Diferença entre cateter venoso central e periférico

Compartilhar:

Diferença entre cateter venoso central e periférico

O que é um cateter venoso?

Trata-se de um dispositivo inserido dentro dos vasos que tem como função a coleta sanguínea, injeção de medicamentos ou de outros fluidos.

Características

Os cateteres venosos são produzidos com polímeros sintéticos (poliuretano e silicone) quimicamente inertes, biocompatíveis e resistentes à degradação química e térmica. Em geral, o tamanho do cateter vascular é determinado pelo seu diâmetro externo.

Classificação

Os Cateteres Vasculares podem ser classificados como:

  • Cateteres vasculares de curta permanência
    • De inserção periférica
    • De inserção central
  • Cateteres vasculares de longa permanência
    • De inserção periférica
    • De inserção central

Utilização

Os cateteres de curta permanência têm duração de poucos dias e, quando implantados perifericamente, estão associados a complicações como flebites (inflamação da veia onde está inserido o cateter) e falência de acessos (devido a punções repetidas). Por este motivo, pacientes que necessitem de um acesso venoso prolongado se beneficiam dos cateteres de longa permanência.

Nas situações em que o paciente necessite de hemodiálise, quimioterapia, nutrição parenteral (alimentação realizada por uma via endovenosa), antibioticoterapia prolongada, transplante de medula óssea ou plasmaférese (método usado para retirar o plasma), os cateteres de longa permanência são os utilizados.

Tipos de cateteres de longa permanência

Existem diversos tipos de cateteres de longa permanência, cada um indicado para uma finalidade específica. Conheça abaixo os principais deles:

  • Cateter de Port-A-Cath

É um cateter totalmente implantável, ou seja, nenhuma de suas partes fica exposta e sua duração é longa: aproximadamente cinco anos. A punção para a infusão de medicações é realizada no reservatório implantado embaixo da pele na região do tórax. É um cateter de baixo fluxo, indicado para administração de quimioterapia. Seu implante é realizado em Centro Cirúrgico pelo Cirurgião Vascular.

  • Cateter Permcath

Este dispositivo é considerado semi-implantável e é utilizado em pacientes que necessitem de um acesso vascular de alto fluxo por um período prolongado. É o tipo de cateter de longa permanência usado em hemodiálise nos casos em que não há condições de confecção de fístulas arteriovenosas ou enquanto elas maturam. A inserção deste dispositivo geralmente é feita em uma das veias do pescoço (subclávia ou jugular) e se exterioriza na região anterior do tórax. Devido ao seu longo túnel subcutâneo, que tem saída em um local diferente de onde foi implantado, este cateter promove mais conforto e menores chances de infecções ao paciente. Seu implante é realizado em Centro Cirúrgico pelo Cirurgião Vascular.

  • Cateter de Hickmann

Também caracterizado como semi-implantável, porém de baixo fluxo, ele é empregado em situações que necessitem de infusão de medicações por um longo período (como antibioticoterapia prolongada) ou para o transplante de medula óssea. A inserção, bem como sua exteriorização, é semelhante ao Cateter Permcath, diferenciando-se pelo seu calibre menor.

  • PICC (Cateter Central de Inserção Periférica) 

    Diferença entre cateter venoso central e periférico

    Cateter de PICC

Diferente dos anteriores nos quais as veias de escolha para inserção do cateter se localizam na região do pescoço, a PICC é inserida através de uma veia do braço, sendo sua extremidade posicionada na veia cava superior (posição central). Possui fino calibre e proporciona baixo fluxo. A PICC é empregada para situações de nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia, infusões hipertônicas, coleta de sangue durante uma internação, infusão de medicações e para soluções endovenosas, principalmente em pacientes internados por um longo período. Este cateter deve ser implantando preferencialmente no Centro Cirúrgico.

Manuseio

Para realizar o manuseio de qualquer tipo de cateter, é fundamental que o profissional tenha conhecimento técnico-científico, especialmente no trato específico com Cateteres Venosos Centrais de Longa Permanência. Estes dispositivos devem ser implantados em um Centro Cirúrgico por um Cirurgião Vascular e posteriormente manuseadas por equipe de enfermagem com treinamento. Em geral, o implante é realizado com anestesia local e uma sedação leve. Na maior parte dos casos em que o paciente não está internado, a alta hospitalar é dada no mesmo dia e os cateteres podem ser usados imediatamente após o implante.

Qual a diferença entre acesso venoso central e periférico?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Qual a diferença entre cateter venoso central e PICC?

Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior. Tanto as linhas CVC como PICC permitem o acesso venoso de longo prazo sem picadas frequentes de agulha.

Para que serve o cateter venoso periférico?

Cateter venoso periférico — introduzido em membros como braços, pernas e mãos. É considerado um procedimento invasivo comum, que auxilia na condução de nutrientes, medicamentos e sangue. Pode ser manuseado por médicos e enfermeiros.

Quais são os tipos de cateter venoso central?

Tipos de acesso venoso central O cateterismo venoso central pode ser realizado de 3 formas, de acordo com a veia escolhida para ser puncionada: Veia subclávia; Veia jugular interna; Veia femoral.

Para que serve um cateter venoso central?

O cateterismo venoso central é, às vezes, usado para monitorar a pressão venosa central (pressão na veia cava superior, a veia de grande porte que devolve sangue ao coração a partir da parte superior do corpo). A pressão venosa central reflete a pressão no átrio direito quando ele está cheio de sangue.

Quais os três tipos de cateter?

Quais os tipos de cateter?.
Cateter venoso. O cateter venoso pode ser de dois tipos: cateter venoso periférico, introduzido nos membros, e cateter venoso central, usado em pacientes que precisam de quantidades maiores de medicamento e soro. ... .
Cateter intravenoso. ... .
Cateter duplo J. ... .
Cateter nasal..