É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução

Grátis

14 pág.

É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 3 de 3

as análises moleculares também demostram inequivocamente a próxima relação de parentesco conosco. Estamos agrupados dentro do mesmo clado que os grandes macacos antropóides africanos. Desde o início da moderna sistemática molecular, elas têm indicado um parentesco próximo entre os humanos e os grandes macacos antropoides africanos. 
 
4. A respeito da evolução humana existem hipóteses sendo reformuladas constantemente conforme as descobertas mais recentes. Conforme os estudos mais modernos, assinale o que for correcto. 
( ) A evolução humana é representada como uma sucessão de espécies, uma atrás da outra, a começar pelo macaco, indo em direcção ao Homem. Em cada época somente existiu um tipo de hominídeo sobre a Terra e cada espécie teria originado a seguinte, seguindo um progresso crescente em direcção ao Homem actual. 
( ) A partir do segundo hominídeo, o Australopithecus afarensis, evoluíram os Paranthropus, que foram os Australopithecus robustus e que originaram o Homem moderno. Também do Australopithecus afarensis originaram-se os demais australopitecos menores, todos eles ainda na América. 
( ) O primeiro hominídeo, o Australopithecus ramidus, viveu, estima-se, há quatro milhões de anos e pode ser interpretado como um elo entre os macacos e os seres humanos. 
( ) Várias espécies de hominídeos habitaram o planeta ao mesmo tempo, e até nos mesmos lugares. Sabe-se que cinco diferentes espécies, dos géneros Homo e Paranthropus, conviveram na África. Nada se sabe sobre o tipo do relacionamento entre elas, mas o facto é que havia várias espécies competindo num mesmo ambiente. 
( ) A partir de linhagens do Australopithecus afarensis apareceu o primeiro representante do género Homo. Trata-se do Homo habilis, que, embora com capacidade craniana pequena, provavelmente foi quem iniciou a fabricação de ferramentas. 
· R; ( ) A partir de linhagens do Australopithecus afarensis apareceu o primeiro representante do género Homo. Trata-se do Homo habilis, que, embora com capacidade craniana pequena, provavelmente foi quem iniciou a fabricação de ferramentas.
5. Em relação à evolução do Homem, pode-se afirmar: 
I. Todos os homens descendem do macaco. 
II. Alguns homens primitivos, hoje extintos, vieram do macaco. 
III. Homem e macaco provêm de um ancestral comum. 
Assinale: 
a) ( ) Se somente I é correcta. 
c) ( ) Se somente II é correcta. 
d ) ( ) Se todas são correctas. 
e) ( ) Se nenhuma é correcta.
b) ( ) Se somente III é correcta. 
R; b) ( ) Se somente III é correcta. 
 
6. É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução do Homo sapiens a partir de uma sucessão progressiva de espécies, como na figura. 
Coloca-se na extrema esquerda da figura as espécies mais antigas, indivíduos curvados, com braços longos e face simiesca. Completa-se a figura adicionando, sempre à direita, as espécies mais recentes: os Australopitecus quase que totalmente erectos, os neandertais, e finaliza-se com o Homem moderno. 
Esta representação é 
a) Adequada. A evolução do Homem deu-se ao longo de uma linha contínua e progressiva. Cada uma das espécies fósseis já encontradas é o ancestral directo de espécies mais recentes e modernas. 
b) Adequada. As espécies representadas na figura demonstram que os homens são descendentes das espécies mais antigas e menos evoluídas da família: gorila e chimpanzé 
c) Inadequada. Algumas das espécies representadas na figura estão extintas e não deixaram descendentes. A evolução do Homem seria melhor representada inserindo-se 
lacunas entre uma espécie e outra, mantendo-se na figura apenas as espécies ainda existentes. 
d) Inadequada. Algumas das espécies representadas na figura podem não ser ancestrais das espécies seguintes. A evolução do Homem seria melhor representada como galhos de um ramo, com cada uma das espécies ocupando a extremidade de cada um dos galhos. 
e) Inadequada. As espécies representadas na figura foram espécies contemporâneas e portanto não deveriam ser representadas em fila. A evolução do Homem seria melhor representada com as espécies colocadas lado a lado. 
R; d) Inadequada. Algumas das espécies representadas na figura podem não ser ancestrais das espécies seguintes. A evolução do Homem seria melhor representada como galhos de um ramo, com cada uma das espécies ocupando a extremidade de cada um dos galhos.
7. O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas actuais e seus ancestrais. 
Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber: 
I. Os macacos antropoides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem. 
II. Alguns humanos primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropoides. 
III. Na história evolutiva, os homens e os macacos antropoides tiveram um ancestral comum. 
IV. Não existe relação de parentesco genético entre macacos antropoides e homens. 
Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que: 
a) Todas as afirmativas estão correctas. 
b) Apenas as afirmativas I e III estão correctas. 
c) Apenas as afirmativas II e IV estão correctas. 
d) Apenas a afirmativa II está correcta. 
e) Apenas a afirmativa IV está correcta. 
R; b) Apenas as afirmativas I e III estão correctas.

Página123