêndice
    • Significado de Anexo
    • Significado de Apêncide
  • Exemplos de Anexo e Apêndice

Diferenças entre Anexo e Apêndice

Em textos acadêmicos, ambos são regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 14724. Seu uso é facultativo, embora possa ser essencial para a qualidade do trabalho de um autor.

Significado de Anexo

O anexo é elemento utilizado quando, no decorrer do trabalho científico, o pesquisador precisa complementar seu raciocínio utilizando conteúdo de terceiros. Esses materiais podem ser tabelas, imagens, planilhas, entre outros.

Significado de Apêncide

Já o apêndice é utilizado quando o próprio autor cria um documento capaz de ajudar no entendimento de sua pesquisa. Por isso, é muito comum que o apêndice seja utilizado em pesquisas de campo, nas quais são montados questionários de acordo com as necessidades existentes.

O apêndice deve ser colocado logo após as referências, e o anexo deve vir em seguida. Quanto à sua formatação, a NBR 14724 determina que ambos devem estar indicados no sumário, devidamente numerados.

Ainda segundo a mesma norma, devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

Exemplos de Anexo e Apêndice

Agora veremos um exemplo de anexo:

ANEXO A – Exigências de segurança contra incêndio e pânico.

Veja também um exemplo de apêndice:

APÊNDICE A – Descrição dos sintomas (Grupo 1).

PUBLICIDADE

ANEXOS OU APÊNDICES é todo material suplementar de sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou observação, uma lei discutida no corpo do texto etc).

Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação.

Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.

Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.

Diferença entre Anexo e Apêndice

Segundo a NBR 14724 de dezembro de 2005, a diferença primordial entre Anexo e Apêndice é que o Anexo é um texto ou documento não elaborado pelo autor do Trabalho Científico (TC) (monografia, tese, etc.) e o Apêndice é um texto ou documento elaborado pelo autor do TC, ou seja, se foi necessário você criar uma entrevista, um relatório, ou qualquer documento com o escopo de complementar sua argumentação, deve-se utilizar o termo Apêndice e não Anexo.

Exemplos:

ANEXO A – Documento ou texto não elaborado pelo autor.

APÊNDICE A – Documento ou texto elaborado pelo autor.

OBSERVAÇÃO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.

Veja também

Diferença entre anexo e apendice

Hipótese

PUBLICIDADE Definição de Hipótese Hipótese é uma suposição feita com base em algumas evidências. Este é …

Topônimo

PUBLICIDADE Definição Topônimo é um nome derivado do nome de um lugar. Topônimo é o …

Diferença entre anexo e apendice

Estrofe

Estrofe é um conjunto de versos. E Verso é cada linha do poema. As estrofes são separadas por espaços ...

Os famosinhos pós-textuais Apêndice e Anexo deixam muita gente com a cabeça confusa tentando entender o que é um e o que é o outro, né? Este post vai carimbar em seu cérebro a diferença entre eles.

Antes de mais nada, você precisa saber que ambos são os espaços apropriados para inserir um documento (textual ou não) que complementará o seu trabalho. A partir disso, vamos finalmente aprender a diferença:

O apêndice É elaborado por você (autor do trabalho).         Ex.: um formulário de uma entrevista.

O anexo NÃO É elaborado por você, e sim por outro autor. Ex.: uma carta ao comitê de ética.

Simples assim. E ai, carimbou no cérebro a diferença?

PS: Está gostando dos nossos posts? Tem dúvidas, críticas e sugestões na cabeça? Solta o verbo e abuse dos comentários aqui e na nossa fanpage. Ah! E se você ainda não se cadastrou na nossa Lista Vip, clique aqui e receba dicas exclusivas além de novidades, em primeira mão.

Até breve! 😉

Navegação de Post

Qual a diferença entre apêndice e anexo?

Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.

O que vem primeiro anexo ou apêndice?

Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.

Como identificar um anexo?

Os anexos são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessões e pelos respectivos títulos. Devem ser citados e identificados no texto.

O que é apêndice na ABNT?

Texto ou documento, elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessão e pelo respectivo título.