Em que ano passou a novela A Vida da Gente pela primeira vez?

Nos últimos meses, um dilema que tomou as redes sociais em 2011 voltou a ser assunto: de que lado você está, de Ana (Fernanda Vasconcellos) ou de Manuela (Marjorie Estiano)? As personagens centrais de A Vida da Gente, novela de Lícia Manzo cuja reprise especial chegou ao fim nessa sexta-feira (6), mobilizaram novamente o espectador, 10 anos depois da primeira exibição do folhetim.

Dirigida por Jayme Monjardim, A Vida da Gente não é uma novela essencialmente popular. Não há entrechos manjados ou mesmo um texto mais mastigado para fácil assimilação do público. Ao contrário, a autora apostou na complexidade de seus personagens e das relações familiares, fio condutor da trama.

Em geral, as cenas são pautadas unicamente por diálogos, em detrimento da ação. O roteiro é caprichado, nada preguiçoso, e, por isso, tão envolvente. Em qualquer postagem do NaTelinha sobre a novela no Facebook, Twitter ou Instagram, há torcidas acaloradas em favor de Ana, mas também quem defenda a conduta de Manuela, em prejuízo da irmã.

Ainda que os números de audiência tenham se mantido no mesmo patamar das reprises antecessoras, Novo Mundo e Flor do Caribe, essas duas não chegam perto da comoção causada pela história de Lícia Manzo, talvez maior hoje, passados 10 anos de sua exibição original, do que quando foi ao ar pela primeira vez.

Curioso notar que, apesar de parecer centrada em uma rivalidade entre Ana e Manuela, ambas apaixonadas por Rodrigo (Rafael Cardoso), as irmãs passam a maior parte da história unidas. Mesmo nos momentos de atrito, a mágoa nunca deixa de suplantar a fraternidade entre elas. É justamente esse afeto, personificado na filha em comum, Júlia (Jesuela Moro), que sela a paz entre as duas, nos últimos capítulos.

A Vida da Gente chega ao fim com um brinde ao tempo, e mensagem não poderia ser mais oportuna

Em que ano passou a novela A Vida da Gente pela primeira vez?

Mais um ponto crucial para a identificação da audiência: sem apelar para arquétipos – uma poderia assumir o lugar de mocinha e a outra, de vilã –, a trama entrega duas personagens muito próximas da realidade, cada uma com suas falhas, possibilitando que ambas conquistem sua parcela de público.

As brigas entre as duas chegam ao ápice em uma discussão homérica, que foi ao ar em 20 de julho. Com 8 minutos de duração, é a sequência mais marcante da novela, serve de clímax para a parte final da narrativa e ainda faz brilharem as duas intérpretes, Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano.

Pode-se dizer que A Vida da Gente subverteu alguns clichês. A rivalidade entre irmãs passou longe do maniqueísmo e a aposta em conflitos familiares também não seguiu caminhos fáceis, comuns aos folhetins. O bom texto rendeu momentos de grande inspiração para outras atrizes, como Ana Beatriz Nogueira (Eva) e Nicette Bruno (Iná), ambas em alguns de seus melhores momentos na televisão.

A veterana, aliás, dá o recado ao fim da história: “Tudo muda, só o tempo permanece do mesmo modo, passando”. Pena que a atriz, vítima da Covid-19 em dezembro, não tenha podido rever, no ar, um de seus grandes trabalhos. A mensagem, dita há 10 anos, não poderia ser mais oportuna: pela novela, que sobreviveu ao tempo, e pelo momento de pandemia em que é reprisada – precisamos mesmo acreditar que ele vai passar.

10 - Não recomendado para menores de 10 anos

6713 minutos

Ana, Rodrigo e Manuela convivem juntos desde a pré-adolescência. Em um passeio ecológico, Ana e Rodrigo percebem que são perdidamente apaixonados e se entregam um ao outro. Ana é uma famosa tenista, filha de Eva, neta de Iná e irmã de Manuela. Sua mãe é casada com Jonas, o pai de Rodrigo. Eva e Jonas não aceitam o romance dos filhos, porque os dois foram criados como irmãos, e porque o casal enfrenta um complicado processo de divórcio. Jonas e Eva se divorciam quando ela descobre que o marido a trai com a personal trainer dele, Cris, uma mulher jovem e bela.[5] Ana descobre-se grávida de Rodrigo e é pressionada pela mãe a ter a criança fora do Brasil, para não prejudicar sua carreira e se afastar de Rodrigo. Manuela, irmã de Ana, é rejeitada pela mãe e vítima de uma deficiência. Presença quase invisível, vive à sombra da irmã vencedora, com quem tem uma sólida amizade. Com talentos culinários, mostrará ser uma mulher forte e empreendedora, após um trágico drama familiar.
Rodrigo é um jovem estudante, irmão de Nanda. Tímido e solitário, é filho de Jonas, um empresário frio e calculista, que quer controlar a vida do filho. Aos 11 anos ganhou uma madrasta, Eva, que era mãe de Ana e Manuela. Ele e Ana se tornam companheiros inseparáveis e logo acabam se apaixonando, sem prever o que o futuro lhes reserva.
Ana aceita sair do Brasil, sem contar a Rodrigo que espera um filho seu, e tem uma menina, Júlia. Ao retornar, ela, Manuela e a filha sofrem um terrível acidente e Ana entra em um coma profundo, e assim permanece durante longos cinco anos, estando sob os cuidados do neurologista, Lúcio, um viúvo que vive a culpa de não ter conseguido salvar a esposa da morte, devido a um câncer incurável. Rodrigo, então, descobre que teve uma filha com Ana e se desespera ao saber que provavelmente Ana não acordará mais. Sem o apoio do pai, ele cria a menina com a ajuda de Manuela, que acaba se mostrando uma jovem forte e batalhadora. Com o tempo, os dois acabam se envolvendo romanticamente.

Em que ano foi feita a novela A Vida da Gente?

Abertura da novela A Vida da Gente (2011). Ambientada em Porto Alegre e Gramado, a trama fala sobre a sólida amizade entre duas irmãs – Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano), apesar da preferência da mãe, Eva (Ana Beatriz Nogueira), pela primeira.

Quando terminou a vida da gente?

Você lembra como terminam os principais personagens da trama de Lícia Manzo? O público se despede nesta semana da edição especial de A vida da gente, cujo último capítulo será apresentado nesta sexta-feira (7/8), com direito a reprise no dia seguinte.

Quando foi ao ar pela primeira vez a novela Páginas da Vida?

Transmitida em 2006, obra contava uma história de mães e filhos com Lilia Cabral e Fernanda Vasconcellos. A novela "Páginas da vida" estreia nesta segunda-feira (15) no Globoplay. Exibida em 2006, esta é a terceira vez em que Regina Duarte interpreta uma das Helenas do autor Manoel Carlos.

Foi gravada a novela A Vida da Gente?

A Vida da Gente contou com gravações no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso do Sul e também na Argentina.